terça-feira, 16 de maio de 2017

IFPE oferta 2.431 vagas no Vestibular

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou, nesta terça-feira (16), a abertura de 2.431 vagas para o vestibular do meio do ano da instituição. As inscrições para o Vestibular IFPE 2017.2 começam na próxima segunda-feira (22) e seguem até o dia 11 de junho.
 A novidade da seleção é a oferta do curso técnico em Enfermagem no Campus Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. O curso, ofertado na modalidade Subsequente – aquela em que se exige o ensino médio completo – já era oferecido em um campus do agreste pernambucano, o IFPE Belo Jardim.
 A nova edição do processo seletivo é válida para os 16 campi do Instituto nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.
 Entre os cursos ofertados, há 7 (sete) na modalidade Integrado, voltado para quem deseja aliar a formação técnica às disciplinas do Ensino Médio; 31 (trinta e um) na Subsequente para quem já concluiu o Ensino Médio e 2 (dois) cursos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para aqueles que têm mais de 18 anos e não concluíram o Ensino Médio. Já no nível Superior, essa edição oferece somente o curso de Licenciatura em Química, no Campus Barreiros.
 Inscrições - Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br), preencher a ficha de inscrição e emitir o boleto, no valor de R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para o curso superior. O pagamento deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até o dia 12 de junho. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos Proeja.
 Aqueles com renda inferior ou igual a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas como o Mulheres Mil e o Proifpe podem solicitar gratuidade na inscrição até o dia 25 de maio, através do site cvest.ifpe.edu.br. Depois, o candidato deve procurar o campus onde pretende concorrer à vaga, no período de 22 a 26 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para entregar a documentação exigida no edital. A lista dos contemplados com a isenção será divulgada no dia 31 desse mês. Todos os candidatos que conquistarem a isenção já estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2017.2.
 Provas - Marcadas para o dia 2 de julho, as provas terão 30 questões de múltipla escolha, no caso dos cursos técnicos, e 50 para os cursos superiores. Nesse último caso, os candidatos também terão que fazer uma prova de redação. A data prevista para divulgação do listão com o nome dos aprovados é 12 de julho.
 Acessibilidade - Aqueles candidatos com deficiência motora, visual ou auditiva podem solicitar a aplicação da prova em condições especiais. A CVEST pode disponibilizar, por exemplo, um fiscal para marcação do gabarito, uma versão da prova com fonte ampliada, um ledor para prova ou mesmo um intérprete de Libras. Para realizar a prova em regime especial, basta apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, que se encontra no site da Comissão, e entregá-lo devidamente documentado com atestado médico contendo diagnóstico e CID (Código Internacional de Doenças), no período de 22 de maio a 12 de junho.
Cotas - Metade das vagas do Vestibular 2017.2 é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar por subcotas de renda ou etnia. A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos de vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).
 Outras informações podem ser obtidas através do site: cvest.ifpe.edu.br ou pelo telefone: (81) 2125-1724.
Cronograma
Inscrições: 22.05 a 11.06  
Somente pelo site cvest.ifpe.edu.br
Cartão de inscrição 
Liberação: A partir de 22.06
Retificação: 22 e 23.06
 Provas: 02.07
 Listão: 12.07
Quantitativo de Vagas
 Técnicos Subsequentes –1956 vagas
 Técnicos Integrados – 380 vagas
 Técnicos Proeja – 71 vagas
 Cursos Superiores – 24 vagas

Lista de cursos ofertados
Técnicos Integrados
Alimentos (Campus Barreiros)
Edificações (Campus Pesqueira e Recife)
Eletrônica (Campus Recife)
Eletrotécnica (Campus Recife)
Química (Campus Recife)
Saneamento (Campus Recife)
Segurança do Trabalho (Campus Recife)

Técnicos Subsequentes
Administração (Campus Paulista)
Agricultura (Campus Vitória de Santo Antão)
Agroindústria (Campi Afogados da Ingazeira e Belo Jardim)
Artes Visuais (Campus Olinda)
Automação Industrial (Campus Ipojuca)
Computação Gráfica (Campus Olinda)
Construção Naval (Campus Ipojuca)
Cozinha (Campus Cabo de Santo Agostinho)
Edificações (Campi Caruaru e Recife)
Eletroeletrônica (Campi Afogados da Ingazeira e Garanhuns)
Eletrônica (Campus Recife)
Eletrotécnica (Campi Recife)
Enfermagem (Abreu e Lima)
Hospedagem (Campus Barreiros)
Informática (Campus Garanhuns)
Informática para Internet (Campi Igarassu e Jaboatão dos Guararapes)
Instrumento Musical (Barreiros)
Logística (Campi Cabo de Santo Agostinho e Igarassu)
Manutenção e Suporte em Informática (Campi Palmares e Paulista)
Mecânica (Campus Recife)
Mecatrônica (Campus Caruaru)
Meio Ambiente (Campi Cabo de Santo Agostinho e Garanhuns)
Petroquímica (Campus Ipojuca)
Qualidade (Campus Jaboatão dos Guararapes)
Química (Campi Ipojuca e Recife)
Redes de Computadores (Campus Palmares)
Refrigeração e Climatização (Campus Recife)
Saneamento (Campi Afogados da Ingazeira e Recife)
Segurança do Trabalho (Campi Abreu e Lima, Ipojuca e Recife)
Telecomunicações (Campus Recife)
Zootecnia (Campus Vitória de Santo Antão)

Técnicos PROEJA
Qualificação em Operador de Computador (Campus Barreiros)
Agricultura (Campus Vitória de Santo Antão)

Superior
 Licenciatura em Química (Campus Barreiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...