sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Obras abandonadas em Garanhuns são alvo de reportagem da TV Asa Branca


Obras na Ceaga
A TV Asa Branca exibiu em seu AB TV 1ª Edição de hoje, 29/set, uma longa reportagem falando sobre as obras paradas na cidade de Garanhuns. Com o título "Moradores Reclamam de Obras Abandonadas em Garanhuns", o jornal percorreu diversos canteiros abandonados nos bairros Manoel Xéu, Cohab 2,  São José e Heliópolis. 

O primeiro local visitado pela reportagem foi um que poderá vir a ser uma unidade básica de saúde no Manoel Xéu, se for concluída.  "É um desperdício do dinheiro público", disse uma moradora. Nas imagens exibidas pela TV é possível notar o mato alto e o aspecto de abandono da construção.  A obra começou em 2012 e era pra ser uma creche, mas o Governo Municipal resolveu transformá-la em um posto de saúde. Se concluído, beneficiaria toda a comunidade do Manoel Xéu. Além do abandono, os moradores reclamaram que o lugar tem servido para ações de vândalos e esconderijo de criminosos.
Unidade de Saúde no Manoel Xéu
A segunda parada do ABTV foi na Cohab 2, onde uma creche, que já deveria ter sido concluída, segundo moradores, também está com as obras paradas.  O funcionamento beneficiaria muito a comunidade, principalmente as mães que trabalham fora e precisam deixar seus filhos protegidos.
Creche na Cohab 2

A construção do novo Colégio Municipal, na Avenida Caruaru, é outra obra pública que está parada, segundo a reportagem, que encontrou o canteiro vazio. O mesmo ocorreu com o campo de esportes no Parque Euclides Dourado. Por lá,  a TV  Asa Branca não viu ninguém trabalhando.  
Obras do novo Colégio Municipal

A obra da nova Ceaga deveria ter sido concluída há um ano e três meses atrás, segundo a reportagem, mas está parada. O espaço está cheio de entulhos e com aspecto de abandono. "Essa obra tá abandonada desde antes do inverno. Começaram a fazer isso e não terminaram. Não tem ninguém por nós aqui e a segurança é zero", disse uma comerciante ao repórter que assinou a matéria do ABTV 

Procurada, a Prefeitura de Garanhuns se pronunciou através de uma nota. Quanto ao Manoel Xéu, a prefeitura informou que já foi feito a terraplanagem e será construído o muro de arrimo. O Governo Municipal  aguarda o depósito da segunda parcela por parte do Ministério da Saúde para poder retomar os trabalhos.
Campo de futebol no Parque Euclides Dourado
Sobre a creche na Cohab 2, a prefeitura disse que as empreiteiras foram notificadas para finalizar a obra parada e os engenheiros foram convocados para apresentar um novo cronograma. Caso não apareçam, haverá uma nova notificação, embora o pagamento restante, ainda devido, só seja realizado quando ocorrer desbloqueio das verbas por parte do Governo Federal.

Sobre o novo Colégio Municipal, a prefeitura disse que a obra foi paralisada por conta do bloqueio das verbas federais. A reportagem pediu resposta ao Governo Federal sobre as obras paradas exibidas na matéria, e que dependem de liberação de recursos da União, mas, até a exibição da reportagem, não havia obtido resposta. 

Sobre o campo de futebol do Parque Euclides Dourado, a  prefeitura disse que está aguardando o posicionamento da Secretaria de Planejamento do Estado que prometeu um novo plano de trabalho. É que os recursos para a conclusão da obra são do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal). O Governo do Estado confirmou que o plano de trabalho foi reprogramado e que aguarda  a vistoria da obra para a liberação da terceira das quatro parcelas.

Por último, a prefeitura informou que as obras na  Ceaga foram interrompidas por conta das chuvas e que o trabalho deve ser retomado com a estiagem, sendo concluído em quatro meses após seu reinício.

PARA VER A MATÉRIA EM VÍDEO EXIBIDA NA TV ASA BRANCA CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...