sábado, 8 de agosto de 2020

VIDA LONGA AO REI: Gonzaga de Garanhuns completou 77 anos neste sábado, 08 de agosto

Vida longa ao Rei. Gonzaga de Garanhuns
completou 77 anos neste sábado, 08 de agosto


No dia 08 de agosto de 1953, nascia no Sítio Sussuarana, município de São João, Luiz Gonzaga de Lima. Não, não é aquele Luiz, mas não é menos genial que este, pois, se nosso Luiz não é o Rei do Baião, se tornou o Rei do Reisado de Garanhuns e Patrimônio Vivo de Pernambuco.  

Carregando a marca da cidade no próprio nome, Gonzaga de Garanhuns completou 77 anos neste sábado, 08/08, 60 destes dedicados à cultura popular de Pernambuco, através do reisado.  "Parabéns para meu pai Gonzaga de Garanhuns, o Poeta de Cordel, o Mestre de Reisado, Patrimônio Cultural de Pernambuco, Mestre da Cultura Popular Nacional. Hoje, ele completa 77 anos de saber, dedicação à família, ao trabalho e à cultura, sempre com Deus à frente e acima de tudo", escreveu um dos filhos em uma rede social.

Pai de seis filhos, um já falecido, que lhe deram 10 netos e três bisnetas, Gonzaga começou cedo a apreciar reisados acompanhando as apresentações do folguedo na zona rural cidade. Teve como grande incentivador, Manoel Clarindo da Rocha, a quem chama de primeiro mestre. Mas não é só no reisado que reside a genialidade e o talento de Seu Gonzaga. Ele também concilia seu tempo com a produção de literatura de cordel. Em 1973, escreveu o seu primeiro trabalho, “Lampião e Serrinha”. E atualmente possui mais de 350 títulos autorais, alguns expostos em outros países, como Estados Unidos, França e Japão.

Homenagem do  filho João Paulo ao pai, Gonzaga

O PORTAL V&C, QUE AO LONGO DOS SEUS DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA SEMPRE RECONHECEU E EXALTOU O TALENTO E A IMPORTÂNCIA CULTURAL DE GONZAGA PARA GARANHUNS E PARA PERNAMBUCO, SE SOMA AOS FAMILIARES E AMIGOS PARA DIZER: VIDA LONGA AO REI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...