quarta-feira, 8 de março de 2017

SOLENIDADE HISTÓRICA MARCARÁ A DATA: 71º BIMTz comemora 50 anos de existência neste dia 11 de março


Garanhuns(PE)

Como parte das comemorações do seu Cinquentenário, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, Batalhão Duarte Coelho, Força de Ação Rápida do Comando Militar do Nordeste, sediado em Garanhuns, realizará uma solenidade cívico-militar, no próximo dia 11 de março, sábado, às 9h, no pátio de formatura do Quartel. A solenidade alusiva ao Jubileu de Ouro contará com a presença de um expressivo número de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Eclesiástico, das esferas Federal, Estadual e Municipal, com destaques para o General de Exército Artur Costa Moura, Comandante Militar do Nordeste, e para o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, ex-bispo da Diocese de Garanhuns,  além de antigos comandantes do 71º BI Mtz, personalidades da Cidade de Garanhuns, amigos do batalhão e sociedade em geral.

O comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, Tenente-Coronel Luiz Duarte de Figueiredo Neto, convida a todos para prestigiar a cerimônia.

 PROGRAMAÇÃO

- Dia 11/03
- Solenidade Comemorativa ao Cinquentenário do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado
- Hora: -  9h
- Local: Quartel do 71º BI Mtz em Garanhuns
Informações: comsoc71@yahoo.com.br Tel (87) 3762-2000 ramal 231


Sobre o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado

O 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71°BIMtz) - Batalhão Duarte Coelho, sediado em Garanhuns, iniciou oficialmente suas atividades em 1967. Organização Militar criada pelo Decreto N° 60.394, de 11 de março de 1967, teve seu aquartelamento inaugurado a 10 de agosto do mesmo ano. O ato contou com a presença do Presidente da República, ARTUR DA COSTA E SILVA, que se fez acompanhar de seus ministros, do Governador do Estado de Pernambuco, NILO COELHO, e do Comandante do IV Exército, General RAFHAEL DE SOUZA AGUIAR, além de grande número de figuras do cenário político nacional da época. 

O terreno foi adquirido e doado pelo então Prefeito de Garanhuns, AMILCAR DA MOTA VALENÇA, que fez a solicitação de recursos à sociedade local, por intermédio de projeto entregue à Câmara de Vereadores.  

Em abril de 1970, foi criada, em seu aquartelamento, a Escola General Sampaio, conhecida como “Pelotão Mundico”, destinada à educação de crianças de baixa renda da região, a qual, atualmente, funciona em período integral em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, atendendo cerca de 120 crianças com o Programa Forças no Esporte.

No mês de abril de 1993, com a presença do então Ministro do Exército, General ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA, foi concedida, em Portaria Ministerial, a denominação histórica “Batalhão Duarte Coelho” e entregue o Estandarte Histórico ao 71° BI Mtz. 

Em junho de 2000, em Portaria do Comandante do Exército, o Batalhão foi designado como “Força de Ação Rápida” (FAR) do Comando Militar do Nordeste (CMNE), passando a ter máxima prioridade em pessoal e material.

No que se refere ao emprego de tropa, conforme vocação operacional do CMNE, ao longo desses anos, o Batalhão recebeu missões voltadas para as ações de segurança integrada.

Com muito orgulho, mobilizou uma Companhia de Fuzileiros de Força de Paz para integrar os contingentes de 2006, 2009, 2011 e 2016, do Batalhão Brasileiro de Força de Paz - BRABATT, no Haiti. Além desses, em 2010, integrou o Contingente Emergencial enviado imediatamente após o terremoto que assolou o país amigo. O 71º BI Mtz contribuiu, ainda, com a pacificação do Complexo da Maré,enviando um efetivo considerado de militares para o Rio de Janeiro. Participou, também, da segurança de Grandes Eventos, a exemplo da Copa do Mundo  de 2014. 

Desde a sua inauguração, a Organização Militar mantém a integração com a comunidade local cada vez mais viva e forte, participando de inúmeras atividades de cunho social, em atendimento aos diferentes segmentos da sociedade.

Dentro das ações subsidiárias e como parte do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, a Operação Carro Pipa, o 71º BI Mtz coordena a distribuição de água potável em 43 municípios localizados no agreste e parte do sertão pernambucano, beneficiando cerca de 180.000 pessoas.

Neste pedaço de chão nordestino, o Batalhão permanece vigilante a serviço do Exército e da Pátria, tendo como principal atividade o preparo dos seus quadros e da tropa, visando à manutenção da operacionalidade para o cumprimento das missões constitucionais atribuídas às Forças Armadas. MISSÃO DADA! MISSÃO MUITO BEM CUMPRIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...