terça-feira, 8 de janeiro de 2019

PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES: Três estudantes de escolas estaduais embarcam para intercâmbio nos Estados Unidos. Uma delas é de Garanhuns


Nesta terça-feira (8/01), três estudantes da Rede Estadual de Ensino e um professor da Associação Brasil-América (ABA) embarcaram para mais um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos pelo Programa Jovens Embaixadores. Garanhuns tem representação: a estudante Maria Eugênia, da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra.

Cinquenta estudantes brasileiros que se destacaram na rede pública de ensino conhecem, durante o intercâmbio, algumas cidades dos Estados Unidos, participam de reuniões com autoridades do governo norte-americano, visitam escolas públicas e projetos sociais. Hospedados em casas de famílias voluntárias, os Jovens Embaixadores também frequentam aula em escolas da região, participam em atividades de voluntariado.

Na viagem, eles também fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança, algo buscado, por exemplo, pela jovem Maria Eugênia. Ela estuda na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns, mas já pensa em sua carreira: quer ser diplomata. “Seguir essa carreira é algo tão desejado que ao deitar eu penso no dia em que serei diplomata. Eu quero ser a porta de entrada do Brasil para as pessoas do exterior, mostrar a elas a história do nosso País e representar as melhores formas que o Brasil pode ser. Esse intercâmbio é a porta de entrada para todas estas experiências, uma oportunidade incrível” contou a jovem.

Segundo a Secretaria de Educação, o Programa Jovens Embaixadores é uma oportunidade para os estudantes de escolas públicas. O processo de seleção não é fácil, mas os estudantes têm a chance de vivenciar, quando aprovados, uma experiência que pode mudar os rumos de suas vidas. Depois do intercâmbio, os jovens são orientados a trabalhar na elaboração e implantação de um projeto de cidadania nas comunidades em que estão inseridos. Além disso, muitos deles acabam participando também de outras iniciativas no exterior. O Programa abre portas!”, comentou Márcia Rodrigues, gestora de Projetos Especiais.

(Com informações do Diário de Pernambuco e GRE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...