segunda-feira, 11 de outubro de 2021

FORPRON: 10ª Brigada de Infantaria Motorizada realiza exercício operacional de 11 a 15 de outubro nos municípios de Garanhuns e Correntes

 



Foto/crédito: Sgt Felipe  Souza


A 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), Grande Unidade integrante do Comando Militar do Nordeste (CMNE) está sendo submetida a uma certificação para ser qualificada a integrar o Sistema de Prontidão do Exército, o que significa ingressar no universo das Brigadas mais operacionais do Exército Brasileiro.

A mencionada certificação é realizada sob supervisão do Comando de Operações Terrestres (COTER), em 03 (três) fases: a simulação construtiva, a simulação virtual e a simulação viva. 

Na simulação construtiva, o foco foi o trabalho de comando conduzido pelo Estado-Maior da Brigada, sendo o resultado do planejamento lançado nos computadores, que através de um Software, tomando por base dados médios de planejamento e dados técnicos de equipamentos, realiza a simulação da manobra planejada e determina o resultado do combate.  

Na simulação virtual, o software Virtual Battlespace 3 (VBS 3) reproduz, com diferentes graus de fidelidade, o equipamento a ser empregado pelo operador. Nele, são simuladas pessoas e viaturas em um ambiente virtual, possibilitando a aplicação de técnicas, táticas e procedimentos (TTP) de pequenas frações, normalmente até o nível Subunidade.

Por último temos a simulação viva, em que o homem, a viatura e o terreno são reais, porém equipados com diversos sensores, o que proporciona maior realismo à atividade. O Dispositivo de Simulação para Engajamento Tático (DSET) é usado neste tipo de simulação.

A fase da simulação viva, que é o coroamento da certificação, será realizada no período de 11 a 15 de outubro, nos municípios de Garanhuns e Correntes, em Pernambuco, e contará com tropas da 10ª Bda Inf Mtz utilizando o DSET, que simula o exercício de maneira muito próxima da realidade, durante o adestramento no terreno.

Em todas as fases da Certificação, as Unidades integrantes da Brigada são avaliadas pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), sediado no Rio de Janeiro-RJ. Finalizando a certificação, a 10ª Bda Inf Mtz estará apta como Força de Prontidão (FORPRON) e pronta para operar em missões reais de combate convencional, operações de garantia da lei e da ordem e operações interagências. Os militares adestrados poderão cumprir qualquer missão de combate em território nacional ou no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...