sexta-feira, 12 de maio de 2017

FALSO CONGRESSO: Polícia identifica suspeito de aplicar golpes em estudantes universitários de Garanhuns


A Polícia Civil localizou o suspeito de aplicar um golpe em estudantes universitários de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Na casa dele, foram encontrados computadores, um celular e um dispositivo de armazenamento, que podem ter relação com o crime. Por meio de postagens em redes sociais, alunos estavam sendo convidados para o Conagreste, um evento com palestras, que reuniria nomes conhecidos no Brasil na área da saúde, entre os dias 8 e 12 de maio, e oferecia vários benefícios. Perto da data prometida para a realização da programação, os perfis nas redes sociais foram desativados e a suposta organização não foi mais encontrada. 

Segundo a polícia, após os estudantes prestarem queixa na delegacia de Garanhuns, foi possível chegar ao suspeito, que realizou diversas transações no Agreste de Pernambuco. De acordo com o delegado Patrick Dias, a investigação começou pelas movimentações financeiras do suspeito. "Recebemos várias denúncias desse golpe. Iniciamos imediatamente a investigação. Através da empresa que hospeda o site, eles nos forneceram dados da pessoa que recebeu o valor das inscrições, nos deram a conta-corrente. É possível que ele já tenha realizado esse tipo de prática em Caruaru", disse o delegado. 

Ainda segundo Patrick Dias, as transações realizadas pelo suspeito foram bloqueadas. As inscrições para o evento custavam entre R$ 30 e R$ 60, pagas por meio de cartão de débito e crédito ou boleto bancário, com desconto para pessoas que convidassem mais participantes. 

No site indicado para as inscrições, o Grupo Ser Educacional é apontado como organizador do Conagreste. Por meio de nota, a empresa informou que "que não tem nenhum tipo de relação com a empresa “Conagreste” e que todos os seus eventos estão disponíveis no site oficial da companhia". Também reforçaram que o único canal utilizado para inscrições em eventos é o www.eventos.sereduc.com ou no site www.uninassau.edu.br. 

 Segundo a polícia, a empresa Sympla, que divulgou o suposto congresso nas plataformas, teria se responsabilizado em ressarcir os alunos, mesmo sem ter relação com o golpe. De acordo com o delegado Patrick Dias, caso seja comprovada a participação do suspeito, ele será denunciado por estelionato. A participação de outras pessoas no crime não está descartada.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...