quinta-feira, 29 de maio de 2014

DIA TRISTE: ministro Joaquim Barbosa anuncia que se aposenta em junho

Barbosa fez uma série de reuniões 'de despedida' com autoridades nesta quinta, em Brasília - Andre Dusek/Estadão
Deu na imprensa nacional

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, está prestes a anunciar a aposentadoria. Joaquim Barbosa tem 59 anos e só precisaria deixar o cargo de ministro em 2024.Mas ele já comunicou a decisão ao presidente do Senado, Renan Calheiros, e a presidente Dilma Roussef (PT), em encontros reservados com ambos.

A decisão está surpreendendo o meio político e os fãs do ministro, que ficou conhecido pelo rigor no julgamento do Escândalo do Mensalão. "O motivo (da reunião foi) surpreendente e triste, o ministro veio se despedir. Ele deixará o SFF. Falou que vai se aposentar no próximo mês", disse Renan, por meio de sua assessoria de imprensa.

Joaquim Barbosa já tinha dado indícios de que deixaria o cargo no início do ano, quando afirmou, numa entrevista à Veja que achava "que chegou a hora de sair". Na época, contudo, ele negou que fosse disputar qualquer cargo político. "Isso é uma bobagem, não sou candidato a nada". disse. "Estou há quase 11 anos no STF. Sou favorável a um mandato de 12 anos. Acho que já chegou a hora".

Na época que deu a entrevista, em 15 de fevereiro de 2014, Joaquim revelou que o partido com o qual tinha mais identificação era o PT, de quem, curiosamente, virou alvo de várias críticas nos últimos meses, inclusive na semana passada, quando impediu que os réus do Mensalão pudessem trabalhar.

DO V&C:

Barbosa quebrou um paradigma fincado no país desde o descobrimento. O de que político poderoso e corrupto não ia pra cadeia.  Foram. Teve suas imperfeições no cargo, e como todo ser humano, é passível de erros e acertos. Pesou contra ele, a falta de jogo de cintura e um pouco de destempero no trato com os colegas e a imprensa, mas nada que maculasse o seu grande legado deixado ao país. A JUSTIÇA PARA TODOS, DOA A QUEM DOER.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...