quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Ministério Público realiza audiência pública no bairro Jardim Petrópolis, em Garanhuns, e ouve reivindicações da comunidade


Aconteceu na manhã desta terça, 06 de novembro, na Igreja Madre Tereza, no bairro Jardim Petrópolis, em Garanhuns, uma audiência publica itinerante organizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, órgão do MPPE, que tem à frente o atuante promotor Domingos Sávio Pereira Agra. Dr Domingos que foi um dos participantes da mesa, ao lado do vice-prefeito Haroldo Vicente, do representante da OAB, Antônio Coelho, do Coordenador de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público, Maviael Silva, do Major Fernandes, Chefe da Seção de Planejamento e Operações do 9º BPM, da Secretária de Educação do Município, Eliane Villar, do Delegado Regional da Polícia Civil em Garanhuns, Luiz Bernardo, entre outros.

O objetivo do encontro foi ouvir as demandas da comunidade do Jardim Petrópolis junto ao MPPE nas diversas curadorias que o órgão atua, tais como Infância e Juventude, Pessoa Idosa, Educação e Patrimônio Público. 

Além dos integrantes da mesa, a população do bairro, protagonista maior da audiência, também pôde falar e fez diversas reivindicações. Uma das maiores reclamações da comunidade é quanto à falta de um PSF e das visitas de agentes de endemias.  A falta de segurança na localidade também foi citada entre os gargalos enfrentados pelos moradores. "Ligamos para o 9º BPM às vezes solicitando uma viatura, mas não somos atendidos", argumentou um morador. De acordo com o representante da PM, as rondas com viaturas do Gati e Rocam serão intensificadas no bairro Jardim Petrópolis. Ele ressaltou ainda que o número de homicídios e de crimes contra o patrimônio na localidade caíram 33% e 7% "respectivamente" em comparação com o ano passado, mas que é importante que haja um esforço conjunto da PM com outros setores, sobretudo do Governo Municipal, como o de iluminação pública, já que alguns pontos do bairro ainda estão ás escuras, o que facilita a ação de bandidos.  Segundo a PM, em 2017 ocorreram três homicídios no Jardim Petrópolis enquanto que em 2018, até o momento, foram registradas duas mortes violentas.  O bairro tem cerca de 8 mil moradores.

O vice-prefeito Haroldo Vicente se comprometeu a levar as demandas da população colhidas na audiência pública até o prefeito Izaías Régis. Ele ressaltou que mais de seis milhões de reais estão sendo investidos pelo Governo Municipal na infraestrutura dos bairros de Garanhuns. 

O promotor Domingos Sávio ressaltou a importância da audiência pública itinerante realizada pelo MPPE. Ele disse que quando se ouve a comunidade a chance dela ser atendida é maior. "Percebemos a falta de uma maior visibilidade ao bairro Jardim Petrópolis e a carência de alguns serviços básicos. Por exemplo, aqui os Correios não chegam. Tivemos relatos de situação dramática na área de saúde onde a população não sabe sequer qual o posto de saúde  deve ser atendida. Eles vão na Liberdade e alguém diz que não é la, vão ao Cesmuc, mesma coisa. Não ha uma referencia para o atendimento. Há também a necessidade de uma creche e uma escola municipal aqui", destacou Sávio, que ainda registrou como muito importante a presença do Dr. Maviael Silva, Coordenador de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público, que veio do Recife para reforçar o trabalho do MPPE na defesa do patrimônio público. 

Ainda como resultado positivo da audiência pública, a Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional, (GRE), solicitou aos moradores a demanda por educação de jovens e adultos para, a partir do próximo ano, fazer essa oferta à comunidade Jardim Petrópolis. A próxima audiência pública itinerante organizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns ocorrerá no próximo dia 19 de novembro no bairro da Massaranduba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...