domingo, 23 de dezembro de 2018

Peça com Jesus Transexual é cancelada em festival teatral no Recife

Adicionar legenda

A edição de 2019 do Janeiro de Grandes Espetáculos sofreu uma baixa na sua programação. A Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) retirou a peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” da agenda do festival. A obra tem gerado polêmica por apresentar Jesus no tempo presente, na pele de uma mulher transgênero.

Em nota, a Apacepe declarou que os motivos para o cancelamento não são meramente artísticos. “Por questões que extrapolam os critérios artísticos, o espetáculo, que já motivou ações judiciais e passou por outros cancelamentos, infelizmente não estará mais na grade do Janeiro 2019”, diz o texto. A entidade ainda fez questão de reiterar o seu compromisso com a liberdade de expressão.

Não é a primeira vez que a produção se envolve em controvérsias. Em julho deste ano, o espetáculo foi retirado da programação oficial do Festival de Inverno de Garanhuns após o prefeito da cidade, Izaías Regis (PTB), proibir que o festival recebesse a obra. Após isso, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pediu a reinclusão da peça no FIG, mas o juiz recusou. Entretanto, o desembargador Silvio Neves Batista Filho decidiu conceder a liminar.

Para resistir ao veto, um grupo de ativistas e produtores culturais lançou uma vaquinha online para apresentar a peça de forma independente no FIG. A iniciativa teve sucesso. Porém, horas antes do espetáculo oficial no evento os organizadores receberam uma nova ordem de cancelamento. A decisão foi concedida pelo desembargador Roberto da Silva Maia, que usou de base o processo movido pela Ordem dos Pastores Evangélicos de Garanhuns e Região.

A 25ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos acontece entre os dias 8 de janeiro e 14 de fevereiro de 2019. As atrações, que incluem teatro adulto, infantil, juvenil, dança e música, vão ocupar os teatros Apolo, Arraial Ariano Suassuna, Barreto Júnior, Boa Vista, Hermilo Borba Filho, Santa Isabel, Marco Camarotti e Luiz Mendonça, além do Espaço O Poste e Teatro de Bolso Silvio Pinto, todos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na intenção de descentralizar o festival, Camaragibe, na RMR, e Serra Talhada, no Sertão, também vão receber palcos.

Com informações do Portal OP9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...