sexta-feira, 20 de julho de 2018

JÁ É FESTIVAL: FIG 2018 é oficialmente aberto e com teatro do Centro Cultural lotado

Teatro do Centro Cultural 

Desde que deixou de ter sua abertura realizada no palco da Praça Mestre Dominguinhos, o pontapé inicial FIG é feito no Centro Cultural de Garanhuns, exceto um ano onde solenidade ocorreu na Catedral de Santo Antônio. O menor espaço não é nem de longe sinal de menor brilho.


A abertura do 28º FIG ocorreu nesta quinta, 19 de julho, sendo marcada por 3 eventos. Às 17:00hs, o Sesc Garanhuns iniciou suas atividades com o Vernissage da Exposição Afluências, que  traz obras de artistas diversos. Às 19:00hs, a apresentação ficou por conta do Espetáculo "Auê", interpretado pela Barca dos Corações Partidos, companhia do Rio de Janeiro, no Centro Cultural, (a abertura oficial do evento). 
Fila se formou na frente do Centro Cultural
Alfredo Leite Cavalcanti,antes da abertura oficial do FIG

Já às 21:00hs, Wagner Tiso (piano), Márcio Malard (Violoncelo) e Victor Biglione (Violão/guitarra) conduziram um espetáculo no Programa do Conservatório Pernambucano de Música, na Caterral.

Inicialmente, o clima no Teatro Luiz Souto Dourado (Centro Cultural) foi de desconforto, pois a peça liderada pela Cia. Barca dos Corações Partidos, que devia iniciar sua encenação às 19:00hs, atrasou em uma hora. Uma fila foi formada por expectadores que se irritaram com a demora e exigiram a entrada no teatro.

 Antes que a peça se iniciasse, houve mais uma vaia do público, desta vez quando se anunciou o tema Um Viva à Liberdade, provavelmente motivada pela polêmica gerada em torno da peça  "O Evangelho Segundo Jesus, rainha dos céus, retirada da grade de programação.Porém, a espera valeu a pena quando o espetáculo da companhia carioca começou

O público foi rapidamente cativado pela irreverência dos artistas no palco. Versatilidade, sutileza, simplicidade, irreverência e alegria foram características marcantes da apresentação. O desconforto inicial deu lugar a emoção. Era enfim Festival de Inverno. Músicas, danças, monólogos, interação com o público, etc, tudo isso fez parte da grandiosa apresentação da cia carioca, o que levou a plateia a aplaudir de pé. 

Também prestigiaram a abertura o vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente; a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto; o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja; vereadores e secretários municipais. 

Nem o governador Paulo Câmara, nem o prefeito Izaías Régis compareceram a abertura. 

Nesta sexta-feira (20), ocorre o espetáculo Nuestra Senhora de Las Nuves, do grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte.


HOJE NO PALCO  MESTRE DOMINGUINHOS


20 de Julho - sexta

ABERTURA Palco Mestre Dominguinhos20h – Golden Hits Orquestra

21h – Anderson do Pife e Banda do Pífano Zé do Estado 

22h – Siba e a Fuloresta 

23h – Orquestra Santa Massa 

0h30 – Cordel do Fogo Encantado


PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI


Fotos e texto: Pedro Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...