quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

A POLÊMICA VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ZOONOSES: Falta de prioridade, "dentro da fila de prioridade", quanto a vacinação contra a Covid-19 em Garanhuns causa desconfiança em alguns sobre a condução do plano de imunização no município

 

Foto  de profissional do Centro de Zoonoses mostrando cartão de vacinação correu as redes sociais. 


4.803 profissionais de saúde atuam em Garanhuns. Todos fazem parte do grupo prioritário que devem se vacinar contra a Covid-19.   Mas com tão poucas doses de vacina disponíveis no momento, como estabelecer uma prioridade dentro do próprio grupo prioritário?  Embora não chegue a ser uma Escolha de Sofia, a tarefa não é fácil. Aqui no município, dos quase cinco mil profissionais atuando nos serviços de saúde, somente 510, de acordo com dados do início da semana, teriam se vacinado.  

Garanhuns tem 1.171 idosos acima de 85 anos, segundo publicação no Diário Oficial

Sem vacinas para todo mundo, diz o bom senso que quem está na linha de frente no combate à Covid-19 tem prioridade, "dentro da prioridade", mas a vacinação de um grupo de servidores do Centro de Zoonoses de Garanhuns, à frente inclusive de pessoas que estão no combate direto à doença que já matou 111 garanhuenses, põe à prova a capacidade de gestão da Secretaria de Saúde do Município neste processo de imunização e causa desconfiança na população de que ele realmente está sendo bem conduzido. 

4520 doses de vacinas contra a Covid já chegaram a Garanhuns

De cara, fica latente a falta de transparência com relação a imunização dos garanhuenses por parte da Secretaria de Saúde.  As redes sociais da prefeitura, no que se refere à vacinação, estão bem alimentadas, mas parece que só com aquilo que o Governo Municipal quer que a população saiba.  Quando surge uma dúvida ou demanda da imprensa, ou até da própria população, como foi o pertinente questionamento da furada de fila dos servidores do  Centro de Zoonoses dentro da própria fila da saúde, o que  vemos é uma nota de esclarecimento sem pé nem cabeça, que nada explica sobre a questão levantada.  O que a população queria saber era simplesmente porque, embora  pertençam ao grupo de profissionais de saúde e estejam no primeiro grupo, a gestão resolveu vacinar servidores do centro de zoonoses antes de outros servidores que estão mais expostos diariamente ao vírus. 

Um médico com o qual tivemos contato e que está exposto diariamente aos perigos causados pelo novo coronavírus se disse chocado  com a descoberta sobre a vacinação no centro de zoonoses. "O que fiquei sabendo foi que a vacina estava sendo aplicada primeiro nos profissionais que estão na linha de frente e mais expostos a serem contaminados com a doença. Já tenho uma certa idade e estou esperando ansiosamente para ser vacinado. Essa informação me causa surpresa", revelou o profissional.  

Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde sobre a vacinação no Centro de Zoonoses.



Outro episódio que causou espanto quanto a vacina, sendo inclusive alvo de uma matéria aqui no portal, foi a demora do Governo Municipal em começar a imunização em Garanhuns.  Na contramão da maioria das cidades do país, que iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em uma terça-feira, 19 de janeiro, tão logo tiveram as doses em mãos, a secretaria de Saúde do Município anunciou que só começaria por aqui dois dias depois, na quinta, 21 de janeiro, o que não fazia nenhum sentido. Pressionado pela imprensa e população, a data foi, Graças a Deus, antecipada.

O que a população espera é que haja o máximo possível de bom senso, humanidade, racionalidade e transparência  neste processo de imunização tão vital pra todos, sobretudo porque a quantidade de vacinas é insuficiente neste momento. Milhares de garanhuenses esperam sua vez de serem protegidos, inclusive centenas de idosos. Alguns destes não conseguirão a dose salvadora porque, mostram as últimas estatísticas, que o número de mortes pela Covid-19 não dá sinais de que vá diminuir em um curto período de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...