quinta-feira, 9 de abril de 2015

Transparência nas contas públicas do município de Garanhuns é bem avaliada pelo TCE


O município de Garanhuns vem se destacando, em Pernambuco, pelas ações concretizadas nos últimos anos. O Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acompanha a transparência dos municípios, divulgou, ontem (08), o último levantamento realizado nas prefeituras do estado. A Prefeitura de Garanhuns aparece, na lista, com todos os requisitos obrigatórios atendidos corretamente. Para conferir os detalhes, basta acessar o link: http://www.tce.pe.gov.br/internet/index.php/noticias-2015/341-abril/3340-tce-acompanha-a-transparencia-nos-municipios-de-pernambuco - a lista está disponível ao fim da página no item “Lista Geral”.
O relatório, que detalha o trabalho das prefeituras durante os anos de 2013 e 2014, aponta que houve aumento na quantidade de municípios que promovem a transparência das informações. O documento diz, ainda, que 98% dos municípios de Pernambuco já possuem sítio eletrônico, porém 45% ainda não divulgam informações sobre suas receitas e 47% não divulgam suas despesas, diferente de Garanhuns, cidade-polo do Agreste Meridional que serve de exemplo pela agilidade na atualização do Portal da Transparência.
Foram fiscalizados três critérios na avaliação, sendo eles o sítio eletrônico, que é o portal do Governo Municipal; a receita e as despesas do município. A transparência da gestão fiscal e o cumprimento à Lei de Acesso à Informação tem sido uma preocupação contínua em Garanhuns. “A atualização do sistema é feita diariamente. Isso é um mérito de toda a gestão, pois contamos com a participação de todas as Autarquias e Secretarias que integram a Prefeitura. Continuamos, em 2015, com essa mesma atenção”, destaca o controlador Geral do Município, Glauco Brasileiro, que é responsável pela coordenação do Portal da Transparência.
O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, regulamentou a Lei Federal nº 12.527, que trata do acesso à informação pública pelo cidadão em dezembro do ano passado, considerado um importante marco nesse processo.  Ainda de acordo com o controlador Glauco Brasileiro, a equipe de servidores mantém uma rotina de contato com todos os departamentos que formam a municipalidade. “Se, por exemplo, a receita entrar hoje, no município, no dia posterior nós já disponibilizamos ela para que a população possa acompanhar o nosso trabalho”, completa.
A Gerência de Jornalismo do TCE/PE informou, também, que a partir deste mês o tribunal vai enviar “Alertas de Responsabilização” às prefeituras de Pernambuco que ainda não cumprem normas de transparência. Os gestores que não atenderem às normas poderão receber multa.

Secom PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...