quinta-feira, 14 de julho de 2022

Prefeitura de Garanhuns se posiciona sobre caso de mãe que fez apelo a prefeito por leite especial para filho

 


Nota de esclarecimento – Secretaria de Saúde de Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que os pacientes que apresentam alergia à proteína do leite de vaca são orientados a procurar o Núcleo de Benefícios do Centro de Especialidade em Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). Por meio deste serviço são atendidos pacientes que apresentam alguma patologia, com a entrega de mais de 24 fórmulas lácteas e dietas alimentares específica para as mais diversas patologias, tais como: impossibilidade de aleitamento materno, desnutrição, intolerância à lactose, alergia à proteína do leite de vaca, refluxo gástrico, doenças renais, câncer e outras.

Para isso, é necessário que o paciente e/ou sua família busque uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), onde deve passar por avaliação médica, e posteriormente, ser encaminhado ao Núcleo de Benefícios. Havendo a disponibilidade da fórmula prescrita, o produto é entregue de imediato ao paciente. Não havendo disponibilidade da fórmula em estoque, será realizado o pedido, de acordo com a quantidade apresentada pelos pacientes que demandam do Núcleo de Benefícios.

No caso que está sendo divulgado por meio de vídeo em redes sociais, nessa terça (12) e quarta-feira (13), os responsáveis pelo paciente receberam as fórmulas prescritas, e foram orientados acerca dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas recomendados pelo Ministério da Saúde para a entrega. Vale ressaltar que nenhuma das prescrições do paciente especifica a quantidade de fórmulas, e que o ajuste deve ser realizado sob acompanhamento médico e nutricional, em observância ainda ao prazo de validade e estoque para atender outros pacientes.

Por fim, a Secretaria de Saúde destaca que o Núcleo de Benefícios é um serviço de referência para atendimento de pessoas que apresentam este tipo de alergia alimentar; e segue trabalhando para assegurar o direito à saúde e bem-estar das famílias que precisarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...