segunda-feira, 21 de maio de 2012

Atleta de Garanhuns lidera ranking nacional

José Márcio Leão é o mais jovem fundista do Brasil a chegar à liderança do ranking nacional de corredores de rua. Aos 21 anos, o garanhuense está à frente de atletas experientes, como o tetracampeão brasileiro Giomar Pereira, atual segundo colocado na classificação e colega de clube, o Cruzeiro. Neste domingo (27/5), em Belo Horizonte, vai atrás do bicampeonato do Circuito CAIXA, prova que venceu em 2011. A disputa terá largada às 8 horas no Marco Zero, na Pampulha, e percursos de 5 km e 10 km. Mas Leão já planeja voos maiores. "Quero ser o novo Marilson Gomes", avisa.

Apesar da ótima fase que está vivendo, Leão se mostra surpreso com a liderança do ranking brasileiro. "Não esperava chegar tão rápido à liderança, porque terminei a última temporada em oitavo lugar, e não comecei muito bem este ano", diz o fundista, sexto brasileiro e oitavo na classificação geral da Meia Maratona de São Paulo, em março, prova que teve Marílson Gomes dos Santos como vice-campeão. Na sequência, o pernambucano foi o terceiro colocado na etapa de abertura do Circuito CAIXA, em Goiânia, e venceu a Meia Maratona de Fortaleza. No último dia 12, ainda foi o campeão da primeira corrida noturna do Circuito, em Uberlândia, acabando com uma hegemonia africana de três anos na cidade.

"Venho treinando forte e estou muito confiante para a prova de Belo Horizonte. Já venci no ano passado e acredito que posso ganhar outra vez", conta Leão. "Não sei se essa boa fase vai continuar, se vou até o fim do ano como líder do ranking, porque o Giomar, que está na vice-liderança, é muito forte. E ele corre maratona, que vale mais pontos. Eu corro até meia-maratona, e meu forte são os 10 km. Mas quem sabe, se eu for muito bem nas provas do Circuito CAIXA, e dependendo de outros resultados, talvez possa manter o primeiro lugar."

O foco nas provas do Circuito CAIXA também têm como objetivo preparar uma carreira para além das ruas brasileiras. "Sou novo, ainda. Tenho só 21 anos, sei que posso evoluir para correr bem em competições no exterior", explica Leão. Em 2008, o fundista foi o melhor brasileiro (62º geral) na disputa de juvenis do Mundial de Cross Country de Edimburgo, na Escócia, com 25min20. Para os próximos anos, planeja seguir os passos de Marilson Gomes dos Santos e Franck Caldeira, outro ídolo.

Leão conta com a resistência adquirida nos treinos em Garanhuns, sua cidade-natal, na região serrana de Pernambuco. Graças à localização no Planalto da Borborema, altitude máxima de 1.030 m e clima de montanha (com temperaturas médias de 21 graus), a cidade se transformou num pólo de fundistas, tanto pernambucanos como de Estados próximos. O atleta ainda tem a seu favor o suporte do Cruzeiro, tradicional clube mineiro pelo qual compete.

"Fico muito feliz em poder representar tanto Pernambuco, minha terra, como Minas Gerais, pelo Cruzeiro, meu patrocinador, que é um clube que me dá toda a estrutura que preciso para crescer", ressalta o fundista.

Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA conta com a chancela da CBAt. Distribuídas por nove Estados, suas 11 etapas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2013.

Do esporte alternativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...