sábado, 15 de janeiro de 2022

O VOO DE DOM PAULO JACKSON? Nome de bispo de Garanhuns volta a ser especulado para assumir arquidiocese de Natal

 


Como adiantado aqui pelo Portal V&C ano passado, o nome do bispo de Garanhuns, Dom Paulo Jackson, é muito cotado para assumir a Arquidiocese de Natal, no RN.  É que, em março, o atual arcebispo da capital potiguar, Dom Jaime Vieira Rocha, apresenta a sua renúncia ao papa por atingir os 75 anos de idade  e obrigatoriamente deve ser substituído.

Ano passado, o jornalista Vicente Cerejo revelou ao V&C que o nome de Jackson era um dos mais comentados para substituir Dom Jaime.  Em nova abordagem nesta sexta, 14 de janeiro, Cerejo voltou a colocar o bispo de Garanhuns no páreo.

Ele disse que o nome de Dom Paulo é forte para assumir o cargo de arcebispo de Natal, mas que a nomeação do paraibano quebraria uma tradição da Igreja, que é a de nomear somente potiguares para o cargo. 

O problema, ou a solução, dependendo do ponto de vista, é que, segundo Cerejo, dos dois potiguares cotados para a vaga de Dom Jaime, Dom Magnus Henrique Lopes assumiu a Arquidiocese de Crato e o padre Valquimar é cotado para assumir a vaga de Dom Magnus em Salgueiro. Isso abriria uma avenida para o bispo de Garanhuns assumir a Arquidiocese de Natal.  

Mestre em Exegese Bíblica e Doutor em Teologia, diplomado em Roma, Dom Paulo Jackson está à frente da Diocese de Garanhuns desde agosto de 2015.  Atualmente o bispo de Garanhuns é presidente da CNBB2/Nordeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...