quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Garanhuns apresenta redução no índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti


Garanhuns apresentou uma redução no percentual de infestação do mosquito Aedes Aegypti. A sondagem é baseada na quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, encontrados em pesquisa amostral. O índice geral de 7,9% aponta que houve uma redução no percentual de infestação. Este número segue uma tendência de decréscimo anual, apresentando um percentual expressivamente menor do que o obtido no ano passado, quando o índice foi de 9,3% registrado no primeiro LIRAa. A informação foi repassada nesta terça-feira, 24 de janeiro pela Secretaria de Saúde do Município.

Ainda de acordo com a secretaria, levando em consideração os resultados atingidos, a expectativa é de que ocorra uma reversão à níveis que garantam a segurança da população de Garanhuns com relação às doenças.  Os números comprovam a eficácia do combate ao mosquito através do trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias e de toda equipe engajada. Apesar dos bons resultados em relação às pesquisas anteriores, algumas localidades apresentaram um índice de infestação expressivo, como os bairros de Heliópolis, com 12,5% e São José, com 9,3%.

A prefeitura adotou algumas medidas para reduzir o percentual de infestação e entre elas destacam-se a distribuição de peixes ornamentais da espécie Poecilia reticulata, conhecidos como “guppy” ou “barrigudinho” à população, para serem colocados em caixas d"água, além do trabalho de orientação e prevenção desenvolvido pelos agentes de endemias. 

“Começamos este ano com um índice favorável em relação ao ano passado, o que mostra que estamos no caminho certo. Ainda assim, vamos continuar intensificando a atuação dos agentes de endemias, sempre em parceria com os outros órgãos de combate à dengue e com a população, tendo o objetivo de reduzir ao máximo a incidência destes casos em nosso município”, afirma o secretário de Saúde Alfredo Gois


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...