domingo, 30 de julho de 2017

TERMINOU: Fundarpe defende 27º FIG e diz que programação musical não se ateve ao ibope, mas à qualidade artística

Fernanda Abreu e seu show no FIG 2017

Chegou ao fim na madrugada deste domingo, 30 de julho, a 27ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Durante 10 dias ( 20 a 29 de julho) Garanhuns foi o epicentro da cultura em Pernambuco. Este ano o clima ajudou a ornar o evento com um charmoso toque idílico, apesar da chuva que insistiu em não dar trégua. A temperatura máxima durante os dias do FIG não ultrapassou os 20 graus e a mínima muitas vezes beirou os 13.

A programação no Polo Principal foi duramente criticada nas redes sociais desde o anúncio feito pela Fundarpe no último dia 08.  Poderia ter sido bem melhor. Faltou alguns grandes nomes do Pop, Rock e da MPB para satisfazer os anseios da população de Garanhuns, acostumada a festivais com ícones do cenário artístico nacional como Caetano Veloso, Lulu Santos, Ana Carolina, Roupa Nova, Zé Ramalho, Fagner, Alcione, entre outras estrelas. Mas um palco onde subiram Chico César, Geraldo Azevedo, Baby do Brasil, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho, Fernanda Abreu, entre outros, tem sim qualidade musical não e não pode ser considerado pouca coisa. Além disso, o FIG é eclético e  não se resume apenas à Praça Mestre Dominguinhos. Por todos os polos a arte foi o elemento maior que permeou palcos ruas e parques da cidade.   
Andrea Amorim durante sua apresentação no encerramento do FIG 2017

Em matéria veiculada em seu portal, a Secretaria de Cultura de Pernambuco afirmou que o FIG 2017 foi um sucesso. "Nesta 27º edição do Festival de Inverno de Garanhuns, a arte esteve sim em todos os lugares. Mais foi além: trazendo uma programação urgente, necessária e contemporânea, o FIG entrou nos corações dos que conferiram artistas de todas as vertentes, estilos e propostas. A programação musical  do evento não se ateve ao ibope, mas à qualidade artística", diz trecho da publicação da Secult.  Não está de todo errada a colocação, mas é válido também que a Fundarpe deixe um pouco de lado a soberba e ausculte o povo de Garanhuns (e suas preferências musicais) quando da formação da grade de programação, sem evidentemente descaracterizar a proposta original do FIG. Um evento também é um sucesso quando consegue agradar a maioria de seu público e não foi o que vimos esse ano.  Ainda de acordo com a Fundarpe, 250 mil pessoas circularam na Praça Mestre Dominguinhos durante os 10 dias de festival, número  que parece ter ficado bem abaixo de anos anteriores.

ENCERRAMENTO COM SHOW DE FERNANDA ABREU
A programação na Praça Mestre Dominguinhos foi encerrada neste sábado com shows de Andrea Amorim, Jr. Black, Maestro Spok, Zé Ricardo e convidados, e a carioca Fernanda Abreu. Após turnê na Europa, a cantora Andrea Amorim voltou à Garanhuns para o show de abertura deste sábado (29). Em seu repertório estiveram homenagens a Belchior, Dominguinhos além de uma música autoral que dá nome ao seu próximo disco, "Futuro Embrulhado pra Presente".
Zé Ricardo

 Depois de Andrea, outro garanhuense subiu ao palco da Praça Mestre Dominguinhos. O cantor Jr Black, que em sua bagagem traz parcerias com artistas de nome como China e Dj Dolores. Seu estilo engloba a essência da música negra americana e o samba brasileiro, como no disco “RGB” de 2010. Ninguém ficou parado quando a próxima atração pisou no palco. A animação ficou por conta do saxofonista Maestro Spok; o grupo foi criado em 1996, como Banda Pernambucana, passando a adotar o atual nome em 2003. A proposta da Spok Frevo Orquestra é tocar frevo com influências do jazz, durante todo o ano, não apenas no carnaval.

O cantor, compositor e produtor carioca Zé Ricardo foi a penúltima atração da noite. No show, o artista mesclou canções de sua carreira com lançamentos do seu álbum "Sete Vidas" de 2014. A apresentação contou com a participação dos pernambucanos Almério e Edilza Aires. Esta última substituiu de última hora a cantora Sandra de Sá, que estava escalada para uma cantar com Zé Ricardo, mas por questões contratuais, segundo à Fundarpe, teve sua vinda cancelada
Maestro Spok

A cantora Fernanda Abreu encerrou a programação do 27° Festival de Inverno de Garanhuns, com o show do seu último disco intitulado “Amor Geral”. A cantora, autora de sucessos como como "Rio 40 Graus" e "Veneno da Lata, agitou a plateia que dançou  até em cima do palco  na despedida do 27º FIG. Após o show Abreu comentou em uma rede social sobre o evento: "Obrigada Garanhuns! Obrigada FIG! Isso é Amor Geral"!, disse. 
Marina Lima durante show no Palco Pop
Foto: Ana Paula Ferreira

Quem também participou do último do FIG, só que no Palco Pop, foi a cantora Marina Lima. Ela fez um show impecável neste sábado brindando o público com seus hits de sucesso e músicas de seu novo trabalho.



Fotos: Secom





PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...