sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Na terra de Lula, onde PT nunca venceu, apoio do ex-presidente vira disputa entre candidatos , diz UOL

No imaginário popular nordestino, a figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se aproxima a de um "santo político" que se transformou em um fenômeno de rara popularidade, especialmente entre os pobres da região. Em Garanhuns (a 235 km do Recife), sua terra natal, a paixão do povo por Lula chega a causar uma disputa entre os candidatos pelo apoio na disputa eleitoral.

Dois dos quatro candidatos a prefeito trocam farpas quando o assunto é apoio do ex-presidente. Enquanto um apela para a ligação histórica para garantir Lula ao seu lado, outro afirma que a coligação de seu partido com o PT é o trunfo para ter o apoio do ex-presidente. A disputa pelo uso da imagem foi parar na Justiça.

O UOL visitou a cidade dentro do projeto UOL pelo Brasil --que percorrerá municípios em todos os Estados do Brasil durante a campanha eleitoral deste ano.

Apesar da briga pública pelo apoio, nas duas eleições municipais que ocorreram quando Lula era presidente (2004 e 2008), ele se mostrou pouco eficaz em transferir votos. Prova disso foi que o candidato do PT em 2004, Alexandre Bezerra, ficou apenas na terceira posição, com 11,2% dos votos. Venceu Luiz Carlos Oliveira (PDT), que teve o PSDB, do então prefeito Silvino Duarte, como principal aliado.

Em 2008, o resultado foi o mesmo: o candidato apoiado pelo PT, Adolfo Lopes (PP), teve exatamente o mesmo percentual do colega petista quatro anos antes: 11,2%. Assim como em 2004, Luiz Carlos foi reeleito.

Se os números mostram que a população não vota no candidato do mesmo partido de Lula, o garanhuense não esconde o orgulho do filho ilustre. “O garanhuense é conservador, talvez isso explique um pouco essa não-transferência de votos. Mas Lula é queridíssimo na cidade. Para se ter ideia, na última visita dele, em 2010, o então presidente foi a um evento aberto e foi ovacionado, e o prefeito, vaiado. Precisou ele intervir e pedir para que parassem de vaiar”, lembra o radialista Marcos Antônio Pais.

A força de Lula em Garanhuns pôde ser vista na votação dele, em 2006, quando 90,1% dos 55 mil votos válidos foram destinados à reeleição do conterrâneo. Em 2010, graças ao seu apoio, a presidente Dilma Rousseff teve 85,4% dos votos válidos.

"Quem o Lula apoiar, eu voto de coração". Maria do Carmo Lopes, dona de casa

Em Garanhuns, é difícil encontrar alguém que não seja lulista. “A imagem de Lula é igual em todo Brasil, de um cara que saiu num pau-de-arara do Nordeste e chegou à presidência. Ele é um cara extremamente carismático, que fala pelo povo pobre. E as pessoas de Garanhuns têm um grande orgulho disso, o que se reflete nesse amor por ele”, diz Pais.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...