sexta-feira, 21 de julho de 2017

JÁ COMEÇOU: Filhos de Belchior prestigiam abertura do 27º Festival de Inverno de Garanhuns no Centro Cultural


Foi aberto oficialmente na noite desta quinta, 20 de julho, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, o 27º Festival de Inverno de Garanhuns. O momento foi de render homenagens ao cantor Belchior. Os filhos do já saudoso cantor cearense subiram ao palco para receber uma honraria em nome da família do músico recentemente falecido. 

Camila Belchior e Mikael Belchior estavam muito emocionados e preferiram não discursar, mas Ângela Belchior, irmã de Belchior, descreveu a sensação da família. “Estamos muito honrados com o carinho do festival através desta homenagem. Aqui é um momento de encontro da juventude, uma coisa o que o Belchior adorava, e é sempre gratificante estar entre esse público. Esperamos que as mudanças tão propagadas pelo nosso Belchior aconteçam de fato. Que os nossos sonhos permanecem vivos, assim como ele, que está aqui entre nós, nos nossos corações”, disse ela.

Além dos filhos do homenageado, diversas autoridades se fizeram presentes na cerimônia, entre eles Márcia Souto, presidente da Fundarpe; Marcelino Granja, secretário estadual de Cultural; o deputado estadual Waldemar Borges, representando o governador Paulo Câmara, que não compareceu, o reitor da UPE, Pedro Falcão; e colaboradores do SESC e Conservatório Pernambucano de Música. 

Para Marcelino Granja, o Festival de Inverno de Garanhuns é um acontecimento social que representa a confraternização dos vários estados do Nordeste. “A gente recebe nessa época do ano pessoas vindas de Alagoas, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Sergipe e vários outros lugares. Fico feliz pela realização desta edição porque temos a certeza de que esta é uma das melhores programações dos últimos tempos, construída num cenário de crise financeira em todo o país”, ressalta o secretário estadual de Cultura.

O prefeito Isaías Régis se mostrou bastante animado ao falar do valor que Festival de Inverno tem para a cidade de Garanhuns. “Quem quiser cultura se prepare porque aqui nós temos de sobra. A cidade está completamente lotada para receber mais uma edição, e neste sentido agradecemos a parceria com o Governo do Estado. Eu digo que este é o maior festival de cultura e arte da América Latina. Não é porque sou prefeito daqui que falo isso, é por experiência própria. O FIG dá de cem a zero em todos os outros festivais de inverno porque aqui tem a cultura pra todos os gostos, além de ser um retrato da nossa vida e da cara de Pernambuco”.


Dando sequência à noite de celebração da música e com grande expectativa por parte do público, Isadora Melo iniciou sua apresentação com a canção que dá nome ao seu novo espetáculo Vestuário. Brincando com o silêncio, numa performance em que transparecem a delicadeza e a segurança que a cantora tem com a própria voz, a apresentação abre mão da sonoridade percussiva para ambientar – com a melodia dos acordes e até o silêncio de Isadora – todos os espaços da música.

Neste sentido a interação do público também integra o corpo musical da apresentação. A plateia esteve bastante ativa, seja soltando um canja ao lado de Isadora, ou com palmas e assobios. Mas sem dúvidas uns dos momentos mais marcantes da noite foi quando Vestuário levou ao palco participações especiais transformadas numa apresentação à parte através da voz imponente de Mona Gadelha, da sagacidade do violoncelista Lui Coimbra ou toda a africanidade do genial Maurício Tizumba – que instigou a plateia ao subir com chocalhos amarrados aos pés e soltar sua voz.

Canções autorais e que compõem seu primeiro disco, como Canção Bonita e Partilha, além das interpretações já habituais, – Pra Marte (Maurício Pereira) e Caso Você Case (Vital Farias) – fizeram parte do espetáculo que contou com a iluminação caprichosa de Natalie Revoredo. “Eu fico muito feliz com esse convite da Fundarpe para participar da noite de abertura deste festival que tenho vivido com muitas intensidade nos últimos anos. É uma honra poder estar neste palco, dividindo-o com pessoas tão especiais pra mim”, pontuou Isadora ainda no palco, sob aplausos dos presentes.

Programação do Palco Mestre Dominguinhos (21/7)

20h – Amanda Back
21h – Mundo Livre (PE)
22h30 – Geraldo Azevedo
0h – Tributo a Belchior: Ednardo (CE), Angela Ro Ro (RJ), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE), Renata Arruda (PB), Gabi da Pele Preta (PE)


PUBLICIDADE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...