sábado, 15 de janeiro de 2022

Variante ômicron prevalece em 68% das amostras de Covid analisadas e é dominante em Pernambuco, diz governo

 


O governo de Pernambuco afirmou, nesta sexta-feira (14), que a variante ômicron da Covid-19 já é dominante no estado. Ela foi responsável por 68% dos casos de Covid-19 sequenciados entre 26 de novembro e 4 de janeiro pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE).

Os casos de ômicron são de pessoas que moram nos municípios do Recife (59), Ipojuca (1), Caruaru (1) e Salgueiro (2), além da ilha de Fernando de Noronha (61), que teve o maior número de registros.

Os primeiros casos da variante ômicron no estado foram confirmados no dia 7 de janeiro, após o resultado da análise de 80 amostras coletadas entre novembro e dezembro de 2021, das quais 21 delas, ou 26%, foram positivas para essa linhagem da Covid-19.

O novo relatório de circulação de linhagens do novo coronavírus aponta a prevalência da variante ômicon no estado e diz que, dos 183 casos analisados, 124 eram da variante ômicron e outros 59 da variante delta, ou seja, 32% deles.


Dados da pandemia

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que a predominância da variante ômicron traz uma preocupação adicional, já que a velocidade de transmissão é muito superior às outras variantes.


A SES contabilizou, nesta sexta-feira (14), mais 1.500 casos conhecidos da Covid-19. Entre os confirmados, 16 (1%) foram de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.484 (99%) de pessoas com quadros leves.

  

  Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...