CLIQUE NO BANNER E SEJA REDIRECIONADO PARA O SITE DA PREFEITURA

sábado, 22 de abril de 2017

VOCÊ É UMA PRETA: Homem é preso e autuado em flagrante por crime de injúria racial contra mulher na 2ª noite de shows da Praça Mestre Dominguinhos


Um homem foi preso e autuado em flagrante na noite desta sexta-feira, 21 de abril, enquanto participava do Festival Viva Dominguinhos, em Garanhuns. Ele teria esbarrado fortemente em uma mulher a ponto de derrubá-la quando dançava na praça onde acontece o evento e, ao ser questionado pela vítima, agiu com truculência ofendendo-a com expressões carregadas de preconceito. Entre muitas ofensas falou: 'Você é uma preta'. Neste momento, a PM foi acionada e deteve o acusado.

Ele foi levado para a Delegacia de Plantão onde foi autuado por injúria racial. Após pagar uma fiança de mil reais, o homem foi liberado, mas vai responder perante a Justiça pelo crime de injúria racial. A PM não divulgou o nome do envolvido.

DIFERENÇA ENTRE INJÚRIA RACIAL E RACISMO
Enquanto a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, (como por exemplo, chamar alguém  de raça negra de macaco) , o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. (um exemplo de racismo: recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, impedir o acesso às entradas sociais em edifícios públicos ou residenciais e elevadores ou às escadas de acesso, negar ou obstar emprego em empresa privada, por discriminação a raça, cor, etnia, religião ou origem) 

Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. A injúria racial está prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal, que estabelece a pena de reclusão de um a três anos e multa, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...