sexta-feira, 26 de junho de 2015

NAS PEGADAS DE JOUTEUX: Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns visita Tiradentes/MG

Objetivo da visita foi colher informações que possam servir de subsídio para resgatar a memória de maestro francês que viveu em Garanhuns no começo do século passado


Senhor e senhora Jouteaux e a pequena Stelle, Pernambuco, década de 30

Nos dias 24 e 25 de junho de 2015 esteve em visita ao Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes o historiador Igor Anderson Cardoso Gonçalves, sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns. O objetivo da visita foi a  realização de uma pesquisa no acervo documental do maestro e compositor francês Fernand Jouteux (1866 – 1956) que viveu em Garanhuns (PE) e Tiradentes (MG).

 Igor aproveitou a oportunidade para estabelecer laços entre os institutos das duas cidades, e também estudar a possibilidade de resgatar não só a memória de Jouteux, mas também a execução de sua obra musical, no Festival de Inverno de Garanhuns.

A fazenda “Belle Aliance” que pertenceu ao maestro Jouteux, em fins do século XIX e início do século XX, e onde ele compôs a ópera “O Sertão”, montada em Belo Horizonte em 1954 ainda sobrevive ao tempo em Garanhuns (ver fotos). Igor disse que pretende seguir os passos do maestro por outras cidades por onde passou e posteriormente transformar sua pesquisa em livro.

O acervo de Jouteux  impressiona pela quantidade de documentos e pela qualidade, inclusive com a quase totalidade de sua obra musical, além de fotografias feitas em Garanhuns, no início do século XX.


QUEM FOI  JOUTEUX 

Eugène-Maurice Férnand Jouteux, nascido na cidade de Chinon, Indre-et-Loire, em 11 de janeiro de 1866, filho de um advogado de Chinon, faz seus primeiros estudos no liceu local e, em 1884, ingressa no curso de composição do famoso Conservatório de Paris, onde toma aula com o consagrado Jules Massenet. Adquiriu em Garanhuns um sítio avarandado a que deu o nome de “Belle Alliance” e lá compôs grande parte de suas obras.

Sede da Fazenda Bella Aliança em Garanhuns - PE


Com informações do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes.

PARA SABER MAIS SOBRE A OBRA DO MAESTRO JOUTEUX CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...