Um substitutivo ao Projeto de Lei 2.6870-2025, da ALEPE, foi aprovado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça para incluir as cidades de Triunfo e São João na Rota do Café, em Pernambuco. A criação da Rota do Café vem sendo debatida nas comissões da Assembleia Legislativa, entretanto, o referido projeto de lei contemplava apenas os municípios de Garanhuns, Brejão e Taquaritinga do Norte. Com o substitutivo, insere-se São João e Triunfo.
A proposta de criação da Rota do Café Pernambucano é de autoria do deputado Antonio Coelho e tem o objetivo de fomentar o turismo no estado, sobretudo nas regiões e municípios que fazem parte da rota.
O município de Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano, atualmente é a maior produtora de café em Pernambuco, responsável por mais de um terço do cultivo estadual.
Já a inserção de Garanhuns na rota se deu principalmente pela sua importância na produção de café no final do século XIX e início do século XX, quando a cafeicultura começou a se expandir para o interior de Pernambuco.
A cidade, por conta de sua altitude (cerca de 850 metros acima do nível do mar) e seu clima mais ameno, tornou-se um local ideal para o cultivo do café arábica, variedade mais apreciada no mercado internacional pela sua suavidade e aroma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.