CLIQUE NO BANNER E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL DE GARANHUNS

Mande seu currículo

Mande seu currículo
SELEÇÃO EM GARANHUNS E REGIÃO. MANDE SEU CURRÍCULO

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

FOI BALEADO PELO VIZINHO: Garanhuns registra 12° homicídio em 2017


Garanhuns registrou mais um homicídio em 2017, elevando para 12 o número de assassinatos este ano.  O jovem Mike Gonçalo da Silva, de 24 anos, que levou um tiro na tarde do domingo (26/02), não resistiu e morreu nesta terça-feira (28), no Hospital Regional Dom Moura, onde estava internado.

De acordo com o Portal Agreste Violento,  a vítima estava na frente de uma casa no Vale do Mundaú quando um elemento conhecido por Jacó, que é seu vizinho de fundos, chegou por trás e efetuou um disparo de arma de fogo em sua cabeça.

 Testemunhas disseram que não houve nenhum desentendimento entre eles. Mike e Jacó já haviam se desentendido tempos atrás o que pode ter motivado a discussão.

Ainda de acordo com a polícia, a vítima já havia cumprido pena por tráfico de drogas. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns.

Com informações e fotos do Portal Agreste Violento

ATINGIDOS POR TIROS: Homem morre e outro fica ferido dentro de bar no centro de Caetés, nesta segunda de carnaval


Um homem foi morto com disparos de arma de fogo dentro de um bar na cidade vizinha de Caetés, situada às margens da BR-424. O crime ocorreu por volta das 21 horas desta segunda, 27 de fevereiro, na Rua Aloísio Souto Pinto, centro de Caetés. Uma outra pessoa também ficou ferida.

De acordo com a PM, a vítima fatal é Luiz Carlos da Silva. Ele tinha 33 anos e residia no centro de Caetés. O ferido foi identificado como sendo José Cláudio Barbosa da Silva, 36 anos, também residente no centro do município. Ambos estavam por volta das 21 horas no bar do Paulo Bruxo quando chegaram 02 (dois) elementos armados utilizando uma motocicleta de cor e dados não anotados e efetuaram vários disparos de arma de fogo, contra os dois.

 Luiz Carlos, que era  ex - presidiário e estava em liberdade desde 2015, foi alvejado na região do tórax e braço esquerdo. Ele foi socorrido, mas acabou falecendo.

Já José Cláudio, foi alvejado com um disparo de arma de fogo na nuca. Ele foi levado  ao HRDM, Garanhuns, e  em seguida transferido para o Recife.

A PM realizou diligências na área, mas não conseguiu  capturar os assassinos.

A Polícia Civil fez o encaminhamento do corpo  ao IML de Caruaru.

DESCOBRIU QUE ELA ESTAVA GRÁVIDA: Homem agride filha de 13 anos com barra de ferro em Garanhuns



A polícia faz buscas desde o início da tarde de ontem, 27 de fevereiro, para encontrar Evandro dos Santos Lourenço, 39 anos, residente no Jardim Petrópolis, em Garanhuns.

De acordo com a Central de Operações do 9º BPM, ele, armado com uma barra de ferro, agrediu a própria filha de 13 anos ao descobrir que a mesma estaria grávida. As agressões teriam acontecido na tarde de ontem na residência da vítima e do acusado, no Jardim Petrópolis.

Ainda de acordo com a PM, o suspeito também usou uma mangueira para tentar enforcar a adolescente.

A irmã do agressor tentou evitar que o pai matasse a filha e também foi lesionada na face. A menor foi encontrada com um hematoma no braço e muito nervosa.

 O homem fugiu após agredir a filha e a irmã e, até o fechamento desta matéria, não havia sido localizado.O caso foi registrado na Delegacia Regional de Garanhuns.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Ocorrências policiais no período carnavalesco em Garanhuns

O período carnavalesco em Garanhuns segue sem o registro de homicídios, não sendo registrado, de sexta a domingo, nenhuma morte violenta no município, mas a Central de Operações do 9° BPM recebeu, no domingo, alguns chamados relatando violência doméstica, lesão corporal e tentativa de homicídio na zona urbana de Garanhuns.

Já nos pólos carnavalescos propriamente dito, implantados pelo Governo Municipal, não houve nenhuma ocorrência policial de grande vulto, e as apresentações vêm transcorrendo dentro da tranquilidade.

De acordo com relato policial foram estas as ocorrências do domingo de carnaval em Garanhuns. (Clique nas imagens para ampliá-las)

Lesão corporal









sábado, 25 de fevereiro de 2017

NA COHAB II: Polícia Militar e Civil prendem suspeitos de integrarem quadrilha de roubo de carga em Garanhuns




Na madrugada deste sábado (25/2), policiais civis e militares prenderam dois suspeitos de integrarem uma quadrilha de roubo de carga. 


A prisão aconteceu em um apartamento na Rua Antônio Carlos da Rocha, no bairro da Cohab II, em Garanhuns.


Segundo a polícia, no apartamento foi encontrada parte da carga roubada de um caminhoneiro na BR-424, no município de Brejão/PE, durante a tarde de sexta-feira. 
A mercadoria roubada estava num apartamento alugado recentemente, o proprietário teria cedido o espaço a pedido do Augusto Lucas Pinto Gomes, de 24 anos, para guardar a mercadoria roubada, sem que o proprietário soube-se da procedência do roubo.





O homem que teria alugado o local foi levado à delegacia nas condições de testemunha, pois a polícia não conseguiu prova de sua participação no assalto.
Augusto Lucas foi preso no momento exato que levava as mercadorias do apartamento para um veículo Gol de cor prata que teria pego emprestado e estava estacionado na frente do residencial onde estava a mercadoria do roubada.
Ainda segundo a polícia, durante as investigações do serviço de inteligência do 9º BPM e policiais civis, foi constatado a participação de mais dois elementos no roubo ao caminhoneiro. Um deles seria o Wellington Emmanuel da Silva Aquino, vulgo “Wellington Boca”, que tem 19 anos e reside no bairro da Brasília em Garanhuns. 
Com ele foram encontrados todos os celulares roubados das vítimas e alguns produtos do roubo que seria perfumaria. 


O mesmo foi preso em casa, na Av. Santa Terezinha, ainda na madrugada, por policiais da ROCAM e Núcleo de Inteligência do Agreste (NIA). O outro envolvido que seria um morador do bairro do Magano não foi encontrado apesar das buscas em diversos lugares que poderia estar.


O caminhoneiro informou a polícia que, trafegava pela BR-424, num Caminhão Ford/Cargo 816 S, do Grupo EDB, quando foi interceptado por elementos armados que utilizavam um veículo Ford KA (dos novos), na cor escura, tendo os bandidos rendido ele e seu ajudante, que foram levados ao matagal e ficaram sobre a mira de revólveres, até outros elementos aparecerem e levarem os criminosos, deixando eles no mato, e informados que após alguns minutos poderiam sair, foi quando pediram socorro e foram levados ao plantão da Delegacia Regional, sendo apresentado a Delegada Maria das Graças.
Os dois suspeitos foram autuados em flagrante por Receptação Culposa e liberados mediante pagamento de fiança.

Com informações do Agreste Violento

CASO JONATHAN LUCAS: Mãe de adolescente desaparecido há um mês em Garanhuns reconheceu chinelo do ao lado de ossada que pode ser do filho

Mãe do adolescente

A mãe do  adolescente Jonathan Lucas, de 17 anos, que desapareceu há um mês em Garanhuns, reconheceu o chinelo que o filho usava no dia do desaparecimento. De acordo com a Polícia Civil, o calçado foi encontrado ao lado de uma ossada que pode ser do jovem.

Os restos mortais foram localizados junto com roupas e chinelos na quarta-feira (22/02) em um terreno do sítio Estrela, na zona rural do município. O adolescente de 17 anos desapareceu em janeiro. Ele teria saído de casa para jogar videogame e desde então não foi visto, conforme informou a polícia.

Ossada encontrada
Uma ossada humana foi encontrada na zona rural de Garanhuns. De acordo com a Polícia Civil, há a suspeita de que a ossada seja de um adolescente de 17 anos - que está desaparecido desde 26 de janeiro deste ano.

Ainda segundo a polícia, dois suspeitos da morte do jovem foram presos temporariamente. Os restos mortais foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML), onde serão realizados exames para identificar se a ossada é do adolescente, conforme informou a Polícia Civil.
Não há informações do que motivou o suposto assassinato.

Com informações o G1  Caruaru

34 ANOS DE TRADIÇÃO EM GARANHUNS: Bloco das Virgens leva multidão à Avenida Rui Barbosa


Garanhuns pode não ter, atualmente um carnaval tradicional, embora a prefeitura venha tentando, pelo segundo ano seguido fazer esse resgate, mas a prévia carnavalesca conhecida como Desfile das Virgens é uma das maiores e mais animadas do interior do estado. Pelo 34º ano seguido, com muita irreverência e ousadia,  o Desfile das Virgens ( de Garanhuns) tem  levado uma multidão às ruas da Suíça Pernambuca.  

Quem comandou a folia este ano foi a cantora garanhuense Kiara Ribeiro. Em um trio elétrico, a diva percorreu toda extensão da Avenida Rui Barbosa, encerrando a festa na Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

 A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Saúde e Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes apoiou a festa, disponibilizando serviços para a realização do evento.

Atualmente, o bloco tem à frente como presidente de honra, o médico Ulisses Pereira. "Há 11 anos trabalhamos coordenando e angariando parceiros para este evento. É maravilhoso ver que em cada ano mais pessoas aderem ao desfile. Essa foi a nossa ideia inicial quando trouxemos o bloco das virgens para a avenida Rui Barbosa", declarou.

Sobre o comando da figura de "Priscila das Virgens", responsável pela animação dos foliões; o desfile inspirou a criatividade de muitas pessoas, que foram às ruas fantasiadas e puderam concorrer a premiação em  categorias a exemplo da virgem mais bela, cafuçu, mais original e rainha das virgens. Entre as candidatas estava Eduarda Andrade, que há seis anos participa da festa. "Sempre preparo minha fantasia com três meses de antecedência e este ano vim inspirada nas famosas chacretes", finalizou.

Após a premiação as virgens acompanharam o trio com a cantora Kiara Ribeiro por todo o percurso, até chegar à Praça Mestre Dominguinhos. A artista fez o público pular e dançar ao som de grandes sucessos do "axé music" com um repertório eclético. Ao longo do trajeto, o público chegou ao número de 10 mil pessoas, de acordo com a organização do evento. Famílias e grupos de amigos também aproveitaram para conhecer o famoso bloco, como foi o caso do técnico, Ewanney Leal. "Vim com a minha família morar em Garanhuns há pouco tempo. Graças a indicação de vários amigos pude conhecer pela primeira vez o desfile", finalizou.

SEGURANÇA: 

Apesar da onda de insegurança que se alastra em Garanhuns e em Pernambuco, do ponto de vista de ocorrências policiais o Desfile das Virgens em 2017 foi considerado tranquilo. Foi registrada apenas uma apreensão de arma branca com dois foliões que foram ao evento para tumultuar. Duas pessoas foram detidas, um deles um menor de 17 anos. A arma foi apreendida.







Fotos: Aquilles Soares e Edméa Ubirajara - (Secom/PMG)

Mototaxista é preso com droga em Garanhuns



Um mototaxista foi preso ontem (24/02) em uma blitz da PM transportando 50 gramas de maconha. A abordagem ocorreu por volta das 17 horas na  Rua Sete de Setembro, centro de Garanhuns.

 Thiago Jerônimo da Silva, 27 anos, reside na Cohab 2. Ele se deslocava com sua moto, paramentado com a roupa característica de mototaxista cadastrado, e foi parado em uma blitz. Após uma revista,  foram encontrados os 50 gramas de maconha e 204 reais.

O acusado foi detido e conduzido com a moto e o material apreendido à 134ª Circunscrição de Policia de Garanhuns, onde foi autuado em flagrante, ficando à disposição da Justiça.

PRIORIDADE É O DE PETROLINA, CARUARU E SERRA TALHADA:Novo Hospital Regional de Garanhuns não sairá antes de 2018, reconhece Paulo Câmara



E o novo Hospital Regional de Garanhuns, prometido por Paulo Câmara, vai ficar pra depois (bem depois). É que, de acordo com matéria do JC, o governador disse que só vai iniciar as obras do Hospital Mestre Dominguinhos após entregar o Hospital da Mulher, em Caruaru, e iniciar o Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada e o Hospital da Mulher de Petrolina. Isso não vai acontecer antes de 2018. Curioso observar que, em uma entrevista anterior, Câmara havia colocado o Hospital de Garanhuns como prioridade afirmando que seria o primeiro construído pelo seu governo. Como se vê acima, Garanhuns mais uma vez foi colocada em segundo plano, como já havia ocorrido com a reestruturação do nosso aeroporto que também ficou para depois.

“Vamos terminar o Hospital da Mulher de Caruaru (que deveria ter ficado pronto no segundo semestre de 2015) e tenho condições de iniciar e o Hospital Geral do Sertão, agora em 2018, com recursos que a gente está captando das operações de crédito, e o Hospital da Mulher de Petrolina. Vai ficar faltando o Hospital de Garanhuns. Esse realmente vai ficar para um segundo momento e não vai dar tempo. Isso daí é uma das coisas que a gente vai colocar muito claramente”, avisou o governador. 

Ainda de acordo com o JC, Paulo afirmou que a crise econômica afetou o governo e, por isso, não será possível executar algumas ações. Ele também disse que o momento é de priorizar qualidade em vez de quantidade. 

Para ver a matéria no JC clique 

VENENO FOI ENCONTRADO AO LADO DO CORPO: Polícia investiga morte de mulher de 23 anos em Garanhuns


A Polícia Civil vai investigar a morte precoce de uma mulher de 23 anos, ocorrida na madrugada de ontem, 24 de fevereiro, na Rua Sergio Vieira de Melo, no Jardim Petrópolis, em Garanhuns. 

De acordo com relato da PM, Tamires da Conceição, de 23 anos, foi encontrada caída na cozinha de sua residência pelo seu companheiro. Ele disse em depoimento que a mulher havia ingerido um suco e sentiu-se mal caindo no chão em seguida. 

O companheiro relatou também que, após a esposa cair, percebeu que estava saindo uma secreção anormal de sua boca. O socorro foi chamado, mas Tamires faleceu ainda em sua residência. Após uma rápida busca, os PMs que atenderam a ocorrência encontraram no chão da cozinha uma pequena quantidade de uma substância que eles acreditam ser veneno.

A Polícia Civil compareceu ao local e providenciou a remoção do corpo da mulher para o IML de Caruaru para que aquele órgão possa determinar as causas de sua morte. Já o marido ficou à disposição da Polícia Civil para ser ouvido novamente a respeito dos fatos. 



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

MPPE recomenda ao município de Iati combater a prática do nepotismo


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Iati, Antônio José de Souza (Tonho de Lula), ao presidente da Câmara Municipal e ao presidente do Fundo Previdenciário de Iati (IPREVI), a adoção de uma série de medidas para evitar a prática do nepotismo nos quadros funcionais dos municípios, que devem ser estendidas aos demais agentes públicos que detenham a atribuição de nomear e exonerar ocupantes de cargos comissionados e funções de confiança na administração municipal direta e indireta.

De acordo com o promotor de Justiça Ademilton das Virgens Carvalho Leitão, a experiência tem demonstrado que a prática de nepotismo resulta num aumento significativo de cargos comissionados e/ou funções de confiança, cujas atribuições não se caracterizam como de chefia, assessoramento ou direção, em detrimento daqueles de provimento efetivo, cujo acesso se dá mediante concurso público de provas e de títulos.

O prefeito deverá se abster de nomear como ocupantes de cargos comissionados ou funções de confiança os cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau da autoridade nomeante e de agentes públicos investidos nas atribuições de chefia, direção e assessoramento, e promover as exonerações de quem for encontrado nessa situação.

O MPPE também recomendou a abstenção de contratar diretamente, mediante dispensa ou inexigibilidade de licitação, pessoa jurídica cujos sócios enquadrem-se nas condições de parentesco destacadas, devendo rescindir os contratos que encaixem-se em tal situação. O mesmo é válido para a celebração, aditamento, manutenção ou prorrogação de contrato de prestação de serviço com empresa que venha a contratar empregado cônjuge, companheiro ou parente dos gestores ou autoridades nomeantes.

O MPPE recomenda ainda que não sejam contratados por tempo determinado, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, pessoas que se encaixem nas condições de parentesco previstas por Lei. Também deverá ser vedada a prática conhecida popularmente como nepotismo cruzado, caracterizado por ajustes entre autoridades distintas para burlar a proibição do nepotismo.

O gestor tem um prazo de 10 dias para remeter ao MPPE a cópia dos atos de exoneração e rescisão contratual de todos aqueles que se encontrem nas situações de nepotismo, ou informar expressamente a inexistência delas.

Ministro do STF manda soltar goleiro Bruno


O Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu o habeas corpus para o goleiro Bruno Fernandes, em liminar deferida na última terça-feira (21). Em 2013, ele foi condenado a 22 anos e 3 meses pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio, sua ex-namorada, e também pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho.

Embora já tenha sido condenado, Bruno está preso preventivamente, enquanto aguarda o julgamento de sua apelação ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Marco Aurélio entendeu que há excesso de prazo nessa prisão e que o goleiro tem direito a aguardar em liberdade a decisão sobre os recursos. Depois de julgados os recursos, caso a condenação seja mantida, ele deve voltar para a prisão.

“A esta altura, sem culpa formada, o paciente está preso há 6 anos e 7 meses. Nada, absolutamente nada, justifica tal fato. A complexidade do processo pode conduzir ao atraso na apreciação da apelação, mas jamais à projeção, no tempo, de custódia que se tem com a natureza de provisória”, diz trecho da decisão.

Ao conceder liberdade para o goleiro Bruno, o ministro Marco Aurélio afirmou que o alvará deve ser expedido caso não haja ordem de prisão além da provisória decretada no processo no qual ele foi condenado a 22 anos e três meses. Segundo o advogado de Bruno, ele está preso exclusivamente por conta do caso Elza Samudio.

A medida precisa ser comunicada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que foi feito nesta sexta-feira (24), e ao juiz de Execução Penal em Minas Gerais. O TJMG ainda não foi notificado da decisão.

O advogado Lúcio Adolfo informou que já está com uma cópia e que providencia a comunicação junto à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda segundo o defensor, o jogador deve deixar a prisão ainda nesta sexta.

Bruno também foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro por cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal contra Eliza Samudio. Mas, segundo o advogado, ele já cumpriu essa pena.

Clamor social
Segundo o ministro, Bruno é réu primário, tem bons antecedentes e poderia ter obtido direito de recorrer em liberdade contra a condenação. Marco Aurélio Mello diz que o clamor social não deve ser colocado à frente de garantias individuais. Segundo ele, o condenado está preso há mais de seis anos sem culpa definitiva "formada".

No despacho, o ministro do STF afirma que Bruno deverá ficar na casa que informar à Justiça, atender aos chamamentos judiciais, informar eventual transferência e "adotar a postura que se aguarda do cidadão integrado à sociedade."

Eliza Samudio foi morta em 2010 e o corpo ainda não foi encontrado. Em 8 de março de 2013, Bruno foi condenado a 22 anos e 3 meses pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio e também pelo sequestro e cárcere privado do filho.

DO G1

VINCULADO AO CRESS E NUCRESS: Garanhuns vai ganhar 1º Núcleo de Assistentes Sociais de PE


O Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS – 4ª Região) irá realizar no dia 6 de março, no horário das 14h às 17h, no auditório da Gerência Executiva do INSS de Garanhuns, um encontro que objetiva a organização política e descentralização política-administrativa do conselho. A atividade visa a formação e criação, em Garanhuns, do primeiro Núcleo de Assistentes Sociais vinculados ao CRESS (NUCRESS) no estado de Pernambuco.

O encontro é aberto a toda categoria profissional, tendo como público-alvo, para constituição do NUCRESS, assistentes sociais de Garanhuns e região. Na oportunidade, haverá palestra central da presidenta do Conselho, Galba Taciana Vieira Sarmento e da assessora jurídica, Denildes Amaro, que falarão sobre funcionalidade, responsabilidades e limites operativos do NUCRESS.

Ainda nesse encontro, será realizada a eleição para os cargos de coordenação e secretaria do NUCRESS de Garanhuns, a ser constituída através de Portaria do CRESS/PE.

Sobre o NUCRESS

A Resolução CFESS nº 470, de 13 de maio de 2005, no parágrafo 2º do artigo 6º, determina a criação de espaços descentralizados de articulação e organização dos/as assistentes sociais, com a intenção de promover a interiorização e democratização da gestão pública dos CRESS.

A gestão do CRESS/PE irá instituir uma Comissão de Descentralização e Interiorização, com o objetivo de apoiar a organização da categoria por meio de Núcleos Regionais de Assistentes Sociais, legitimando-os como mais um espaço de capacitação e discussão teórico-política.

O primeiro NUCRESS na jurisdição de Pernambuco constituirá em espaço de valorização do Serviço Social, do exercício profissional, de defesa do Projeto Ético-Político da profissão, e de divulgação do CRESS enquanto conselho de representação da categoria na sua região.

Jovem Quilombola ficou em 1º lugar no curso de Medicina para o Campus da UPE em Garanhuns


Felix Kaique Bernardo Borges, de apenas 22 anos de idade, filho do Policial Pimentão e de dona Luzimar, foi aprovado em 1º lugar no curso de Medicina pela Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns, mobilidade acadêmica 2016.2. O jovem Kaique, natural de Lagoa Grande, tem orgulho de ser Quilombola da Comunidade do Lambedor, da tradicional família Borges. Kaique estava no 8° período do curso de enfermagem e agora vai fazer medicina.

O edital foi lançado para mobilidade interna e externa da UPE, o jovem conta como tudo aconteceu: “fiz minha inscrição e fui avaliado por uma equipe da UPE, todo meu histórico do curso de enfermagem foi minuciosamente observado, bem como, as médias das disciplinas comuns com o curso de medicina, aí eles fizeram os cálculos e extraíram a média com isso fiquei em primeiro lugar geral do curso de medicina dos Campus Serra Talhada e Garanhuns”. Disse Kaique. O jovem ainda ressalta que por ter alcançado medias consideráveis, coube a ele optar por estudar no Campus de Garanhuns.

Fonte
Didi Galvão

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CASO JONATHAN LUCAS: Polícia investiga se restos mortais encontrados na zona rural de Garanhuns são de jovem desaparecido


Agentes da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns, sob o comando do delegado Patrick Dias, localizaram no fim da tarde desta quarta-feira (22), os restos mortais que podem ser do adolescente Jonathan Lucas, de 17 anos.

A ossada estava em uma estrada vicinal do Sítio Estrela, área rural de Garanhuns e foi encaminhada para o Instituto de Medicina Legal para realização de exames que possam identificar a quem pertencia.

Existem fortes indícios que realmente seja do adolescente, o caso continua sendo investigado e duas pessoas seguem presas suspeitas de participação. Jhonatan desapareceu no dia 27/01/2017

Com informações e foto do Agreste Violento

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Garanhuns vai ganhar mais cinco mil lâmpadas led, diz prefeitura


A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, abriu nesta quarta-feira (22), uma licitação a fim de adquirir cinco mil lâmpadas de LED para modernizar a iluminação pública do município. O  acolhimento de propostas para o pregão eletrônico tem início nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, por meio do edital disponível nos sites: (www.licitacoes-e.com.br e www.garanhuns.pe.gov.br).

A aquisição de três mil lâmpadas de 60 a 80 watts e duas mil unidades de 100 a 120 watts vai contemplar bairros da cidade que ainda não tinham recebido a tecnologia de LED. Serão priorizadas aquelas localidades mapeadas pela Secretaria de Infraestrutura, responsável pela execução do projeto. Este ano as primeiras localidades que receberam lâmpadas do tipo foram os bairros Heliópolis e a comunidade de Manoel Chéu.

Através da Gerência de Iluminação, as novas luminárias deverão substituir outras lâmpadas (vapor de sódio ou vapor metálico) nas vias públicas e praças da cidade. Para realizar o serviço, a Secretaria dispõe de duas equipes de manutenção e iluminação, trabalhando durante os turnos vespertinos e noturnos; para atendimento dos pedidos registrados e mutirões de troca das lâmpadas.


Com informações da Prefeitura de Garanhuns

MOTIVAÇÃO PARA O HOMICÍDIO CHOCOU CIDADE: garoto de 12 anos mata mulher a pedradas em Bom Conselho

Vítima
Foto: Cláudio Andre , O Poeta

Um assassinato bárbaro de uma mulher foi registrado na manhã de ontem na cidade de Bom Conselho. Mas o que mais deixou a população chocada foi a revelação da polícia sobre quem teria sido o autor do homicídio e a motivação apresentada. Um garoto de apenas 12 anos confessou ter praticado o assassinato. Maria Edilene Paz da Silva, de 40 anos, residia na Rua São Pedro, centro de Bom Conselho e foi encontrada morta em um terreno naquele município. Ela apresentava lesões na cabeça, provavelmente provocada por pedradas e também estava sem roupas, o que despertou  a suspeita de que o garoto teria tentado estuprar a vítima. 

O menino de 12 anos nega que tenha mantido relação sexual com Maria. Ele foi apreendido pela PM, após a própria mãe dele fazer denunciá-lo. Ainda de acordo com a polícia, ele chegou em casa com as roupas sujas de sangue e com anel, roupas e colar da vítima, Em depoimento, o garoto informou que pediu a mulher em namoro, mas ela recusou. 

Há informações extra-oficiais que o menor teria tentado estuprar Maria Edilene e, como não conseguiu, a matou. O corpo da agricultora foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru e será submetido a exames para averiguar se houve abuso sexual. O menor foi encaminhado para a Funase em Garanhuns e ficará à disposição da Justiça.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

HOJE ACORDEI FELIZ: Moradora da Rua Alice Dourado agradece Prefeitura de Garanhuns por instalação de lâmpadas led


A moradora da Rua Alice Dourado, Elessandra Cardoso Sommeliere, entrou em contato com o blog para registrar o seu contentamento com uma ação da Prefeitura de Garanhuns. É que, segundo ela, parte da referida rua ganhou iluminação led. Ainda de acordo com Elessandra, 10 postes tiveram suas luminárias substituídas por leds.

"Hoje acordei assim, feliz ! Moramos há 42 anos Rua Alice Dourado, luzes de postes quebrados e escuridão, dificultando a segurança de moradores, fizermos solicitação várias vezes sem sermos correspondidos. Ao encontrar com Vereador eleito Daniel, falamos desta necessidade que foi solicitada a nossa Prefeitura. E hoje ouvida.  Nosso muito obrigado ao Vereador Daniel e ao Prefeito Izaias Régis e sua equipe", escreveu Elessandra em mensagem enviada a este blog. Ela concluiu seu agradecimento reforçando que tem visto muitas benfeitorias na cidade, que tem beneficiado sobretudo a classe mais pobre.  "Só vi trabalho assim com o prefeito Ivo Amaral. Parabéns a Izaías e sua equipe", encerrou a moradora, que fez questão de ter o seu reconhecimento publicado.

Fotos de trecho da Rua Alice Dourado enviadas pela leitora

Merenda Escolar da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns contará com 23 itens da Agricultura Familiar


Com o objetivo de melhorar a qualidade e o cardápio da merenda escolar, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, lançou chamada pública de concorrência para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, para atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, no Município de Garanhuns.

O recebimento dos envelopes aconteceu na manhã de hoje (21/2), às 10h. A chamada contou com a presença de três cooperativas que disputaram o fornecimento dos seguintes alimentos: acerola, alface, banana, batata doce, batata inglesa, cebola, cenoura, chuchu, coentro, farinha, feijão carioquinha, goiaba, inhame, laranja mimo, laranja pera, limão, macaxeira, manga espada, maracujá, milho, melancia, ovo e tomate.

A partir deste ano, a entrega dos alimentos acontecerá diretamente nas unidades de ensino, das 08h às 12h e das 13h às 17h de segunda a quarta, a cada 15 dias. “A decisão pela entrega ser feita nas escolas partiu da necessidade de melhorar a logística de chegada desses alimentos, bem como a sua conservação, o que assegura a maior rentabilidade e qualidade das refeições”, explicou a secretária de Educação, Kauely Almeida.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Garanhuns

PM recupera carro roubado no residencial Manoel Camelo e prende suspeitos de receptação


A PM agiu rápido e prendeu dois homens identificados como Thainã dos Santos Souza, 19 anos, e Cícero Danilo Diniz, de 23. De acordo com informações eles estavam com um ônix que foi tomado de assalto no último domingo, 19 de fevereiro. A prisão ocorreu no Manoel Camelo, na Cohab 2, em Garanhuns; A PM recebeu informações que o veículo Chevrolet Onix, na cor prata, placa NPY-9412, estaria no apartamento em os dois suspeitos estavam no Manoel Camelo. Ao realizar uma busca, a polícia encontrou uma chave e conseguiu ligar o carro, que estava estacionado próximo ao apartamento . A dupla foi autuada por receptação e vai ficar a disposição da Justiça
Fotos: Agreste Violento

FOI ENCONTRADA SEM ROUPAS: Mulher é assassinada em Bom Conselho

Uma mulher foi assassinada na madrugada desta terça-feira (21), no bairro Parmalat, em Bom Conselho, no Agreste pernambucano.

A Polícia Militar informou que o corpo de Edeline Paes da Silva, de 41 anos, apresentava marcas de espancamento e estava sem roupas. Há indícios que o corpo foi arrastado e deixado no local, de acordo com informações ela era andarilha, a polícia não informou se a vítima foi violentada sexualmente.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, a delegacia de Bom Conselho investiga o caso

Com informações do Agreste Violento

Prefeitura de Garanhuns convoca 61 aprovados em último concurso público


O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, assinou na tarde desta segunda (20) as portarias apresentadas pelo secretário de administração, Bruno Gomes, que autorizam a convocação de mais 57 professores de nível II aprovados no último concurso para compor o quadro de servidores da rede municipal de ensino.

A decisão é fruto do compromisso da gestão municipal com a educação, e visa atender à demanda existente nas escolas e garantir o ensino de qualidade com todas as grades de horários e disciplinas completas. "Nosso objetivo é não deixar que nenhuma escola tenha seu funcionamento comprometido por falta de professores. Por isso, diante da necessidade, acatei sem ressalvas o pedido da Secretaria de Educação para a convocação de mais professores", explica Izaías.

Além dos professores de nível II, serão convocados também dois nutricionistas, um topógrafo e um assistente social. As portarias serão publicadas amanhã (22/02), no Diário Oficial da AMUPE.

Secom PMG

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Conselho Regional de Farmácia entrega novas instalações da Subsede Garanhuns


Os farmacêuticos e proprietários de estabelecimentos de Garanhuns e região contam agora com um atendimento mais qualificado. É que foi inaugurada, na última sexta-feira (10/02/2017), a nova subsede do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco em Garanhuns.

A solenidade contou com a presença da presidente do CRF-PE, Gisêlda Castro Lemos de Freitas, do Conselheiro Federal Bráulio César de Sousa, do coordenador da subsede local, Hugo Leonardo de Oliveira Cabral, dos conselheiros regionais Éverton Guedes de Brito, Ricardo Eugênio de Oliveira Cabral, Samuel Daniel de Sousa Filho e da presidente do SINFARPE, Veridiana Ribeiro, além de Alexandre Tavares, da Comissão de Análises Clínicas e de farmacêuticos da Região.

Ao entregar as novas instalações Gisêlda Lemos ressaltou a importância do novo espaço da subsede. “Não somente como local de despachos de execução de tarefas burocráticas, mas como espaço de interação e de qualificação da categoria. A ideia é que aqui sejam realizados cursos, debates e reuniões de interesse dos farmacêuticos da região”. Disse.

Para Hugo Leonardo, coordenador da subsede, os farmacêuticos de Garanhuns e Região estão de parabéns por disporem agora de um espaço com estrutura adequada, inclusive para a realização de pequenas atividades de qualificação. “Quero que sintam a subsede como a casa dos farmacêuticos”. Frisou.

ATIVIDADES
Aproveitando a nova estrutura, o CRF-PE promoveu, no sábado, (11) um minicurso de atualização em Hematologia. A capacitação teve como ministrante o professor Samuel Daniel de Sousa Filho. Antes, na sexta, ocorreu entrega de carteiras profissionais e juramente de três novos farmacêuticos, sob coordenação de Gisêlda Lemos e Haidee Vitór Alves de Meneses (supervisora da Fiscalização). Também foi realizada reunião entre a Diretoria do CRF e os farmacêuticos da região, ocasião em que foi discutida a implementação da assistência farmacêutica nas farmácias comunitárias, conforme previsto na Lei 13.021/2014.

ESTRUTURA
A nova subsede do CRF-PE em Garanhuns está localizada na Praça Dom Moura, 334, Centro (próximo à Praça de Eventos). O local dispõe de dois pisos, com ampla recepção, sala do coordenador, sala de reuniões e um mini auditório com capacidade para 20 pessoas, que será utilizado para reuniões, seminários, palestras e cursos. Todos os ambientes são climatizados, trazendo mais conforto e comodidade nas atividades para os usuários.

Assessoria de Comunicação do CRF-PE

O ÍNDIO PODE VOLTAR: Ministério Público quer o retorno dos elementos de identificação do prédio da antiga Rádio Difusora de Garanhuns


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos atuais proprietários do prédio da antiga Rádio Difusora de Garanhuns ( que abrigou por muito tempo os estúdios da Rádio Jornal) que qualquer intervenção no bem tombado deve ter anuência da Fundarpe, com base no Decreto-Lei n°25/37 e Lei Estadual n°7.970/79. O prédio encontra-se em processo de tombamento (processo administrativo SCULT n°C400156-1/2015), e por isso, o MPPE recomenda também que se faça retornar os elementos de identificação do bem, a exemplo do letreiro e figura do índio.

A iniciativa do MPPE visa a necessidade de evitar que o bem tombado sofra qualquer intervenção ilegal e/ou irregular. Segundo a promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, Giovanna Mastroianni de Oliveira, o relatório de fiscalização e monitoramento de bens tombados realizado pela Gerência de Preservação Cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco constatou que a fachada externa teria sofrido intervenção, mas que fora restaurada a contento; e que dois elementos identificadores da Rádio Difusora de Garanhuns (letreiro e figura do índio) tinham sido suprimidos.

Os proprietários, que são os empresários donos da Droga Rápida, têm o prazo de 30 dias para informar ao MPPE se acatam ou não a recomendação. O documento foi publicado no Diário Oficial do dia 18 de fevereiro.

RESPONDE A UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA: Prefeitura de Garanhuns fará novas convocações de aprovados em concurso público, mas continua desrespeitando recomendações do MPPE para convocações de aprovados na área de saúde

Sede do MPPE em Garanhuns

Uma Ação Civil Pública é sempre motivo de preocupação para qualquer gestor. O processo é movido pelo Ministério Público sempre alguém descumpre de alguma forma a legislação, seja de que área for. E no que se refere mais especificante a concursos, o MPPE, através do Programa Admissão Legal, tem sido implacável e não tem dado sossego aos prefeitos de Pernambuco zelando para que estes, sempre que possível, preencha seus quadros de servidores com pessoal aprovado em concurso.  Mas, pelo menos para Izaías Régis, a pressão da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns para que ele nomeie dezenas de aprovados no último concurso da prefeitura em áreas específicas da saúde parece não está fazendo efeito.

O titular da 2ª promotoria, Domingos Sávio Pereira Agra, ingressou com uma Ação Civil Pública contra o município por este preencher cargos de saúde de programas federais, tais como  (ESF, PACS, PACE, PETI, SAMU, NASF, CAPS, CEO, SAÚDE BUCAL, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA, CRAS, CREAS, PROJOVEM ADOLESCENTE) dentre outros, pela via do contrato e não do concurso. (CLIQUE AQUI e entenda)

Promotor Domingos Sávio

O mérito da ação deve ser julgado em breve pela Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns. Mas, até aqui, Régis não dá sinais de que vai cumprir o que determina a lei. Isso fica evidente quando observamos uma matéria do conceituado jornalista Carlos Eugênio acerca de possíveis novas convocações de concursados. Na publicação, Eugênio afirma que Régis deverá fazer novas convocações de aprovados no concurso público  esta semana, mas na lista não aparece os concursados da saúde cuja a Ação Civil Pública determinou a imediata nomeação.

O caso é curioso porque o MPPE, em outubro do ano passado, também ingressou com uma Ação Civil Pública contra o município, basicamente pelo mesmo motivo, (da saúde) guardada as devidas especifidades. (RELEMBRE CLICANDO AQUI)  Naquela ocasião, o promotor Domingos Sávio justificou o ajuizamento do processo pelo fato de o município manter elevado número de estagiários em sala de aula quando havia  professores aprovados em concurso público em número suficiente para preencher os referidos cargos.
Prefeito Izaías Régis

Na Ação Civil Pública da Educação, a prefeitura rapidamente cumpriu - na íntegra - a determinação do Ministério Público enviando um Projeto de Lei à Câmara Municipal com a criação de 220 cargos de professor efetivo e convocando 220 aprovados que já assumiram suas funções. Mas, no caso da Saúde, Régis, até agora, não acatou a determinação do MPPE, e parece ter decidido apostar todas as suas fichas em uma incerta e duvidosa vitória na Justiça.

A demora do prefeito em cumprir a lei e a determinação do Ministério Público tem irritado  um grupo de aprovados da área de saúde no último concurso do município, que também ingressou com uma ação na Justiça pedindo a convocação. De acordo com o grupo, o município vem mantendo, ao arrepio da lei, mais de 50 enfermeiros contratados, lotados nos programas federais do município. O problema é que estes cargos deveriam estar sendo preenchidos por meio de concurso público e não pela via do contrato. Foi justamente essa, a principal motivação do MPPE para entrar com a Ação Civil Pública contra o prefeito.

Para embasar seus argumentos, o promotor Domingos Sávio, titular da 2ª Promotoria consultou o Ministério da Saúde, TCE-PE e obteve parecer técnico do COAP-MPPE no sentido de que os cargos atualmente preenchidos por contratados nos setores acima citados são de ocupação exclusiva e intransferível de aprovado em concurso público.

"As convocações que serão feitas pelo prefeito esta semana, apesar de serem positivas, não são suficientes para atender ao que o Ministério Público pediu. O MPPE quer convocação enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos, entre outros, porque o quadro atual tem um elevado número de contratados. Em relação a Educação o prefeito seguiu as recomendações do Ministério Público, mas no nosso caso (enfermeiros e demais cargos de programas federais) ele continua a desrespeitar a lei e desdenhar da determinação do promotor Domingos Sávio", enfatizou um enfermeiro aprovado no último concurso público em conversa com este blog
Parte da Ação Civil Pública ajuizada pelo MPPE
 contra o Município em novembro de 2016

As convocações que devem ser feitas pelo prefeito Izaías Régis ainda esta semana, de acordo com a matéria do Blog de Carlos Eugênio, são de 46 Professores Nível II e possivelmente de dois nutricionistas, um topógrafo e um assistente social . Ainda de acordo com a publicação, também foi solicitado por parte da prefeitura a autorização do Ministério da Saúde para que seja chamado os candidatos às vagas de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Endemias” . Em contato com o blog, a prefeitura afirmou que já respondeu a Ação Civil Pública e espera uma posição dá Justiça.

MAIOR PRÉVIA CARNAVELESCA DE GARANHUNS: 34ª edicão do Desfile das Virgens terá Kiara Ribeiro orquestra de frevo e muita irreverência. CONFIRA PROGRAMAÇÃO


O tradicional Desfile do Bloco das Virgens segue fazendo história em Garanhuns, e próxima sexta, 24 de fevereiro, chega a sua 34ª edição, ( 11ª no percurso atual). A maior prévia carnavalesca da cidade e uma das maiores do interior do estado será comandada pela elétrica Kiara Ribeiro e por uma orquestra de frevo. A concentração ocorre a partir das 19h30min na Avenida Rui Barbosa, nas imediações das Lojas Americanas. Às 20 horas haverá uma premiação de fantasias e, às 21 horas, o bloco inicia os seus trabalhos enchendo as ruas de Garanhuns de alegria, irreverência e muita tradição. 

O desfile das Virgens tem o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo, e tem a participação também da AMSTT, e das secretarias de Saúde e Serviços Públicos. A dispersão acontece por volta da meia-noite na Praça Mestre Dominguinhos. 

Organização
 A Animação é de Geraldo Siminiano.  A apresentação e coordenação  está em boas mãos e ficará a cargo do competente Dr Ulisses Pereira/ presidente de honra da Associação Carnavalesca Bloco das Virgens de Garanhuns. 

Serviços presentes:
 PM e Polícia Civil, sobreaviso e fiscalização de Bombeiros Militares, Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária. O evento também contará com Segurança Privada, Bombeiros Civis, Atendimento Médico de Urgência e Unimed Agreste Meridional. 

 Eu cheguei a Garanhuns em 1997, fui adotado e adotei esta terra e sua gente! Hoje sou alagoano de Palmeira dos Índios e pernambucano de Garanhuns e de Canhotinho, das quais sou cidadão, então, além de residir, trabalhar e viver aqui, onde sou muito feliz, me sinto bem e realizado em contribuir e ajudar a fazer é manter a cultura e as tradições. Sou médico, sou militar da reserva, sou professor e sou folclorista. Dizem que sou político, mas não me sinto! E além de tudo, como diz a canção " Quarenta Anos", uma composição de Altay Veloso, imortalizada em samba por Emílio Santiago: "...Meu Deus, também sou batuqueiro... pois eu nasci em fevereiro e o carnaval tá no meu sangue... Sou dos palácios, sou do mangue,enfim sou brasileiro", disse o médico Ulisses Pereira, um dos grandes responsáveis pelo sucesso e pela dimensão cultural que o desfile das Virgens adquiriu nos últimos anos em Garanhuns.                         

Homem de 21 anos é assassinado em São João


A PM da cidade de São João, município vizinho a Garanhuns, registrou um homicídio ontem, 19 de fevereiro, por volta das 23h20min.

O crime ocorreu na Rua Vereador Antônio José de Matos, bairro Parque Alvorada. A vítima é ex-presidiário e foi identificada como sendo Wenes Gonzaga de Brito, 21 anos. 

 Ele estava na frente de casa quando 02 elementos não identificados que estavam em uma moto aproximaram-se e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o mesmo, atingindo-o na cabeça, tórax e braço esquerdo. Wenes faleceu no local. Ainda segundo informações ele assassinara o próprio irmão dois anos atrás.

Homem morre atropelado ao tentar atravessar pista empurrando bicicleta em Brejão

Um homem morreu atropelado na PE-218, próximo a curva da Coca Cola, em Brejão. O acidente ocorreu na madrugada de ontem, 19 de fevereiro. De acordo com a PM, Luiz Batista da Silva, um agricultor de 57 anos trafegava pelo local acima citado e foi atravessar a rodovia empurrando sua bicicleta. Ao realizar o perigoso ato foi colhido violentamente por uma Toyota Hilux, conduzida por um mecânico industrial, que se deslocava de Bom Conselho para Garanhuns.

A equipe do SAMU foi ao local e realizou a socorro da vítima, mas, diante da gravidade do acidente, Luiz Batista morreu quando era removido para o Recife.  Com o impacto o automóvel, I/TOYOTA HILUXSW4 caiu em uma ribanceira, mas o condutor não se feriu gravemente.

​HOMENAGEM AO FILHO DA TERRA: Prefeitura lança convocatória para o 4º Viva Dominguinhos


A quarta edição do Viva Dominguinhos já está sendo preparada pela Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns. A convocatória para a seleção de propostas que poderão compor a programação do evento foi publicada no Diário Oficial dos Municípios/AMUPE desta segunda-feira (20). As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de março presencialmente ou via Correios.

A convocatória define alguns detalhes para quem deseja submeter a inscrição. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas que devem comprovar com fotos, CDs, filmagens, releases, matérias em jornais, declarações de órgãos públicos, associações comunitárias ou culturais entre outras documentações a atuação como artista, há pelo menos seis meses. 

Para a inscrição presencial, o proponente deve se dirigir, de segunda à sexta-feira, no horário das 9h às 13h, até a sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, situada no Centro Administrativo Municipal Arlinda da Mota Valença, à Rua Joaquim Távora, S/N, Heliópolis. Para envio via Correios, basta encaminhar a documentação para este mesmo endereço, com postagem até às 17h do dia 08 de março. Não serão aceitas inscrições via fax, internet ou qualquer outra forma de encaminhamento. 

Após o período de inscrições, as propostas serão submetidas à avaliação por parte da Secretaria de Turismo e Cultura, com resultados divulgados no site institucional, até 20 dias após o encerramento das inscrições. O edital completo está disponível nos sites www.garanhuns.pe.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amupe. 

O EVENTO - O Viva Dominguinhos foi criado para homenagear José Domingos de Moraes, músico natural de Garanhuns que conquistou o mundo com uma forma peculiar de interpretar ritmos tipicamente nordestinos, como o forró. Dominguinhos nasceu em 12 de fevereiro de 1941 e faleceu aos 72 anos, em 23 de julho de 2013. Para celebrar a vida e a obra do músico, a Prefeitura formatou o evento, já consolidado em Pernambuco, que reúne cantores e cantoras de diversos ritmos, principalmente o forró, o baião e o xote. Nomes como Elba Ramalho, ​Dorgival Dantas, ​Flávio José, Alcymar Monteiro e Petrúcio Amorim estão na lista das atrações que já fizeram parte da programação.

Com informações da Prefeitura de Garanhuns via Secom

ORGANIZADA PELO EXÉRCITO: Integração entre civis e militares marcou a Corrida da Paz neste domingo em Garanhuns


No último domingo, 19 de fevereiro, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizada (71º BI Mtz), Organização Militar do Exército Brasileiro sediada em Garanhuns (PE), promoveu a 12ª edição da "CORRIDA DA PAZ", um evento de caráter não-competitivo e aberto a todas as faixas etárias.  A atividade esportiva, que reuniu militares, atletas e voluntários da sociedade local, com destaque para "os Caminhantes do Parque",  para uma caminhada e uma corrida em um percurso de aproximadamente 3 km, contou com a participação e o apoio da Autarquia Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito e da Guarda Municipal de Garanhuns. Na ocasião, a Banda de Música do 71º BI Mtz realizou uma apresentação antes e depois da atividade.

Em 2006, o Conselho Internacional de Esporte Militar – CISM criou o “CISM Day Run”, evento que consiste na organização de uma jornada esportiva, sem fins competitivos (corrida ou caminhada), com a intenção de promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas de cada um dos 135 países integrantes do CISM, com o objetivo de contribuir com a paz mundial. No Brasil, o evento é denominado “CORRIDA DA PAZ”, e reúne milhares de pessoas em diversas cidades do Brasil.

O ASSALTO NOSSO DE CADA DIA: Armados de metralhadora, bandidos roubam veículo na BR-424, em Garanhuns

Foto meramente ilustrativa

Mais um carro foi roubado neste domingo na cidade de Garanhuns. Trata-se de um Ônix prata, ano 2013, de placas NPY 9412.

Dois assaltantes armados de pistola e metralhadora abordaram o veículo quando este reduziu a velocidade para transpor uma lombada na BR-423, nas imediações da antiga fábrica da Bom Leite. O assalto ocorreu na madrugada de ontem, 19 de fevereiro. 

De acordo com a PM, a dupla se encontrava a pé e, após tomar o veículo de assalto, seguiram com as vítimas ( dois jovens) até a entrada de Frexeiras, onde as libertaram, levando o Ônix a um destino ignorado.  Rondas foram efetuadas no perímetro, mas ninguém foi preso.  As vitimas residem na cidade paraibana de Campina Grande.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO: UFRPE está com seleção simplificada aberta para preenchimento de duas vagas de professores substituto em Garanhuns


A UFRPE está com uma seleção simplificada para o preenchimento de duas vagas de professor substituto para o campus de Garanhuns. As oportunidades são para Graduação em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química ou Nutrição e Educação Física.

 As inscrições serão realizadas na Secretaria da Unidade de oferta da vaga, para as vagas ofertadas na ofertadas na Unidade Acadêmica de Garanhuns: Secretaria da Direção Geral e Acadêmica - Avenida Bom Pastor, s/n, Boa Vista - CEP: 55292-270 - Garanhuns/PE. As inscrições seguem abertas até o dia 24 de fevereiro com uma taxa de  taxa  R$ 30,00 (trinta reais). Mais informações podem ser obtidas através do edital no link abaixo

http://www.concurso.ufrpe.br/sites/www.concurso.ufrpe.br/files/selecoes/2017001/170211%20Edital%20Especifico%2001-2017%20Substituto%20UFRPE%20UAG.pdf

TRAGÉDIA NA SERRA DOS VENTOS: Garanhuense de 38 anos morre em acidente neste domingo em Saloá


Um grave acidente deixou um jovem morador de Garanhuns morto na manhã deste domingo (19/02), na rodovia BR-423, na Serra dos Ventos, município de  Saloá, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a polícia, o condutor do veículo Gol, na cor prata, placa KHB-5347, identificado como, Álvaro Acauã Frazão, de 38 anos, teria invadido a faixa contraria e batido de frente com uma carreta. Com a colisão ele sofreu ferimentos graves, foi retirado das ferragens pelo Corpo de Bombeiros e socorrido para a emergência do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, onde deu entrada sem vida.

O motorista da carreta foi ouvido e liberado, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Com informações do Agreste Violento
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...