quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

INSPEÇÃO CONSTATOU CONDIÇÃO DE ALERTA E RISCO DA BARRAGEM: Governo do Estado abre licitação para trabalho de reabilitação da Barragem de Inhumas, em Garanhuns

 


O Governo do Estado está com licitação aberta para contratação de uma empresa para realizar obras e reparos na Barragem de Inhumas, em Garanhuns. O reservatório foi construído em 1974 e sofre danos por conta da ação deletéria do tempo. A justificativa é exatamente essa, reparar para aumentar a vida útil do reservatório, mas, segundo o termo de referência da licitação consultado pelo portal V&C,   a barragem Inhumas apresenta diversas patologias verificadas em inspeção de segurança regular  que atestaram a condição de ALERTA da barragem, significando risco à segurança da barragem, devendo serem tomadas providências para a eliminação do problema.

O custo previsto para os serviços objeto deste Termo de Referência está orçado em R$ 1.989.436,96 (um milhão, novecentos e oitenta e nove mil, quatrocentos e trinta e seis reais e noventa e seis centavos),

É a segunda reforma pela qual passará a barragem de Inhumas, a primeira ocorreu em 1997 quando houve o alteamento de cerca de 2 metros no barramento. 

De acordo com o termo de referência, no paredão, na região de encontro entre o concreto novo e o concreto antigo possui uma fissura no paramento de montante que requer reparo a fim de não comprometer a segurança da barragem, bem como proteger o barramento das ações que a infiltração da água pode provocar. 

Ainda segundo o documento a que o V&C teve acesso, a barragem possui fissuras e percolações que requerem tratamento. Outro ponto relevante diz respeito à galeria de inspeção que se encontra totalmente inundada e sem equipamentos de esgotamento automático. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...