sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Precatórios do Fundef começam a ser pagos a professores da Rede Estadual, diz governo

 


Os professores da educação básica que atuaram na rede estadual de Pernambuco entre 1997 e 2006 começaram, nesta sexta-feira (26), a receber os recursos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A informação foi confirmada pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE)

O dinheiro é o resultado de uma ação que Pernambuco ingressou contra o governo federal no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2002, e agora, em 2022, foi resolvida com o pagamento.

Segundo o governo do estado, o pagamento é feito em etapas e essa é a primeira parcela. Estão na lista de pagamento estatutários, temporários e celetistas.

Nesse momento, são contemplados 35 mil servidores que estão na folha do estado, incluindo os aposentados. O dinheiro é depositado diretamente na conta da pessoa. Alguns dos servidores já podiam ver, na quinta-feira (25), o valor em pagamento futuro da conta, segundo o governo.

Outros 17 mil profissionais que não têm mais vínculo com o estado, mas trabalharam na época, devem receber a partir de setembro a primeira parcela. No entanto, esse pagamento ainda deve ser regulamentado por uma portaria própria, explicou a comunicação da secretaria.

Também em setembro deve ser aberto o prazo para que herdeiros de professores falecidos apresentem alvará e requiram o dinheiro.

Os professores que, na época em questão, estavam lotados na sede da Secretaria e nas Gerências Regionais de Educação também receberão o benefício.

Consulta

O servidor pode consultar os valores a receber na internet, num site que já está disponível para acesso. O valor médio destinado a cada servidor nesta primeira parcela é de aproximadamente R$ 17 mil, segundo o governo.

O montante informado no site é o valor líquido, ou seja, não terá nenhum desconto. Caso haja alguma discordância do valor disponível, o trabalhador pode tirar suas dúvidas em um "fale conosco" disponibilizado pela Secretaria de Educação no próprio site.

Outra opção, é enviar um e-mail para: precatoriosfundef@educacao.pe.gov.br.

A Secretaria de Educação lembrou que, em 2023, novas consultas devem ser abertas para parcelas futuras dos precatórios do Fundef.


site para a consulta


https://precatoriofundef.educacao.pe.gov.br/


Do g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...