sábado, 1 de abril de 2023

QUEREM A APLICAÇÃO DO PISO:Professores municipais de Garanhuns realizam ato de protesto reivindicando reajuste de 14,95% e greve geral da categoria não está descartada

 


Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns fizeram uma mobilização neste sábado, 01 de abril, pelas ruas da cidade. A manifestação foi convocada pelo Sinpro, Sindicato dos Professores de Pernambuco. Na pauta, a categoria cobrou que o prefeito Sivaldo Albino conceda de forma imediata e retroativa os 14, 95% relativos ao reajuste do Piso Nacional da Educação em 2023. 

O ato teve sua concentração no Parque Euclides Dourado, fez uma parada no Colégio Padre Agobar Valença, ( O COLÉGIO MUNICIPAL)onde estava ocorrendo uma formação continuada com a presença da Secretária de Educação do Município Wilza Vitorino  e outro grupo de professores. Depois o périplo da educação seguiu até a frente do Palácio Celso Galvão, sede do poder municipal. 

Os educadores também reivindicaram durante o ato, melhorias no transporte escolar e na merenda servidas nas escolas municipais. Recentemente vários ônibus que prestam serviço à Prefeitura de Garanhuns com o transporte escolar foram apreendidos pela PRF com várias irregularidades.

 "Nós queremos a aplicação do piso, que é uma luta histórica do professor, e  que esse ano foi de 14,95%," frisou o presidente do Sinpro.

PRÓXIMOS PASSOS

Os professores municipais de Garanhuns estão em estado de greve, que é um alerta enviado ao Governo Municipal de que a categoria pode entrar em greve geral.  Até o dia 10 de abril as aulas nas escolas seguem normalmente, mas dia 11 de abril está marcada uma paralisação geral e, dependendo do resultado das negociações entre professores e Prefeitura de Garanhuns, neste intervalo,uma greve geral a partir desta data pode ser deflagrada pela categoria.


O QUE DIZ A PREFEITURA MUNICIPAL

Participando de uma formação continuada no Colégio Municipal, a Secretária Wilza Vitorino comentou sobre  o ato de protesto dos professores, em uma entrevista concedida à TV Asa Branca. 

A gestora repetiu o que vem falando há alguns dias. NO MOMENTO O MUNICÍPIO NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR O REAJUSTE DE 14,25% AOS PROFESSORES DE GARANHUNS. 

Wilza disse que 100% dos recursos do Fundeb vêm sendo usados para pagamento da folha, com uma complementação de 10% de recursos próprios do município como forma de reforço.  

A secretária afirmou que sem o implemento de repasse por parte do Governo Federal, para que o município de Garanhuns possa pagar o piso, o aumento nos contracheques dos educadores não poderá ser concedido. 

Sobre as outras reivindicações feitas no protesto deste sábado, ( melhores transporte escolar e merenda) Wilza disse que os pleitos foram escolhidos para não esvaziar a pauta do movimento, mas que a alimentação dos alunos nas escolas é de boa qualidade. 

Sobre o transporte escolar, Wilza reforçou que o problema é a nível de estado e de Agreste, mas que sua gestão está envidando esforços para oferecer um transporte de qualidade aos alunos da rede municipal. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...