terça-feira, 14 de abril de 2015

Governo de PE determina medidas contra grevistas, mas paralisação de professores continua

Do G1 PE

Em Pernambuco, os professores da rede estadual de ensino continuam de braços cruzados, mesmo com as determinações do Governo do Estado, publicadas no Diário Oficial desta terça (14). Os servidores iniciaram a greve na segunda-feira (13) e reivindicam que o reajuste concedido aos docentes com ensino médio (antigo magistério), de 13,01%, seja dado a todos os professores.

De acordo com as medidas, o controle de frequência dos professores que aderirem à greve será rigorosamente apurado e, caso os servidores faltem por causa da paralisação, terão desconto na remuneração. Além disso, a determinação inclui também a possibilidade de rescisão dos contratos dos servidores contratados temporariamente e a chance de troca de localização dos servidores lotados nas escolas de referência.

Mesmo com a publicação das determinações, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Fernando Melo, afirmou que a greve está mantida. "Fizemos um levantamento do impacto dessas medidas. Até agora, o que vimos foi que as medidas não alteraram em nada a adesão dos professores, muito pelo contrário, causou mais revolta", comentou Melo.

O sindicato deve acompanhar a adesão ao movimento ao longo do dia. "Ontem [terça, 13] fechamos o balanço com adesão de 70% da categoria. A expectativa é de que o percentual se mantenha", pontuou ainda o presidente. Segundo ele, os professores só devem avaliar a situação da greve em assembleia, na próxima sexta-feira (17).

Apesar da paralisação, a greve não é total.  Algumas escolas da rede estadual estão tendo aulas. Na Escola de Referência em Ensino Médio Costa Azevedo, em Peixinhos, Olinda, houve aula e prova para os quase 700 alunos da instituição. Na Escola Pintor Manuel Bandeira, em Bairro Novo, Olinda, poucos alunos foram para a escola - e não houve aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...