domingo, 19 de outubro de 2014

Disputa entre Dilma e Aécio divide garanhuenses e causa até intrigas

A atual disputa presidencial mostra um equilíbrio de forças inédito desde a redemocratização do país. Em 1989, Collor era franco favorito no 2º turno e venceu Lula sem tropeços ou aperreios. Em 1994 e 1998, fortalecido pelo plano Real, FHC cravou duas vitórias fáceis sobre Lula. Em 2002 e 2006, um Lula moderado e comprometido com a estabilidade financeira, bateu Serra e Alckmin sem grandes dificuldades. Em 2010, as pesquisas apontavam a vitória  fácil de Dilma sobre Serra no 2º turno, o que acabou se confirmando nas urnas, mas, em 2014, o quadro está totalmente indefinido. Ninguém se arrisca a dizer quem vai ganhar no próximo domingo (26). As pesquisas mostram um empate técnico e os 6% de indecisos devem decidir quem se elege.

Todo esse acirramento acaba contagiando os partidários do PT e PSDB, que têm reclamado  do baixo nível nos debates entre Dilma e Aécio, mas, nas redes sociais, protagonizam uma guerra de palavras tão ou mais feroz do que a travada entre a presidente  e o Tucano.  Em Garanhuns, por exemplo, Dilma venceu no 1º turno com 61% dos votos, enquanto Aécio obteve apenas 29%, mas, pós dia 05, os declaradamente simpatizantes do ex-governador de Minas saíram do anonimato e cresceram consideravelmente, fortalecidos pelos seus 34 milhões de votos.

O termômetro da disputa tem sido os grupos do Facebook de Garanhuns. O cenário por lá, que antes era hegemonicamente uma vermelhidão petista, ganhou fortes contornos azul-tucano evidenciando um equilíbrio que não era nem de longe visto antes do 1º turno. 

Tanto acirramento tem terminado em troca de farpas entre internautas, ofensas ao candidato opositor, e até intrigas, como a que ocorreu entre uma administradora de um grupo do Facebook da cidade, pró-Dilma, e uma eleitora aecista. O que antes era amizade, por conta da eleição, virou intriga e troca de acusações.  Nos grupos vale tudo pra convencer os indecisos, desde a exibição de vídeos ou matérias apócrifas até ofensas pessoais aos próprios candidatos. "Aécio cheira cocaína, bate em mulher e dirige embriagado. Dilma teve queda de pressão, mas deveria era morrer, Lula é o cachaceiro de Garanhuns", são algumas das ofensas desnecessárias que têm sido postadas nas redes sociais, não só aqui na cidade, mas pelo país afora. Ponto negativo também para a constante censura imposta por alguns administradores de grupos do Facebook em Garanhuns a quem não comunga das mesmas opiniões políticas que as suas.

 Apesar dos ânimos exaltados, a maioria dos internautas garanhuenses declara seu voto no PT ou no PSDB, de maneira pacífica, evidenciando os didáticos 13 ou 45, nas postagens e respeitando o ponto de vista contrário, mas uma minoria radical, que parece não aceitar a opinião do outro, vem partindo para a baixaria. O resultado muitas vezes são palavras duras e até de baixo calão trocadas entre ambas as partes, sem contar nas intrigas que acontecem constantemente. 

É, pelo menos na internet, Garanhuns está dividida e os eleitores continuarão se digladiando até o final da apuração. De um lado, os que pregam mudança e uma alternância de poder com a volta do PSDB que, longe de ser imaculado, está envolto em escândalos em Minas e SP.  Na outra ponta, estão os que defendem a continuidade da política de inclusão social consolidada pelo PT, mesmo com o partido tendo se desvirtuado e muito dos antigos ideais. A estrela, que antes era respeitada até pelos seus adversários, hoje protagoniza uma sangria na Petrobras nunca antes vista no país e o dinheiro, segundo as investigações, foi parar no bolso de petistas graúdos e de seus aliados. É a velha política do rouba, mas faz.

O resultado de tudo isso será anunciado próximo domingo (26), O crescimento de Aécio vai se confirmar nas urnas ou é só uma marolinha como diz Lula. Dilma e o PT conseguirão confirmar o seu 4º mandato na presidência do país?  DOMINGO SABEREMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...