segunda-feira, 29 de maio de 2017

O LADO RUIM DO WHATSAPP E FACEBOOK: Notícia falsa sobre rompimento de barragem e tromba d´água em Garanhuns leva pânico a cidades de Alagoas


As cidades de Alagoas que ficam às margens do Rio Mundaú já enfrentam problemas demais com  as fortes chuvas que caem na região, mas as preocupações da população aumentaram de intensidade neste final de semana com uma falsa notícia sobre o rompimento de uma barragem em Garanhuns. No sábado à noite, o V&C também recebeu diversas mensagens perguntando ou afirmando sobre o fictício rompimento do reservatório, o que evidentemente nunca aconteceu. A notícia era de que o rompimento ocasionou uma grande tromba d´água que se deslocava pelo Rio Mundaú varrendo tudo à sua frente.

De acordo com a imprensa Alagoana, o boato levou medo aos moradores de Santana do Mundaú e União dos Palmares, banhadas pelo Rio Mundaú, que nasce em Garanhuns. O conceituado portal alagoano TNH1.com.br publicou que o boato se espalhou com tanta força que a Defesa Civil emitiu nota desmentindo, para tranquilizar a população. “A coordenadoria de Proteção e Defesa Civil informa à população que os boatos que estão se espalhando através do WhatsApp e Facebook não procedem”, diz um trecho da nota. 

A falsa notícia também circulou em Garanhuns, aqui com menos intensidade do que em Alagoas. "Vi no Facebook a notícia de que a barragem tinha estourado aqui em Garanhuns. Várias pessoas estavam comentando e algumas acreditaram", disse uma leitora, que entrou em contato com o  V&C para perguntar sobre o assunto.

É o lado ruim de redes sociais como Facebook e Whatsapp. A dica é somente dar crédito a informações repassadas por veículos de comunicação confiáveis. Desconfiem de notícias apócrifas eclodidas no WhatsApp. Ao ter contato com elas, vá a sites confiáveis e verifique a autenticidade, e o principal: Não ajude a espalhar sem ter certeza da veracidade. "
Falso boato se espalhou em União dos Palmares-AL

Jornalista  que mora em Santana do Mundaú, usou as redes sociais para alertar sobre a falsa notícia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...