sábado, 15 de janeiro de 2022

Taxa de ocupação em leitos públicos de UTI em Garanhuns que tratam de pacientes com sintomas de covid e influenza cai pra 50% neste sábado, 15/01






A pandemia mudou suas características neste início de ano e o leitor mais atento já deve ter percebido isto. O problema enfrentado hoje é muito diferente do encarado em 2020, no início da crise sanitária, quando nada se sabia sobre o vírus, e também do visto em 2021, com aquela 2ª onda mortal que ceifou milhares de vidas, enquanto o mundo lutava contra o tempo para viabilizar uma vacina eficiente.

Com mudanças tão significativas no espectro da pandemia, deve-se mudar também a forma de divulgação e análise dos dados sobre a doença, sobretudo as  taxas de ocupação de leitos de Uti, criados para o tratamento de doentes com covid, mas que atualmente, não necessariamente, são ocupados com pacientes com covid.   

Por exemplo, quando publicamos quinta, 13 de janeiro, que 9 das 10 vagas de UTI/ Covid do Dom Moura estavam ocupadas, não necessariamente estavam ocupadas com pacientes com testagem positiva para a doença, mas com sintomas da doença, visto que os nove pacientes estavam aguardando os resultados dos testes. 

Com o avanço galopante da influenza, os leitos de UTI/COVID passaram a receber também pacientes positivos para esta doença ou suspeitos de estarem acometidos com o vírus. São leitos para casos suspeitos ou confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que tanto podem ser resultante da covid, quanto da influenza, como de nenhuma delas. 

Por isso, pela complexidade desse novo cenário pandêmico e seus muitos vieses, marcados pelo avanço da ômicron (mais contagiosa e, felizmente, muito menos letal) e também da influenza, é que os dados  precisam ser amadurecidos e analisados em suas peculiaridades para que traduzam a verdade da situação atual.

Uma coisa não deve mudar. A confiança nas vacinas. São elas que têm evitado mortes como as que vimos em meados de 2021, aqui mesmo na nossa cidade onde tanta gente sucumbiu ao vírus. Garanhuns está há 47 dias sem registro de mortes por Covid, e isso, sem sombra de dúvidas, é graças a eficiência da vacinação, portanto, se vacinem e continuem se protegendo.

TAXA DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE UTI/SRAG PARA 15 DE JANEIRO - 50%

30 LEITOS DISPONÍVEIS; 15 OCUPADOS;

DOM MOURA

 DOS 10 LEITOS DE UTI NO DOM MOURA, QUATRO ESTÃO OCUPADOS. OS QUATRO PACIENTES AGUARDAM RESULTADO DA TESTAGEM PRA COVID. APENAS UM ESTÁ INTUBADO.

PERPÉTUO SOCORRO

NO PERPÉTUO SOCORRO ESTÃO INTERNADOS NA UTI/SRAG 11 PACIENTES, DESTES, 7 TESTARAM NEGATIVO PRA COVID, DOIS TESTARAM POSITIVO PARA INFLUENZA E OS DEMAIS AGUARDAM RESULTADOS. NENHUM DOS PACIENTES INTERNADOS NO PERPÉTUO ESTÁ INTUBADO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...