quarta-feira, 4 de julho de 2018

UPE promove em Garanhuns atendimento odontológico gratuito


A Universidade de Pernambuco (UPE), através do seu projeto de extensão “Resgatando Sorrisos”, promove, pela primeira vez em Garanhuns, atendimento odontológico gratuito a população.

A ação, que acontece a partir de amanhã (05/07) até o próximo sábado (07/07), tem como objetivo de levar informação, orientar, assistir e promover a melhoria da qualidade de vida, promovendo ações educativas e interventivas de saúde bucal à população.

O reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, destacou a importância de levar o projeto para o interior. "Conseguimos contar com grandes parceiros, mostrando que juntos podemos realizar ações em prol da população, principalmente a mais carente. Este também é um papel das universidades, em suas extensões, oferecer serviços com relevância social, seja na saúde ou qualquer área de atuação acadêmica", afirmou.

Coordenado pela professora da UPE, Sandra Lúcia Dantas de Moraes, o projeto, que existe há oito anos, oferece assistência nas áreas de prótese dentária, patologia, dentística, câncer bucal, pacientes com necessidades especiais e, ainda, busca informações epidemiológicas sobre a população assistida.

Para a coordenadora, o projeto de extensão tem grande impacto para a UPE e para a sociedade. “Através da realização desse projeto a UPE forma profissionais de alto nível técnico-científico e cada vez mais humanizados. E, para a sociedade, promove melhoria da saúde bucal e da qualidade de vida das pessoas, que passa a valorizar, ainda mais, o papel da universidade estadual em suas vidas”, ressaltou Sandra.

Este ano, também pela primeira vez, será oferecido o exame de prevenção ao câncer de pele, em parceria com a Faculdade de Medicina da UPE em Garanhuns.

São também parceiros da realização a Gerência Regional de Educação do estado e o 71º Batalhão do Exército, sediados no município.

PROGRAMAÇÃO:
05 a 07/07:

- Na GRE / Agreste Meridional - Ambulatório de prótese total (pacientes já selecionados);
- Na Escola Estadual São Cristóvão, atendimento para alunos da escola;

- Na Escola Lions, para atendimento de alunos com necessidades especiais.

- Nos dias 05 e 06, a ação também acontece no Espaço Colunata, para exames de prevenção do câncer de pele e câncer de boca, atendendo à população em geral.

- No dia 07, sábado, a equipe estará na feira da CEAGA, fazendo também prevenção do câncer de pele e câncer de boca.

PROJETO - O Resgatando Sorrisos é um projeto extensionista em que cada um de seus envolvidos é beneficiado, promovendo a qualificação interna e oferecendo aos futuros profissionais o acesso a protocolos aplicáveis ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-os diferenciados junto ao mercado de trabalho e promovendo a integração com profissionais de outras instituições e de diferentes áreas afins à Odontologia, tendo assim o seu ideal alcançado, acrescentando, ainda, melhoria na qualidade de vida da população.

Há cada ano, estima-se que mais de 50 mil pessoas sejam beneficiadas por meio de ações interventivas e preventivas promovidas pelo projeto.

O projeto conta com cerca de 80 pessoas, entre professores da UPE, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de São Paulo (USP), alunos de graduação, pós-graduação e técnicos em prótese dentária, que executam o projeto com dedicação e comprometimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...