sábado, 5 de setembro de 2020

Reitor da UFAPE celebra os 15 anos de criação da UAG, semente da primeira universidade federal do Agreste Meridional de Pernambuco


Este 05 de setembro de 2020 marca 15 anos do que hoje é a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). A história da UFAPE começou no ano 2005, no dia 05 de setembro daquele ano, quando foi criada a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), então vinculada administrativamente à UFRPE. Ela, a UAG, foi o primeiro campus do programa de Expansão e Interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior do Governo Federal. Como a UFAPE, criada em 2018 e que teve as atividades de fato iniciadas em dezembro de 2019, herdou e assumiu toda a estrutura física, patrimonial e de pessoal da sua antecessora e pioneira, é justo dizer que SEM A UAG A UFAPE NÃO EXISTIRIA. 

Através de uma rede social, o reitor da UFAPE, Airon Aparecido Silva de Melo, (foto acima), lembrou a data histórica para a nova universidade e para Garanhuns: abaixo, a transcrição do reitor.

A UFAPE teve sua origem no ano de 2018, a partir da Lei Nº 13.651, de 11 de abril de 2018, através do desmembramento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) / Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Já no dia 12 de dezembro de 2019, era nomeado o primeiro reitor, nascendo assim de fato.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi a semente germinada do que hoje podemos chamar de UFAPE. Sendo assim, este é um momento em que estamos amadurecendo e buscando nos construir coletivamente enquanto universidade pública, de qualidade, referenciada e moderna que dialogue tanto com os segmentos da comunidade científica quanto com segmentos da sociedade contemporânea. 
O cenário de pandemia, que nos impele ao distanciamento social, nos impede de celebrarmos esta data de forma presencial. Não obstante, o fervor de reconhecer o empenho de servidores terceirizados, docentes, discentes e técnicos-administrativos para a construção da UFAPE, ao longo desses anos, não deve passar despercebido. Foram essas pessoas que fertilizaram o solo para que a UFAPE criasse o tronco que atualmente tem. Sendo assim, em nome de toda a comunidade acadêmica, me vejo no dever de celebrar essa data agradecendo a todas e todos que fazem parte dessa história. Uma história que está sendo escrita a muitas mãos. Mãos que sulcam o chão, lançam a semente, a fim de colher: cidadania inclusão, ciência, cultura, empatia, dignidade, respeito, colaboração, pertença e diversidade.À UFAPE, nosso brinde!


Cordel de aniversário dos 15 anos da UFAPE escrito pela servidora, Flavia Reino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...