FAGNER, MARINA ELALI, ALCYMAR MONTEIRO, DORGIVAL DANTAS E MUITO MAIS; CLIQUE NO BANNER E CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO

Distribuidora Hyundai para Garanhuns e Região da linha HB20 e CRETA

Distribuidora Hyundai para Garanhuns e Região da linha HB20 e CRETA
Distribuidora Hyundai para Garanhuns e Região da linha HB20 e CRETA

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Após treinamento, guardas municipais de Garanhuns começam a usar spray incapacitante


A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) está treinando parte de seu efetivo para utilizar o spray imobilizante na atividade de segurança patrimonial e de trânsito - no cumprimento do dever legal. Nesta terça-feira (19), 15 guardas municipais receberam a capacitação, que ainda deverá ser repassada para outros 50 homens da corporação. A ferramenta de trabalho, já usada em outras cidades brasileiras e no exterior, começa a integrar os serviços, em Garanhuns, hoje (20/12). 

No treinamento, os servidores recebem informações teóricas e participam ainda de simulações práticas. De acordo com o instrutor, Rogério Beltrão, os módulos abrangem, sobretudo, a preocupação com a forma de utilização do item e os direitos humanos. “São quatro módulos, divididos em assuntos como as doutrinas internacionais de direitos humanos, características do equipamento, aplicações práticas considerando o cenário operacional e a prática em si, que engloba a mira, técnicas de aplicação e segurança”, detalha. 


O spray, autorizado e reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Gerência Geral de Toxicologia, é composto por óleos vegetais de graduação alimentícia. Em sua nota técnica, datada em março do ano de 2015, é informado que a substância passou por análise junto ao Exército Brasileiro, que é a autoridade competente em regular o uso desse tipo de artefato, sendo verificado que o produto não é irritante, nem causa preocupações em relação à saúde. 


Os guardas municipais também puderam de ter a noção de como é gerenciar bem o material de menor potencial ofensivo, simulando serem praticantes de algum tipo de ocorrência policial. “Estamos capacitando e iniciaremos o uso com o objetivo de aumentar a segurança da população. Ele só será utilizado de acordo com a necessidade de risco, seja para o guarda ou a própria população”, completa o presidente da AMSTT, Elielson Pereira. 



Com informações da Secom/PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...