quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Porque o numero de óbitos por Covid-19 divulgados nos boletins da Prefeitura de Garanhuns apresentam diferença em relação à contagem feita pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde? Secretaria de Saúde esclarece

 


Quem acessa o portal diariamente sabe que vem sendo feito, sobretudo nos stories das redes sociais, um acompanhamento de óbitos por Covid-19 no município de Garanhuns. Durante esse acompanhamento feito por nós, observamos que duas vezes nos últimos 30 dias o Governo do Estado atualizou sua planilha elevando o número geral de óbitos em Garanhuns para 311, enquanto  o boletim  da Secretaria Municipal de Saúde permanece há 44 dias sem o registro de mortes em decorrência do novo coronavírus.  Porque acontece ? O V&C buscou a resposta junto à Secretaria de Saúde de Garanhuns. 

Em nota, o órgão disse que que os óbitos em questão, que constam nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Ministério da Saúde, estão indicados no boletim informativo do município como óbitos em investigação.  A secretaria segue dizendo que isso se deve ao fato de três óbitos ocorridos no ano de 2021, necessitarem de uma validação detalhada das suas informações, até sua inclusão no boletim local.

"Estas investigações posteriores ao óbito são fundamentais, e buscam garantir a confiabilidade dos registros a nível municipal. Até esta terça-feira (11), quatro óbitos estão sob investigação da Vigilância Epidemiológica, sendo três deles registrados em 2021. Após a conclusão do processo investigativo, a Secretaria de Saúde poderá acrescentá-los ao boletim ou solicitar que sejam registrados pelos respectivos municípios de origem dos pacientes que vieram a óbito", diz  a parte final da nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...