terça-feira, 18 de abril de 2017

RESIDÊNCIA NÃO TEM ENERGIA NEM ÁGUA ENCANADA: Retirada de lixo de dentro de casa de idosas em Garanhuns já chega a 10 toneladas e vai durar a semana inteira


A Prefeitura de Garanhuns está dando continuidade à operação de limpeza de uma residência na rua São Miguel, bairro Boa Vista. O local foi interditado ontem (17), atendendo a uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), porque na casa viviam quatro idosas diagnosticadas com transtorno mental – quadro de esquizofrenia. Ao todo, já foram retiradas mais de 10 toneladas de lixo. A expectativa é que a ação seja concluída até o fim desta semana.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental, Katharina Almeida, o caso pode ser considerado calamidade pública, visto que a quantidade de material armazenado na residência superou estimativas. “O lixo está presente em todos os cômodos, inclusive no quintal. Existe todo tipo de resíduo sólido, inclusive presença de inúmeros insetos e roedores. Esse trabalho vai continuar por mais dias e o volume tende a aumentar”, explica.

As idosas, que são irmãs, estão recebendo assistência do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde tiveram atendimento psiquiátrico e contam desde então com acompanhamento médico. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após avaliação, foi constatado que as mesmas possuem esquizofrenia e têm perfil descrito como acumuladoras. A casa onde elas viviam não possui instalações básicas de água e energia elétrica.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Sobral, destaca como o suporte da pasta vem sendo feito. “Nós temos servidores de nossa assessoria jurídica junto dos demais servidores de outras secretarias, avaliando o que é encontrado. Também temos conselheiros municipais vinculados à Assistência Social nesse trabalho conjunto. Estamos dando a assistência necessária”, ressalta.

A segunda etapa da operação, prevista para a próxima semana, se dará por avaliação técnica para analisar a estrutura da residência. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) irá emitir laudo para detalhar se há necessidade de ajustes ou reformas do local. Após essa avaliação, haverá reunião entre as Secretarias Municipais envolvidas diretamente – Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Obras e Serviços Públicos – ocasião que vai traçar estratégias de como o governo municipal continuará dando suporte às mulheres e atuará junto à Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...