quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Justiça Eleitoral promove cidadania – Programa Eleitor do Futuro em Garanhuns

A equipe do programa Eleitor do Futuro promoveu uma série de ações e aulas em Garanhuns na última semana com apoio da Secretaria de Educação do Estado, visando a palestra-aula “Exemplos de Superação”, uma ação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), implantada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE). E nesta quinta-feira (14/09), às 14 h, será realizado um encontro com o presidente do TRE-PE, Luiz Carlos de Barros Figueiredo no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

Nos dias 04/09, 05/09 e 06/09, o secretário da EJE Eduardo Japiassú e o servidor Jeovane Ramos fizeram palestras do Programa Eleitor do Futuro em escolas do Agreste Meridional. O servidor do TRE-PE e chefe de cartório Álvaro Pastor do Nascimento foi o convidado para conversar com os jovens sobre sua história de superação. As escolas contempladas foram: EREM Sebastião Tiago de Oliveira, em Jupi, Escola Elpídio Barbosa Maciel, em São Bento do Una, EREM Francisco Madeiros e Escola Senador Aderbal Jurema, em Garanhuns, EREM Luiz Pereira Júnior, em Caetés, EREM Regina Pacis, em Palmeirinha e EREM João Fernandes da Silva, no município de São João.

Durante o encontro com o presidente do TRE-PE, alguns alunos farão apresentações após assistirem os conteúdos previamente palestrados nas escolas participantes sobre o que entenderam do Programa Eleitor do Futuro e a importância de exercer a democracia de forma consciente. Os depoimentos motivacionais serão ministrados pelos convidados do presidente, o vice-diretor da EJE e desembargador eleitoral, Dr. José Raimundo dos Santos Costa e o juiz da vara da infância e juventude da comarca de Caruaru, Dr. José Fernando Santos de Souza.

O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, com apoio da Gerência Regional de Educação em Garanhuns (GRE-Garanhuns) e terá apoio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que disponibilizará uma maquete virtual  interativa sobre o uso consciente dos recursos hídricos.

O TRE-PE, desde 2006 através da EJE/PE, implantou e vem promovendo, com as escolas públicas e particulares do estado de Pernambuco, a capacitação de crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de idade e ações educativas como palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas. O objetivo do programa é esclarecer aos jovens o papel que tem o voto para uma cidadania efetiva e sua importância na realização de avanços para a sociedade.

Para o coordenador da EJE, Eduardo Japiassú, “Dialogar com os jovens sobre o ato de votar e ser votado, da escolha dos nossos representantes, da consolidação da democracia, tudo isso faz do Programa Eleitor do Futuro um importante veículo na formação de eleitores mais conscientes dos seus direitos e deveres”.

O também desembargador eleitoral e diretor da EJE, Dr. Delmiro Dantas Campos Neto recordou, “Em 2017 o Projeto Eleitor do Futuro recebeu uma nova abordagem, percorrendo a região do Araripe, Vale do São Francisco, Região Metropolitana do Recife e o Arquipélago de Fernando de Noronha. Agora, chegando no Agreste do Estado teremos em Garanhuns a primeira palestra do Eleitor do Futuro Exemplos de Superação e uma inédita apresentação."

 "Entendo o Eleitor do Futuro como uma área prioritária de ação e formação de cidadania. Esse programa tem um papel de orientação para transformar esses alunos em bons cidadãos e fazer saber escolher melhor os nossos representantes", afirma o presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos Barros Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...