domingo, 30 de maio de 2021

Processo de contagem de óbitos por covid em Garanhuns por parte dos governos federal, estadual e municipal apresenta números distintos



O Portal V&C já havia abordado a discrepância de informações sobre os dados da Covid-19 por parte do Governo Municipal de Garanhuns em relação a contagem feita pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde. Na ocasião, a resposta da Secretaria de Saúde do Município foi de que havia uma investigação mais detalhada por parte da pasta antes de oficializar o óbito porque algumas pessoas que morrem da doença em Garanhuns são de municípios vizinhos e isso precisa ser bem detalhado antes da divulgação final.

A explicação faz sentido e é compreensível, mas, no pior momento da pandemia, essa falta de sincronia nos dados disponibilizados pelos três entes federativos  prejudica a transparência das informações passadas à população, sobretudo quando sabemos que há uma politização e uma polarização muito grande em torno da doença, já que tem os que acreditam que estamos vivendo uma situação sem precedentes na história do mundo e do país e tem também os que se negam a crer que a doença seja isso tudo. Quem nunca ouviu a expressão, "Só se morre agora de Covid?  A estes, o mundo decidiu chamá-los de negacionistas.

Peguemos o exemplo dos dados de ontem, 29 de maio. A Secretaria de Saúde do Município divulgou o registro de quatro óbitos em Garanhuns. Já o Governo do Estado publicou oito mortes aqui no município, mesmo número divulgado pelo Ministério da Saúde. Com relação ao número de casos, mais uma diferença. O Ministério da Saúde publicou ontem 239 casos novos em Garanhuns. O Governo Municipal,  58.  No cômputo geral de óbitos, mais uma diferença. A prefeitura divulgou ontem 201 óbitos de abril do ano passado pra cá. Já o Ministério da Saúde soma 210 mortes pelo novo coronavírus em Garanhuns

Como os números não são divulgados em tempo real, isto é, as mortes e os casos não são de fato divulgados na época em que ocorrem, desinformações pontuais são aceitáveis, mas é preciso que o deley seja corrigido havendo assim sincronia entre os dados para melhor esclarecimento à população. 

 Em um mundo cada vez mais online onde os dados são compartilhados instantaneamente entre plataformas virtuais, não justifica que o município tenha dados distintos dos divulgados  pelo estado e pelo Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...