sexta-feira, 21 de julho de 2017

Roteirão do FIG 2017 para você não perder nada do festival neste fim de semana; CONFIRA


Música Popular Brasileira, samba, forró, música pop, coco de roda, rock e muitos outros ritmos dão o tom do primeiro fim de semana da 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que foi aberto ontem, 21/7. Já neste sábado, o palco Mestre Dominguinhos recebe o eletrizante show Baby do Brasil Experience, em que a cantora carioca relembra seus grandes sucessos, como Todo Dia Era Dia de Índio, Sem Pecado e Sem Juízo, Cósmica, Telúrica e A Menina Dança.  

Antes dela, sobe ao palco a performática cantora Alice Caymmi, que vem com um show em que mistura músicas inéditas com canções do elogiado disco Rainha dos Raios, lançado em 2014.  A apresentação de Alice está marcada para começar às 23h. A noite do sábado no palco Mestre Dominguinhos, no entanto, começa às 20h com shows de Rogério e os Cabras, Maciel Salu e Cantos Rurais, projeto de poesia popular e viola com Adiel Luna (PE) e Mestre Bule-Bule (BA).

No domingo é a vez de transformar o palco principal em uma grande roda de samba com Zeca Pagodinho, um dos cantores mais populares e queridos do Brasil. Ele chega ao FIG em ritmo de comemoração, após receber na quarta-feira passada o Prêmio da Música Brasileira como melhor cantor de samba, com o álbum Quintal do Pagodinho, volume 3. Zeca substitui o show de Tom Zé, que fecharia a programação do domingo e teve que ser cancelado por conta de problemas de documentação para a contratação do artista. O domingo no palco Mestre Dominguinhos também começa às 20h com shows de Cafuringa e Banda, Donas, o rapper Zé Brown e o afrobeat baiano da Ifá.

Som na Rural – O veículo mais cultural de Pernambuco estaciona mais uma vez no Parque Euclides Dourado com muita música e arte. Estrela da MPB, Angela Ro Ro é a grande atração do sábado, fazendo um show solo a partir das 22h30. No domingo, o pernambucano Graxa fecha a noite com show que reúne músicas autorais dos primeiros dois discos e algumas surpresas.  A programação do fim de semana também conta com shows de Ylana Queiroga e Bruno Souto, entre outros.

Cultura Popular –  Xaxado, frevo, reisado, maracatu, afoxé e coco têm lugar cativo no fim de semana do Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, no centro de Garanhuns. Entre os destaques do sábado estão o Coco Miudinho da Xambá e o Maracatu Nação Raízes de Pai Adão. Às 16h, o espaço recebe o projeto Flabelos Cantantes: Encontro de Blocos Líricos, que reúne os Seresteiros de Salgadinho, Banhistas do Pina e Um Bloco em Poesia. No domingo, shows de Coco dos Pretos e Afoxé Omolu Pa Kerú Awo, entre outras atrações. As apresentações começam sempre ao meio-dia e seguem até o comecinho da noite.

Música na catedral – O projeto do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) leva para a Igreja de Santo Antônio neste sábado, a partir das 21h, o show Sem mais adeus, de Francis Hime e Olívia Hime, uma homenagem a Vinícius de Moraes. Mais cedo, às 16h30, tem o Quinteto Danilo Brito. No domingo, às 16h30, apresentação da Orquestra de Câmara de Pernambuco com o Coro de Câmara do CPM. Às 21h, a pianista Ellyana Caldas faz recital com as participações especiais de Bozó (violão 7 Cordas) e Júnior Teles (percussão).

Galeria Galpão  - As ações de artes visuais do 27º Festival de Inverno de Garanhuns têm endereço certo na Galeria Galpão (Av. Dantas Barreto,34). A partir deste sábado, o espaço recebe, das 16h às 22h, uma série de ações, como exposições, performances e debates em parceria com o SESC. O destaque do fim de semana fica por conta da performance Descamada, de Carol Azevedo, que, por meio da costura de uma “segunda pele”, propõe uma reflexão sobre corpo, gênero e política. A performance acontece às 20h do domingo (23).

Artes cênicas - A cantora, atriz e pianista Cida Moreira é novidade na programação deste sábado. O espetáculo Cabaret Brecht, canções de Kurt Weill e Bertolt Brecht acontece às 17h no Teatro Luiz Souto Dourado, com participações especiais da atriz Maeve Jinkings e do ator Arilson Lopes recitando poesias do dramaturgo. Na programação de circo, o destaque vai para a Mostra de Números Circenses com a participação de sete grupos de Pernambuco e São Paulo. O evento acontece no sábado, a partir das 16h, na Lona no Parque Euclides Dourado.

Literatura - A Praça da Palavra sedia recitais, contações de histórias, debates, lançamentos de livros, estandes de venda de livros e lounge de leitura. No sábado, às 19h, a atriz e performer Sônia Bierbard (PE)apresenta a intervenção literária Poesia ao Vivo – A impressão que se leva sempre: Sempre Poesia de Maria do Carmo Barreto Campello de Melo. No domingo, serão debatidos temas como a Revolução de 1817, política cultural e a poesia de Cida Pedrosa. As ações se estendem das 9h até o começo da noite.

Cinema – A 13ª Mostra de Cinema do FIG leva para o Cine Eldorado neste sábado, às 18h20, o longa-metragem pernambucano Joaquim, seguido de conversa com a equipe do filme. No domingo, às 18h20, o destaque é o documentário Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, que também é seguido de debate com os realizadores. A entrada para todos os filmes é gratuita.

Gastronomia –  Diálogos sobre a geografia de território gastronômico, com ênfase nos produtos originários do Agreste Meridional é o tema da palestra com Benoit Paquereau, Raul Lody, Josenildo Santos e Beth da Matta. Depois da conversa, degustação de receitas com café, queijos e doces regionais. Deu água na boca? Então anote na agenda: é neste sábado das 14h às 16h30, no Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns.

O Festival de Inverno de Garanhuns é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, e conta também com a parceria da Prefeitura de Garanhuns e apoio da CEPE Editora, Sesc e Sebrae, além do Virtuosi e do Conservatório Pernambucano de Música. Confira a programação completa e atualizada no site oficial: www.cultura.pe.gov.br/fig2017.

Veja abaixo os horários dos shows deste fim de semana

Sábado (22/7)

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Rogério e os Cabras
21h – Maciel Salu
22h - Cantos Rurais: Adiel Luna (PE) e Mestre Bule-Bule (BA)
23h – Alice Caymmi (RJ)
0h30 – Baby do Brasil (RJ)

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
12h – Reisado Garanhuns Cultural
13h – Aria Social
14h – Coco Miudinho da Xambá
15h – Maracatu Nação Raízes de Pai Adão
16h – Flabelos Cantantes: Encontro de Blocos Líricos
(Seresteiros de Salgadinho /Banhistas do Pina / Um Bloco em Poesia)
17h – Grupo Xaxado Cabras de Lampião
18h – Ciranda Bela Rosa

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
18h – Aganjú | Circo Coletivo Bartira
19h – Ganga Barreto
20h20 – Ylana Queiroga
22h30 – Angela Ro Ro (RJ)
Intervalos e fim de noite: DJ Renato da Mata

Domingo (23/7)

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Cafuringa e Banda
21h – Donas
22h – Zé Brown
23h – Ifá (BA)
0h30 – Zeca Pagodinho

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
12h – Valdir Mariano
13h – Reisado Mestre João Tibúrcio
14h – Boi Tá Tá Tá
15h – Tribo Indígena Carijós do Recife
16h – Coco dos Pretos
17h – Bloco Compositores e Foliões
18h – Maracatu de Baque Solto Leão Vencedor de Carpina
19h – Afoxé Omolu Pa Kerú Awo

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
19h – Diablo Angel
20h20 – Bruno Souto
22h30 - Graxa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...