segunda-feira, 27 de maio de 2019

Garanhuns recebe a primeira reunião ordinária da Câmara do Leite


O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu, participam, na segunda-feira (27), de uma rodada de visitas e conversações para fomento da bacia leiteira do Agreste Meridional. Os gestores públicos vão se reunir com membros da Câmara Setorial para para detalhar um plano de trabalho anual, assim como avaliar projetos candidatos a incentivos fiscais do Prodepe (Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco) ligados ao setor de laticínios.

Trata-se da primeira reunião ordinária promovida com a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados após a publicação do Decreto nº 47.189, que vinculou o órgão consultivo à AD Diper. A Câmara reúne representantes de várias entidades públicas, privadas e de organizações não governamentais com o objetivo de estabelecer metas e promover estratégias de desenvolvimento voltadas à bacia leiteira.

A ida a Garanhuns compõe uma missão capitaneada pela SDEC, que consiste em conferir “in loco” a realidade dos empreendedores das principais cadeias produtivas do Estado em mais de 15 municípios do Agreste e do Sertão. A partir das viagens, será possível fomentar oportunidades de emprego e novos negócios nessas regiões. Além de Garanhuns, o secretário e equipe também conhecerão produtores de leite em São Bento do Una.

PRODUÇÃO PERNAMBUCANA - Pernambuco está entre os 10 maiores estados produtores de leite do Brasil, sendo o segundo no Nordeste, atrás apenas da Bahia. O setor movimenta, anualmente, R$ 1 bilhão só na bovinocultura de leite, sem considerar derivados e produtos lácteos industrializados. O segmento gera cerca 100 mil empregos diretos e indiretos na atividade de produção de leite. Desde 2014, a produção está em crescimento – hoje, há uma geração de 2 milhões de litros/dia.


Agendas de participantes:

O evento está marcado para começar a partir das 10h e contará, além de SDEC e AD Diper, com a presença de representantes dos seguintes órgãos:



Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA);
Secretaria da Fazenda (Sefaz);
Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro);
Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA);
Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe);
Sindicato dos Produtores de Leite de PE (Sinproleite);
Sindicato das Indústrias do Leite (Sindleite);
Associação de Certificação do Queijo Coalho do Agreste de PE (CQP);
Sociedade Nordestina de Criadores (SNC);
Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe);
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);
Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP).


Por Secretaria de Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...