quarta-feira, 1 de novembro de 2017

NO MEU GARANHUNS: Disco de Dominguinhos batizado com nome de sua cidade natal ganha primeira edição em CD após 25 anos


Em 1996, quando gravava o álbum Leão do Norte, Elba Ramalho pôs voz em Faz de mim, uma daquelas toadas-canções românticas típicas da parceria de José Domingos de Morais (Garanhuns / PE, 12 de fevereiro de 1941 – São Paulo / SP, 23 de julho de 2013), o popular Dominguinhos, com Nando Cordel. Elba acabou não incluindo a gravação no disco. Mas existe o registro fonográfico de Faz de mim na voz do próprio Dominguinhos. A gravação original foi apresentada no repertório do álbum Garanhuns, produzido por Dominguinhos e lançado em 1992 pela extinta gravadora RGE – somente no formato de LP, embora o CD já começasse a dominar o mercado fonográfico brasileiro naquele ano.

A primeira edição em CD de Garanhuns chega ao mercado neste mês de outubro de 2017, pelo selo Discobertas, 25 anos após o lançamento deste álbum batizado com o nome da cidade natal do cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano. Gravado com a participação de Elba Ramalho no xaxado Balança forrozeiro (Savinho), o disco Garanhuns traz louvação a Luiz Gonzaga (1912 – 1989) – o Rei do Baião, que saíra de cena há então três anos, deixando Dominguinhos como principal sucessor na dinastia musical da nação nordestina – em Estrela Gonzaga (J. Micheles).

Músicas como Coisa linda (Antonio Barros e Cecéu), a autobiográfica Meu Garanhuns (Zezum) e a melancólica Sem rumo e sem prumo (Julinho do Acordeom e Chico Xavier) formam o repertório deste bom disco lançado por Dominguinhos no embalo do sucesso nacional da música Pedras que cantam (Dominguinhos e Fausto Nilo, 1991), apresentada no ano anterior como faixa-título de álbum do cantor cearense Raimundo Fagner e propagada como tema de abertura da novela Pedra sobre pedra, exibida pela TV Globo naquele ano de 1992.

(Crédito da imagem: capa do álbum Garanhuns, de Dominguinhos)

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...