sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ENTREVISTA NA RÁDIO: Izaías diz que vai fazer seu substituto e revela medo de que contas bloqueadas pela Justiça o obrigue a demitir cerca de 500 funcionários da Prefeitura de Garanhuns


O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) concedeu no início da tarde de ontem  uma entrevista ao jornalista Marcelo Jorge dentro de seu competente programa racialístico Falando com o Agreste, da Rádio Marano.  Bem ao seu estilo e sem papas na língua, Régis transitou por vários assuntos e questões polêmicas que dominaram as rodas de conversa dos cidadãos nos últimos dias, como por exemplo, buracos no asfalto, eleições 2018, a crise nas relações entre Governo Municipal e professores, entre outras. 

Em um dos trechos mais marcantes da conversa com Marcelo Jorge, o prefeito comentou da possibilidade de ter que demitir cerca de 500 funcionários da Prefeitura de Garanhuns, caso o pleno do STF não derrube o bloqueio de cerca de oito milhões de reais nas contas da prefeitura. 

BLOQUEIO DE CONTAS DA EDUCAÇÃO
"Quero  dizer que com essa situação e se o bloqueio não for derrubado no pleno do STF, a unica solução é demitir 500 pessoas da prefeitura.  Eu não quero fazer isso de jeito nenhum, mas estamos atrasando pagamento de fornecedores", disse o gestor.  Ele ainda apresentou dados ao entrevistador sobre  a folha de pagamento da educação, área de onde as contas estão bloqueadas. De acordo com Izaías, 51 por cento da folha de pagamento total do município são destinados a educação. Com o bloqueio, que diz respeito a administração passada, o gestor vem bancando parte do pagamento com recursos próprios.

CRISE COM OS EDUCADORES
Perguntado sobre a crise na relação entre professores e administração municipal, que se arrasta desde a aprovação do aumento do piso nacional da educação, Régis enfatizou que o desgaste é mais para a categoria de educadores do que para sua gestão. "Eu paguei o aumento linear de 7,64 %, pior foi o Governo do Estado que não deu um centavo", disse. Izaías voltaria a falar  do Governo de Paulo Câmara mais a frente. Antes se referiu ao termo Greve Branca para denominar a parada de professores nível I todas as terças-feiras, ocasião em que os alunos das séries iniciais ficam sem ter aulas. "Eu trabalho dentro da lei. Só faço o que a lei permite. O que a lei proíbe eu não faço. Com relação a essa questão dos professores, peço ao sindicato que judicialize, vamos resolver na Justiça",  enfatizou.

AGRADECIMENTO AO SEU VICE
Izaías rasgou elogios ao seu vice e agradeceu a Haroldo dizendo que ele era muito competente. "Quero agradecer a Haroldo a competência e lealdade.  Ele é muito fiel. Hoje nós temos dois perfeitos, eu e ele. Somos carne e unha," disse Izaías em tom de empolgação. Ainda segundo o prefeito, Haroldo não será candidato a deputado em 2018.

CRÍTICAS AO GOVERNO DO ESTADO
Izaías não poupou críticas ao Governo do Estado, a quem responsabilizou pela situação de violência perene pela qual passa Garanhuns e Pernambuco. "Estamos vivendo uma degradação da segurança pública. Hoje a marginalidade invade igrejas e escolas. As drogas estão tomando conta de Garanhuns. Nunca vi apreenderem 5 Kg de drogas de uma só vez no município", disse o prefeito ao se referir a uma apreensão de 4 kg de crack e um de cocaína feita esta semana na cidade. 


PREFEITO DISSE QUE VAI FAZER SEU SUBSTITUTO
 Izaías disse que não vai se acomodar porque está no seu segundo governo. "Não estamos aqui a toa. Não vou me acomodar porque estamos no segundo governo. Vamos fazer o nosso substituto", revelou o gestor em um dos últimos trechos da entrevista. 

ATRASOS A FORNECEDORES
Régis revelou que por conta da crise, do bloqueio de contas,  e da queda de arrecadação do ICMS, tem atrasado pagamento de fornecedores. "Cuido do recurso. Eu sei de tudo. Todo dia entro na Secretaria de Finanças e verifico o saldo nas nossas contas. Temos que cumprir nossas obrigações.  Nós estamos atrasados um mês com a Locar, mas estamos pagando. O transporte escolar também tá atrasado, mas vamos pagar", disse o gestor garanhuense.

BURACOS  E NOVOS RECAPEAMENTOS
O prefeito disse que está abrindo uma licitação para recapear algumas ruas. Segundo ele, os buracos serão tapados, mas é preciso que a população veja o que foi feito de positivo. "Eu não estou cego, estou vendo os buracos, mas porque não falam também do que fizemos, como por exemplo as 54 ruas asfaltadas só na Cohab 2? Eu consegui  o recurso para recapear, a Rua Sargento Silvino no João da Mata e vou fazer o mesmo com a Djalma Dutra. Estamos trabalhando", frisou


EMPRESA VAI INVESTIR EM GARANHUNS E GERAR 400 EMPREGOS
Izaías Régis falou também sobre um encontro que teve com grandes empresários do mundo. Ele afirmou ter sido convocado por estes empreendedores para um encontro onde foi demostrado o interesse em abrir uma empresa na cidade que geraria 400 empregos em Garanhuns. "Tive um encontro com grandes empresários do mundo de uma empresa que quer se instalar em Garanhuns. Tomei um susto, mas fui. Quando cheguei lá  perguntaram se eu aprovaria o projeto. Eu disse que autorizava a fazer sem o projeto". O prefeito não revelou o nome do grupo mundial que quer investir em Garanhuns

IZAÍAS E SEU CONHECIDO  AMOR A GARANHUNS
Nas suas palavras de encerramento, o prefeito ainda falou  que a cidade terá um Natal que vai ficar na historia e se mostrou otimista com o futuro."Estamos sendo procurados por grandes empresas. Vamos melhorar a  estabilidade econômica do município porque nós amamos de verdade Garanhuns. Bem diferente de quem só quer o poder pelo poder ou para arrumar uma boquinha. Aqui não tem boquinha. Vocês que torcem contra vão quebrar a cara porque eu amo Garanhuns," encerrou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...