sexta-feira, 22 de junho de 2018

São João de raiz no Sítio da Macuca acontece neste final de semana com a presença de Marcelo Jeneci e muito mais


Clima de fazenda, forró pé de serra, pau de sebo, comidas típicas. A cada ano, o São João da Macuca vem atraindo mais público, em busca de tradição e forró de qualidade. Neste ano, as atrações principais são o artista Cláudio da Rabeca (com participação do também rabequeiro e cantor Siba Veloso) e o grupo Forró na Caixa (que se apresenta junto com o cantor  Marcelo Jeneci). Vai ter forró de rabeca e de sanfona, baião, coco e cavalo-marinho, além de uma orquestra de frevo tocando clássicos de Luiz Gonzaga e apresentação de DJs. 

O Sítio Macuca fica no município de Correntes, no Agreste pernambucano, próximo a Garanhuns. A festa começou há quase três décadas, em 1989, trazendo um cortejo com sanfona, zambumba, triângulo e carros de boi. Até hoje, apesar de haver luz elétrica na fazenda, eles preservam o uso de lampiões na iluminação. Neste ano, o sítio teve o salão reformado e ampliado, incluindo mais banheiros. 

Quem vai participar, pode escolher entre acampar no próprio local ou alugar casas na região de Correntes e Palmeirina, ou ainda ficar num hotel em Garanhuns (há transfer específico para o evento, que comercializa ingressos para todos esses serviços através do site Sympla).

   Programação animada 
A festa na sexta-feira (22) começa com a apresentação do forrozeiro Cláudio José, às 21h30. Depois, vem o grupo Forró na Caixa, com um repertório composto por músicas autorais, de domínio público e releituras de clássicos da MPB. A banda é formada por Thiago Martins (voz e rabeca), Rodrigo Felix e Frank Sósthenes (percussão), Ju Valença (zabumba) e Yuri Rabid (baixo). Junto com eles, se apresenta Marcelo Jeneci. 

"Vamos mesclar nossos repertórios e fazer um grande baile de forró", promete Frank Sóstenes. Ele diz que se apresentar na Macuca é sempre algo significativo, pela atmosfera de fazenda. "Tem brincadeira de boi, fogueira, tudo é muito bonito", afirma.

Já no sábado (23), a festa começa mais cedo. A partir do meio dia, o forró fica sob o comando de Benedito da Macuca, que faz a concentração do tradicional cortejo do Boi da Macuca pelo povoado de Baixa Grande, no município de Palmeirina (vizinho a Correntes). 

Siba Veloso, convidado especial para a noite de São João, se apresenta junto com Cláudio Rabeca. Ex-integrante da banda Mestre Ambrósio, ele vem de São Paulo participar do evento. "A Macuca é a melhor festa do mundo, além de acontecer num lugar lindo. Faço qualquer coisa para estar lá no São João", diz Siba. "Vou tocar com Cláudio Rabeca, que é um cara cujo trabalho admiro muito. Não toco repertório de forró há muitos anos, mas acho que ainda sei um tiquinho", brinca.

Serviço:
São João da Macuca 2018
Sexta-feira (22), a partir das 21h30, e sábado (23), a partir das 12h
Sítio Macuca, no município de Correntes

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...