sábado, 1 de fevereiro de 2020

23 transexuais e travestis participaram em Garanhuns de mutirão pra mudar primeiro nome e gênero no registro civil


Transexuais  e travestis participaram, nesta sexta-feira, 31, do Terceiro Mutirão de Alteração de prenome e gênero no registro civil, em Garanhuns, no Agreste Meridional. A ação foi realizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH ), por meio do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH) em parceria com Defensoria Pública do Estado.

Ao todo foram atendidas 23 pessoas que deram entrada no processo de mudança do prenome. Adriana Silva, 29, é cabeleireira e já tinha tentado em outros lugares resolver a alteração do nome mas não teve sucesso, e dessa vez está confiante. " É muito triste a gente chegar nos lugares e nos identificarem com o nome masculino, agora tenho a esperança de ter o respeito da população".

A ação tem o objetivo de garantir a agilidade no processo, gratuidade dos serviços nos cartórios e a economia de mais de R$ 200 para cada solicitante, como forma de promover Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos à população beneficiada. Nesta terceira edição, foi feito um pré-agendamento com nomes e contatos das pessoas interessadas em realizar a alteração.Foram atendidas transexuais e travestis dos municípios de: Garanhuns, Águas Belas, Inajá, Ibateguara, Miracica, Ibirajuba, entre outros.

De acordo com o secretário-executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, "Este terceiro mutirão, que acontece em plena semana da visibilidade trans e pela primeira vez fora da capital pernambucana, representa uma ação concreta de garantia do direito das pessoas trans e travestis de terem seus prenomes e gêneros adequados à forma com que se identificam, se percebem e se apresentam ao mundo.".

O primeiro e o segundo mutirão, realizados em 2019, beneficiaram 64 homens e mulheres transexuais e travestis.


Fotos: Divulgação SEDH

23 transexuais e travestis participaram de mutirão pra mudar nome e gênero  do registro civil em Garanhuns 
--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...