CLIQUE NO BANNER E SEJA REDIRECIONADO PARA O SITE DA PREFEITURA

sexta-feira, 10 de março de 2017

COMPLETA 50 ANOS NESTE SÁBADO, 11 DE MARÇO: 71° BIMTz é homenageado em sessão solene na Câmara Municipal de Garanhuns



A noite desta quarta-feira (8) foi classificada como “histórica” na maior parte dos discursos proferidos no plenário da Câmara de Vereadores de Garanhuns. Isso porque, foi realizada uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de atividades do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (BI Mtz) Duarte Coelho, que serão comemorados efetivamente no dia 11 de março. Foram destacados cada marco registrado pelos militares no município e a importância da presença do Exército Brasileiro no interior de Pernambuco. No sábado (11) também haverá comemoração, juntamente à formatura.

A Banda do 71º BI Mtz recepcionou a todos os convidados. Entre as presenças destacadas pelo cerimonial estiveram o vice-prefeito Haroldo Vicente e os secretários municipais Kauely Almeida (Educação), Mewiton Araújo (Governo, Articulação Política e Ouvidoria), Neile Barros (Turismo e Cultura), Janecélia Marins (Desenvolvimento Econômico), além de Elielson Pereira (AMSTT). Durante o discurso, Haroldo Vicente destacou a importância de estar testemunhando esta data. “É um orgulho para a nossa cidade e para o Nordeste saber que no interior temos a presença marcante do Exército Brasileiro”, declarou.

Autor de um voto de aplauso ao 71º BI Mtz, o vereador Audálio Ramos Filho ressaltou a atuação dos militares no enfrentamento ao mais rígido período de seca vivido nos últimos sete anos na região. “Se não fosse a ação do Exército, por meio da Operação Carro Pipa, 43 municípios do Agreste e do Sertão estariam em uma situação muito pior”, relatou.

Essa atuação consta no histórico de ações do Batalhão que influenciam diretamente a vida dos que necessitam de auxílio. Desde 11 de março de 1967, data oficial do início das atividades, os militares de Garanhuns já integraram o contingente do Batalhão de Força de Paz no Haiti em 2009 e no ano seguinte como Contingente Emergencial após terremoto que assolou o país. Ainda em 2010 representaram a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada em Exercício de Defesa Externa no Teatro Amazônico, na Operação Amazônia e voltaram ao Haiti em 2011 e em 2016 (neste caso, 76 deles ainda estão naquele país). Em 2015, um expressivo número de militares integrou a Força Tarefa Patriota, destinada à pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Tantas vitórias embasaram as palavras do Tenente-Coronel Márcio Rocha, sub-comandante do 71º BI Mtz. “O sucesso das ações realizadas pelo Batalhão se deve ao total apoio da população, dos líderes e daqueles que são diplomados Amigos do Batalhão”, declarou. O delegado regional do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco em Garanhuns, Ulisses Pereira, evidenciou a importância histórica da data. “Pernambuco, o Nordeste e o Brasil devem muito ao 71º BI Mtz. Que possamos testemunhar também outras datas como esta e, mesmo que não estejamos aqui, saibamos que fizemos parte dessa história”, disse.

No sábado (11), a partir das 9h está prevista solenidade militar alusiva ao Jubileu de Ouro e jantar comemorativo às 20h.

Fotos e texto: Edméa Ubirajara/Secom PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...