quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Pesquisa Modal/Futura diverge dos demais institutos e mostra Bolsonaro à frente de Lula na disputa pela presidência



A quase um mês das eleições, pesquisa feita pelo instituto Futura Inteligência, contratada pelo Banco Modal, mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, a frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 24 e 25 de agosto (antes, portanto, do início das campanhas no rádio e na televisão), Bolsonaro tem 40,1% das intenções de voto em cenário estimulado. Já Lula aparece com 36,9%.

Como a margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estariam tecnicamente empatados, já que as intenções de voto de Bolsonaro estariam entre 42,3% e 37,9%, e as de Lula entre 34,7% e 39,1%.

Os resultados desta pesquisa divergem significativamente do que indicam Ipec, Ipespe, Quaest, MDA e Datafolha, que hoje mostram Lula isolado na liderança da disputa – embora, em alguns casos, com vantagem menor sobre Bolsonaro do que algumas semanas atrás.

Segundo a pesquisa Modal/Futura, atrás da dupla, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 10,1%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 2,2%.

Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Avila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) – este último ainda tenta na justiça manter sua candidatura – têm 0,4% cada.


Em eventual segundo turno entre os dois candidatos na liderança, Lula tem 45,3% das intenções de voto, ante 43,8% de Jair Bolsonaro. 

Já na espontânea, na qual os eleitores não recebem a lista de candidatos, Bolsonaro lidera com 38,8% ante a parcela de 37,7% do eleitorado que pretende votar em Lula. 

 O Futura Inteligência entrevistou 2.000 eleitores, em todas as regiões do país, por meio da técnica CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem máxima de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07568/2022.



O Futura Inteligência não abriu nenhuma segmentação da pesquisa

Com informações do Infomoney e do Site Metropoles
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...