sábado, 31 de dezembro de 2016

Lei que instituiu o Dia do Reisado em Garanhuns é de autoria do vereador Audálio Filho


O blog V&C publicou na última quinta-feira, 29 de dezembro, uma importante iniciativa em prol da preservação e valorização cultura garanhuense. É que o prefeito Izaías Régis sancionou uma lei que cria o Dia Municipal do Reisado em Garanhuns. O que nós não dissemos, e a assessoria do vereador Audálio Filho nos informou, foi que é de Audálio a autoria do projeto que acabou por dar origem a importante data. Louvamos a sensibilidade e a iniciativa do parlamentar, já que o reisado faz parte da história de Garanhuns e agora terá um dia para ser reverenciado e reconhecido pelo poder público e pela população de maneira geral. VIDA LONGA AO NOSSO REISADO.


ENTENDA 

A lei, de iniciativa do vereador Audálio Filho foi sancionada pelo prefeito Izaías Régis, no último dia 27 de dezembro e institui no calendário oficial de Garanhuns, o Dia Municipal do Reisado de Garanhuns. A data passa a ser comemorada no dia 06 de janeiro, marcando o encerramento das comemorações natalinas na cidade. Ainda segundo a nova legislação, o objetivo da criação da data comemorativa é fortalecer e preservar essa manifestação cultural (reisado) presente no município há mais de cem anos.

Natural de Garanhuns, Tenente-coronel Paulo César assume nesta segunda, 02 de janeiro, comando do 9º BPM; CONHEÇA O PERFIL PESSOAL E PROFISSIONAL DO NOVO COMANDANTE.

comandante do 9º BPM
Tenente-coronel Paulo César é o novo comandante do 9º BPM, em Garanhuns
Foto: Pesqueira em Foco

Trocas de Comando em instituições militares guardam certa semelhança com as passagens de ano. Os dois rituais são carregados de simbolismo, e ambos marcam o encerramento de um ciclo e o início de outro.  Por uma feliz coincidência, a próxima Passagem de Comando do 9º BPM acontece na próxima segunda-feira, 02 de janeiro, justamente no alvorecer de 2017. Mas não é só o sincronismo de datas que dará ao ato uma atmosfera especial.  O homem que assumirá a responsabilidade pela segurança ostensiva de Garanhuns é um profundo conhecedor da cidade, por um motivo óbvio. Nasceu aqui e aqui morou até os 18 anos, quando alçou voo para seguir carreira na secular Polícia Militar de Pernambuco.

Trata-se do Tenente-coronel Paulo César Gonçalves Cavalcante que, ao receber o comando do Batalhão Monsenhor Arruda Câmara de seu antecessor, o também Tenente-coronel Ely Jobson, terá um desafio enorme sobre os ombros: Frear a escalada da violência em Garanhuns e nos mais de 20 municípios sob a jurisdição do 9º BPM, sobretudo no que se refere ao elevado número de assaltos a estabelecimentos comerciais, bancos e aos próprios cidadãos. Não é um trabalho fácil, mas quem conhece o Tenente-coronel Paulo Cesar, diz que ele está preparado para a árdua e realizadora missão que o aguarda. "Ele é um profissional exemplar. É honesto e trabalha por amor à causa. Certamente fará um bom trabalho em Garanhuns e região", disse um amigo do oficial. 

De fato, experiência não faltará ao Tenente-coronel Paulo César. Ele assume o batalhão da PM em Garanhuns com a bagagem operacional e administrativa de quem acabou de comandar a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Pesqueira.  Naquela cidade, realizou um profícuo trabalho no combate à criminalidade. "Ele é um policial de fibra e determinação. Seu comando aqui em Pesqueira sempre foi voltado aos munícipes e seus subordinados, levando em conta a preservação da vida. Um oficial que chegou a nossa cidade e, junto com os que aqui estão, proporcionou segurança à Pesqueira, cujo o índice de homicídios e outros crimes foi reduzido, sob sua gestão", escreveu o blog Pesqueira em Fogo, um dos veículos de comunicação eletrônico mais visualizados de Pesqueira.

A passagem de comando do 9º BPM ocorre na próxima segunda-feira, 02 de janeiro de 2017, no Quartel Geral da PM, no Recife. Na terça, o oficial nomeado se apresenta na sede do seu batalhão, na Colina Monte Sinai, em Garanhuns. O blog V&C recebeu de um amigo e admirador do Tenente-Coronel Paulo César, alguns dados sobre o perfil do novo comandante do 9º BPM: confira abaixo.

DADOS DO NOVO COMANDANTE, NOMEADO PARA O BATALHÃO DA PM EM GARANHUNS

NOME: Ten. Coronel Paulo César Gonçalves Cavalcante.
FILIAÇÃO:  Dorgival Cavalcanti de Albuquerque (Dorge) e Laura Gonçalves de Melo Cavalcante (Lôra)
BAIRRO ONDE MOROU EM GARANHUNS: Bairro Santo Antônio
COLÉGIOS QUE ESTUDOU: Escola Pequeno Guri, Colégio Estadual Prof. Jerônimo Gueiros, Colégio Municipal Monsenhor Adelmar da Mota Valença, Colégio Diocesano de Garanhuns
PROFESSORES QUE FORAM SUAS REFERÊNCIAS (alguns)
Professoras: Cêça, Rejane,Maria do Socorro Vilela, Ivanilde, Eneide Figueredo, Leni Cipriano, Valda.   Professores: Albérico, Eugênio, Luiz Gonzaga, Amauri, Francisco, ...

OUTROS DADOS ( transcritos do blog Pesqueira em Foco)

Data e local de nascimento: Garanhuns-PE, em 08/08/1972
Posto atual : Tenente-coronel PM
Tempo de Serviço: 24 anos

2. FORMAÇÃO ACADÊMICA

2.1. Curso de Formação de Oficiais, pela Academia de Polícia Militar do Paudalho, de 1993 a 1995
em Direito, pela Faculdade de Direito de Caruaru, em Caruaru-PE, de 1998 a 2002
2.3. Especialização em Ciências Criminais, pela Associação Caruaruense de Ensino Superior, em Caruaru-PE, de 2004 a 2005
2.4. Especialização em Segurança Pública e Cidadania, pela Associação Caruaruense de Ensino Superior, em Caruaru-PE, de 2008 a 2009
2.5. MBA em Gestão Governamental, pela FACINTER (Faculdade Internacional de Curitiba), no Recife-PE, em 2011
2.6. Curso Superior de Inteligência Estratégica, pela Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro-RJ, em 2014
2.7. Curso de Inteligência de Segurança Pública, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (2010)
2.8. Curso de Inteligência de Segurança Pública, pela Secretaria de Defesa Social/ PE, em convênio com o Ministério da Justiça (SENASP) (2009)
2.9. Curso de Instrutor do Método Giraldi – Tiro Defensivo para Preservação da Vida (2009)
2.10. Curso 12º SWAT, no Estado de São Paulo (2010)
2.11. Curso de Gestão Administrativa no Setor Público, pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Senado Federal)
2.12. Curso de Segurança e Proteção de Autoridades, pela Casa Militar de Pernambuco (2015)
2.13. Curso Expedito de Técnicas de Ensino, pela Marinha do Brasil (2015)

3. COMENDAS RECEBIDAS

3.1. Título cidadão Belojardinense;
3.2. Medalha do Serviço Policial Militar com passador de bronze;
3.3. Medalha do Serviço Policial Militar com passador de prata;
3.4. Medalha do Mérito Penitenciário;
3.5. Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar;
3.6. Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar;
3.7. Medalha do Mérito da Casa Militar;
3.8. Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes.

4. ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Vinculo institucional anterior:
4.1. Comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada na cidade de Pesqueira, (assumiu em1º de janeiro de 2016);

Vinculo institucional anteriores:
4.2.  Casa Militar do Governo do Estado de Pernambuco, de 14 de abril de 2014 a 1º de janeiro de 2016;
4.3.  2ª Seção do Estado Maior da PMPE, onde exerceu a função de  Coordenador dos Núcleos de Inteligência do Sertão (2ª EMG/PMPE), de 1º de janeiro de 2013 a 13 de abril de 2014;
4.4.  Chefe do Núcleo de Inteligência do Agreste III, situado na cidade de Belo Jardim-PE e região, de 26 de setembro de 2007 a 31 de dezembro de 2012;
4.5.  4° Batalhão de Polícia Militar na cidade de Caruaru-PE, no período de 26 de outubro de 1996 a 26 de setembro de 2007;
4.6.  Batalhão de Polícia de Radiopatrulha no período de 07 de dezembro de 1995 a 25 de outubro de 2006;
4.7.  Academia de Polícia Militar do Paudalho no período de 26 de março de 1993 a 06 de dezembro de 1995.


A VEZ DE NEIDE REINO: Prefeita de Capoeiras é eleita presidente da Codeam para o biênio 2017/2018



A prefeita Neide Reino, de Capoeiras, foi eleita nesta sexta-feira, presidente da Codeam ( Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional. (Biênio 2017/2018).

De consenso entre os prefeitos associados, apenas uma chapa foi apresentada. O prefeito do município da Pedra, Osório Filho (PSB), foi eleito vice-presidente da instituição; Izaías Régis (PTB), de Garanhuns, foi eleito para o cargo Secretário Geral; e Beta Cadengue (PSB), prefeita eleita de Brejão, será a tesoureira. 

O ex-prefeito de Capoeiras Maurílio Rodolfo Tenório (Neném) ocupará o cargo de Secretário Executivo da instituição, cargo exercido atualmente por Sandoval Cadengue, ex-prefeito de Brejão, e Eudson Catão, ex-prefeito de Palmeirina.

O atual presidente da Codeam, Leonardo Martins, prefeito de Itaíba, não foi reeleito em sua cidade, não podendo, portanto, participar de chapas na eleição na Codeam, cuja presidência deve ser exercida por um prefeito dos municípios associados

Com informações do Blog de Capoeiras via Blog do Ronaldo Cesar

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Carreta tomba na PE-177, próximo a Canhotinho


Uma carreta carregada de milho tombou no início da de 30 de dezembro de 2016 próximo a uma ponte na PE 177, próximo à Canhotinho. De acordo com informações, o motorista do veículo não se feriu, mas a via teve que ser interditada por algum tempo. Como, infelizmente, sempre acontece em acidentes desta natureza, a carga do caminhão foi saqueada por moradores residentes nas imediações onde ocorreu o tombamento e por motoristas que passaram no local.

Com informações do Blog Agreste em Alerta

12 internos fogem da Funase, em Garanhuns


Doze internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), de Garanhuns, localizada no bairro da Boa Vista, fugiram na tarde desta sexta-feira (30/12). De acordo com a Polícia Militar, eles renderam dois funcionários da unidade, antes da fuga. Ainda segundo a PM, a listagem com os nomes dos socioeducandos foragidos está sendo feita, e as buscas já foram iniciadas, mas, até o momento, nenhum dos fugitivos foram capturados.

Do G1 Caruaru.

Conheça o perfil do jovem e novo Secretário Municipal Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns


O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), confirmou o nome de mais um secretário para compor o primeiro escalão. Trata-se de João Paulo Sobral, que irá comandar Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Confira, abaixo, o perfil completo:

João Paulo Sobral – 26 anos de idade, garanhuense, zootecnista formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG), tendo realizado aperfeiçoamento no Projeto de Indicadores de Referência para a Produção de Leite na região Agreste Meridional pela própria instituição de ensino.

Atuou como zootecnista profissional no Grupo Gostomil, tendo ainda estagiado no Setor de Política Leiteira da Itambé, em Sete Lagoas (MG). Também atua no gerenciamento de fazendas da Agricultura Familiar da região do Agreste Meridional. João Paulo também tem como áreas de atuação: avaliação e produção de alimentos, nutrição, criação e manejo de animais, instalações para produção animal, gerenciamento de propriedades agropecuárias e política leiteira.

Comércio demite menos e Garanhuns gera 81 vagas de emprego em novembro, aponta Caged


Garanhuns voltou a registrar mais contratações do que demissões, desta vez no mês de novembro. Os dados foram divulgados neste dia 29 de dezembro pelo Caged ( Cadastro Geral de Empregado e Desempregados), ferramenta vinculada ao MTE (Ministério do Trabalho em Emprego). 

De acordo com as informações, 371 pessoas foram contratadas com carteira assinada em novembro no município, enquanto que 290 foram demitidas. O saldo positivo é de 81 postos de trabalho. Em seu cálculo, o Caged analisa o nível de desemprego, levando em consideração a diferença entre o número de admitidos e o de demitidos. O resultado é melhor que o mesmo período do ano passado onde 323 trabalhadores foram contratados e 308 foram demitidas.

O dado bastante curioso foi o Comércio de Garanhuns. Habituado a demitir mais do que contratar, pelo segundo mês seguido vem ocorrendo o inverso. Segundo o Caged, 200 trabalhadores foram contratados enquanto que 142 foram demitidos no mês passado. 

PM de Alagoas é baleado em tentativa de assalto na zona rural de Correntes

Um cabo da Polícia Militar de Alagoas, de 47 anos, ficou ferido na noite desta quinta-feira (29/12), após reagir a uma tentativa de assalto na rodovia BR-424 no município de Correntes, Agreste de Pernambuco.

O PM trafegava em uma motocicleta quando foi interceptado por três elementos que estavam em um veículo Astra, eles anunciaram que era um assalto efetuando disparos de arma de fogo. A vítima reagiu conseguindo acertar dois dos assaltantes, eles foram identificados como; Kaique Bezerra, de 20 anos e Felipe França Farias, de 29, o terceiro elemento conseguiu fugir.

Todos foram socorridos para a emergência do Hospital Regional Dom Moura, o PM devido a uma hemorragia interna precisou ser transferido para o Hospital da Restauração, em Recife, kaique foi atingido na mão enquanto Felipe foi alvejado nas costas e precisou passar por cirurgia.

A PM ainda  localizou um revólver dentro da ambulância em que os assaltantes foram socorridos, onde também estava Dorgivaldo Fernandes da Silva, de 36 anos, tio de Kaique, e que foi preso ano passado durante a Operação Asfixia, que prendeu assaltantes de bancos na cidade de correntes, Dorgivaldo e Felipe ainda respondem a crimes de homicídios e porte de arma.

Eles foram apresentados a autoridade de plantão na 18ª Delegacia Seccional, para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: Agreste Violento

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Câmara homenageia doze personalidades com entrega de Ttítulo de Cidadão de Garanhuns

A Câmara de Vereadores de Garanhuns promove logo mais à noite, a partir das 19h30min, uma sessão solene para entrega de Títulos de Cidadão Horário do Município a doze autoridades e personalidades radicadas aqui em Garanhuns.   


Dentre os homenageados estão: o comandante do 9º BPM, o Tenente-coronel Ely Jobson; o promotor Francisco Dirceu; os médicos Ulisses Pereira e Neilson Falcão; o judoca Carlos Tevano; o jornalista Saullo Paes; a empresária Patrícia Luna, bem como o professor Luiz Henrique de Almeida e os cidadãos Laílson Simplício; Domingos Alves; Mário Ferreira e José Augusto de Almeida. Os vereadores Nelma Carvalho (PSB); Silvio Sabino (PSC); Sivaldo Albino (PPS), Gersinho Filho (PTB) e Luzia da Saúde (PTB) são os autores dos projetos de resolução que resultaram na concessão das Honrarias.

A solenidade acontece na Casa Raimundo de Moraes. O Momento marcará a despedida oficial dos vereadores Haroldo Vicente (eleito Vice-prefeito); Nelma Carvalho  e Paulo Leal (primeiro mandato); Cláudio Taveira (dois mandatos); Sílvio Sabino (três mandatos) e Sivaldo Albino (quatro mandatos) do Poder Legislativo Municipal.

06 DE JANEIRO: Lei institui o Dia do Reisado em Garanhuns

Resultado de imagem para reisado em garanhuns


Uma lei sancionada pelo prefeito Izaías Régis, no último dia 27 de setembro, institui no calendário oficial de Garanhuns, o Dia Municipal do Reisado de Garanhuns. 

A data passa a ser comemorada no dia 06 de janeiro, marcando o encerramento das comemorações natalinas na cidade. Ainda segundo a nova legislação, o objetivo da criação da data comemorativa é fortalecer e preservar essa manifestação cultural (reisado) presente no município há mais de cem anos.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A PARTIR DE JANEIRO: Conselho Municipal de Trânsito e Transporte aprova reajuste de passagem de ônibus em Garanhuns de R$ 2,30 para R$ 2,50


Em reunião no último dia 20 de dezembro, conselheiros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Garanhuns (CMTT) aprovaram por unanimidade o reajuste do preço da passagem de ônibus em Garanhuns, que deverá passar a vigorar a partir de janeiro de 2017. 

A tarifa subirá dos atuais R$, 2,30 para R$ 2,50, como já havia sido adiantado pelos meios de comunicação locais. Na reunião, Domingos, representante da São Cristóvão, apresentou uma planilha de custos com notas fiscais de preço de diesel, peças e outros acessórios. A proposta inicial da São Cristóvão era que a nova tarifa ficasse em R$, 2,55, mas a empresa recuou e baixou o valor da passagem para R$ 2,50, o que foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros do CMTT. O valor da tarifa do Garoinha sobe para três reais, a partir de janeiro. 

SUGESTÃO EM ESTUDO: CMTT aprova uso de taxímetro para serviço de mototáxi em Garanhuns


Ainda em fase de discussão na Câmara dos Deputados, em Brasília, a viabilidade da implantação do mototaxímetro em serviços de mototáxi no país pode ter Garanhuns como uma das primeiras cidades a adotar esse tipo de sistema. 

Em reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Garanhuns, no último dia 20 de dezembro, foi aprovada por unanimidade a sugestão de iniciativa dos próprios mototaxistas no sentido de implementar a novidade no município. Segundo a categoria, o uso do mototaxímetro, ajudaria a combater o transporte clandestino, além de evitar preços abusivos na cobrança de passagens, deixando o serviço oficial de Mototáxi em Garanhuns com mais credibilidade.

O primeiro mototaxímetro do país vem sendo desenvolvido há dois anos em uma parceria com o Inmetro. Ele funciona igual a um taxímetro comum.  Tem  bandeira 1  e 2 e é resistente à água.

"Cada um cobra um valor diferente. Com esse sistema, todo mundo pagaria o mesmo valor", disse uma passageira. De acordo com informações obtidas pelo blog junto ao Portal da Câmara Federal, se regularizado, o mototaxímetro terá um preço salgado, custando cerca de 900 reais.  "A ideia é boa, mas tem um custo e é muito caro", revelou um mototaxista ao blog V&C, que ainda não tinha tomado conhecimento da aprovação por parte do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Garanhuns. Outra sugestão aprovada pelo CMTT no último dia 20, foi a instalação de tendas nos pontos de mototáxi para proteger os mototaxistas de Garanhuns do sol e da chuva.

A legislação diz que compete ao município o controle, a fiscalização bem como o estabelecimento de tarifas. Mas em Garanhuns, como no resto do país, o mais comum é que o preço da corrida seja negociado verbalmente entre passageiro e mototáxi. Atualmente, cerca de 300 mototaxistas cadastrados rodam pelas ruas de Garanhuns.


Prefeito Izaías Régis anuncia 15 nomes de secretários que iniciarão 2º mandato



Izaías Régis anuncia primeiros nomes do secretariado.

Ao todo, 15 nomes foram confirmados. Outros cinco nomes serão anunciados em breve


O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), reeleito para o mandato 2017-2020, anunciou nesta quarta-feira (28) a equipe de secretários que irá compor a administração do Executivo a partir do mês de janeiro do próximo ano. Na nova formatação, a gestão sairá de 20 secretarias para 17 – além das três autarquias, que permanecem na estrutura organizacional.

Confira, abaixo, a relação de parte do novo secretariado:

Secretaria de Administração – Bruno Gomes
Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos – Maria Célia Sobral
Controladoria Geral do Município – Glauco Brasileiro
Secretaria de Comunicação Social – Jacqueline Menezes
Secretaria de Finanças – Flávio Eloia
Secretaria de Governo, Articulação Política e Ouvidoria – Mewitton Araújo
Secretaria de Infraestrutura – José Gundes
Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer – Carlos Eugênio
Secretaria da Mulher – Eliane Simões Vilar
Secretaria de Obras, Fiscalização e Licenciamento – Pedro Maia
Secretaria de Planejamento e Gestão – Evilson Rêgo
Secretaria de Turismo e Cultura – Neile Barros
Procuradoria Geral do Município – João Pontes
Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – Giane Lira
Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns – Marcelo Marçal

Os nomes que irão comandar a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), as secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ainda não foram confirmados, mas devem ser divulgados nos próximos dias.

Assessoria de Imprensa

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

EREM de Saloá-PE realizou projeto "ceia Natalina


A escola de referência em ensino médio do município de Saloá, EREM Monsenhor João Marques, realizou no último dia 24 de dezembro (dia de natal), o projeto social “Ceia Natalina” com moradores do loteamento José Alves Bezerra, mais conhecido como Cohab Nova. A direção, junto com a coordenação da referida escola realizaram a ceia de natal com as famílias carentes da localidade, na comemoração foram doadas várias cestas básicas para as famílias além da entrega de presentes para as crianças, relembrando assim o verdadeiro espírito natalino.


O projeto foi idealizado pelo gestor da escola, o profº. Zé Maria e foi abraçado por todos os funcionários da EREM Monsenhor João Marques. "Mesmo cansados, os funcionários, professores e equipe gestora tiveram a honra e o prazer de trabalhar no dia do natal para proporcionar-mos momentos de felicidades para os menos favorecidos" destacou o gestor adjunto, Edésio Jorge. Muito animadose com o senso de dever cumprido, a equipe espera continuar o projeto em 2017, desta vez com uma quantidade maior de famílias atendidas.

A EREM Monsenhor João Marques fica localizada em uma das áreas mais carentes da cidade, onde a população além de ser necessitada sofre com altos índices de violência. Os projetos sociais na localidade são de extrema importância para que a população não fique excluída e o bairro cada vez torne-se mais seguro, bom para se viver e com menos desigualdades sociais 

Através das redes sociais a escola vem recebendo dezenas de elogios da população saloaense. Os que fazem a direção da EREM de Saloá estão de parabéns pela sensibilidade com que o projeto foi pensado, elaborado e executado.


Disputa pela presidência da Câmara Municipal de Garanhuns deve ficar entre Carla de Zé de Vilaço e Gersinho Filho


1º de janeiro de 2017 será um dos dias mais importantes do calendário político do próximo ano em Garanhuns. Além da posse dos novos vereadores e do prefeito reeleito, Izaías Régis (PTB), a data será marcada pela eleição da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2016/2017.

Segundo uma fonte que acompanha o dia a dia da política local, a disputa pela presidência do poder legislativo ficará entre o atual ocupante do cargo, Gersinho Filho, (PTB) e sua colega de casa, Carla de Zé de Vilaço (PTB). Esta última conta com a simpatia do prefeito Izaías e já teria o apoio de nove dos 13 vereadores. Apesar das especulações que apontam para o afunilamento da disputa entre Carla e Gersinho, não é difícil  haver mudança e reviravoltas, como ocorreu na eleição passada.

Ainda segundo a fonte, dificilmente haverá um nome da oposição (se é que haverá oposição) na disputa pela presidência, devendo o terceiro cargo mais importante da hierarquia política municipal ficar com um parlamentar ligado ao prefeito Izaías Régis.  

Promotor de Justiça de Garanhuns concorre mais uma vez ao cargo de procurador-geral de justiça do Estado

Francisco Dirceu de Barros
Foto: Blog de Ronaldo Céssar

Os membros do Ministério Público de Pernambuco escolhem no próximo dia 03 de janeiro os nomes que comporão a lista tríplice para a definição do novo procurador-geral de Justiça do Estado. Até ontem pelo menos oito candidatos já haviam manifestado interesse na disputa e, tal como ocorreu na eleição anterior, o promotor de Garanhuns, Francisco Dirceu de Barros, aparece como forte candidato ao cargo.

Na disputa para o biênio 2015/2016 ele ficou em segundo lugar perdendo para o atual procurador-geral Carlos Guerra, que pode ser reconduzido para mais dois anos na função.

Após os membros do MPPE votarem, cabe ao governador Paulo Câmara a escolha final. A tendência é que o governador, até por respeito à própria vontade do MPPE, escolha o mais votado pelos membros do MPPE, mas esta prática não é regra. Dirceu tem mais de 80 livros publicados o que o fez conhecido nacionalmente.

COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO 

O voto é obrigatório, trinominal e secreto, sendo vedado se manifestar por correspondência ou procuração. O local de votação é o auditório do Centro Cultural Rossini Couto, na avenida Visconde de Suassuna, Santo Amaro, no Recife.

Terminada a votação, a mesa eleitoral começa de imediato a apuração, declarando os três integrantes da carreira que constarão na lista a ser remetida ao governador do Estado.



OPORTUNIDADE: UPE abre inscrições para programa PROLINFO 2017.1, confira os cursos para Garanhuns


O Programa de Línguas e Informática (Prolinfo) da Universidade de Pernambuco está com matrículas abertas. Toda população pernambucana pode se inscrever nos cursos de inglês, espanhol, português, informática essencial e computação gráfica, acessando o site www.prolinfo.com.br.  Não são cobradas mensalidades, apenas uma taxa de matrícula válida para o semestre letivo, que varia de R$ 210 a R$ 320, de acordo com o curso escolhido. O material didático, gratuito, é disponibilizado para download antes do início das aulas.

Criado em 2012, o Prolinfo hoje está presente nas cidades do Recife, Nazaré da Mata, Camaragibe, Garanhuns e Petrolina. Os cursos de inglês, espanhol e português são oferecidos em todos os municípios, sendo que informática essencial e computação gráfica são ministrados na capital. O edital de matrículas, também disponível no site do Prolinfo, esclarece sobre horários, valores, níveis, locais de oferta e teste de nivelamento.

Programa de extensão da UPE, o Prolinfo surgiu do compromisso da Universidade com a capacitação da população pernambucana. Munido de um corpo docente em processo de formação pedagógica — todos estudantes de licenciaturas —, supervisionado por uma equipe multidisciplinar de coordenadores, o Programa atua em duas frentes. De um lado, oportuniza o conhecimento à sociedade e, de outro, serve como campo de estágio único aos novos professores pernambucanos.

A novidade para 2015 é o início das atividades do Programa em Petrolina, Sertão pernambucano, onde poderá atender a população para além das fronteiras do Estado, beneficiando estudantes da circunvizinhança, ávidos por capacitação.

E a expansão não para por aí. A expectativa é alcançar, em um futuro próximo, outras cidades em que a UPE está presente: Caruaru, Palmares, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada.

Programa de Línguas e Informática – Prolinfo
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1599 – Graças, Recife-PE.
Telefones: (81) 3033.7384 / 3033.7385 (Campus Recife)
(81) 9219.8803 (Campus Mata Norte)
(87) 3761.8228 (Campus Garanhuns)
www.prolinfo.com.br

PM é levado como refém e tem carro e pistola roubados por assaltantes na porta de casa em Garanhuns


Um PM de 28 anos teve seu veículo Chevrolet Cruze, branco, ano 2014, de placas OYS 9033 tomado de assalto na noite de ontem, 26 de dezembro, na Vila do Quartel, em Garanhuns. 

Ele chegava em casa por volta das 23 horas e 30 minutos quando foi abordado por cinco indivíduos que portavam armas de grosso calibre e anunciaram o assalto. Segundo informações, após renderem o policial os assaltantes seguiram com ele dentro do Cruze até Paranatama, onde o deixaram em um matagal. Ainda de acordo com informações, uma pistola além de um celular, foram roubados do policial. 

"Ele (o PM) chegava da casa da namorada, mas os marginais, que estavam em um Ford KA, modelo novo, cor prata, o seguiram até a Vila do Quartel. Quando ele desceu do carro para abrir o portão da garagem foi rendido, colocado dentro do seu carro e levado em direção à Paranatama com uma 12 apontada para sua cabeça. Ele foi deixado em um matagal, mas conseguiu chegar até uma casa na zona rural daquele município de onde ligou para seus familiares", disse uma pessoa próxima ao policial, que ainda revelou que a arma roubada pertence à PM de Alagoas.

A vítima reside na Vila do Quartel em Garanhuns e é soldado da PM em Alagoas, lotado no 10º BPM em Palmeira dos Índios. Após retornar à sua residência, o PM procurou uma delegacia e fez um boletim de ocorrência relatando o assalto que sofreu.

Guarda Municipal de Garanhuns recebe novo fardamento



A Guarda Municipal de Garanhuns receberá um novo fardamento. Os kits com o material de trabalho serão entregues nesta quinta-feira (29) aos 165 servidores do órgão, que atuam na segurança do patrimônio público do município. O fardamento a ser entregue conta com um novo par de coturno, uma gandola, uma calça, uma camiseta branca, uma camisa operacional azul marinho, um boné, um casaco, um cinto de passeio e um cinto operacional, composto por porta-treco, porta-algema e porta tonfa.
Dentre os itens, a carteira de identidade funcional é a novidade deste ano, a qual representa a identidade profissional de cada servidor. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Adilson Sulene, a entrega da carta e do fardamento completo representa o compromisso da gestão para com o servidor. “Tudo isso é mais uma prova do esforço e empenho do prefeito Izaías Régis, bem como o seu compromisso em relação à valorização dos nossos profissionais”, pontuou.
IMG_8684

Com informações da Secom


MÃE É SUSPEITA DE ABANDONAR FILHOS: PM e Conselho Tutelar resgatam crianças em situação de abandono em bairro de Garanhuns

Cinco crianças foram resgatadas em uma ação conjunta da PM e Conselho Tutelar
de Garanhuns na madrugada de ontem, 26 de dezembro, na Rua dos Emboabas, na Liberdade.

De acordo com o Comando do 9. BPM, uma denúncia motivou o resgate.

Os menores estavam trancados na residência da mãe, e a porta precisou ser arrombada para que eles fossem retirados.

A mãe não foi localizada para dar explicações sobre a vulnerabilidade a qual expôs os filhos. Enquanto isso não acontece, as cinco crianças ficarão sob a responsabilidade do Conselho Tutelar de Garanhuns.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O NATAL LUZ DELES: sucesso de evento em Garanhuns estimula Gravatá e Triunfo a investir em festa natalina a partir de 2017


Não se sabe se terá o mesmo nome (Natal Luz), mas, segundo o jornalista Inaldo Sampaio, estimulados pelo enorme sucesso e consagração do Natal Luz de Garanhuns, as cidades de Gravatá e Triunfo, também investirão nesse tipo de evento.

Ainda de acordo com Inaldo, os prefeitos eleitos de Gravatá e Triunfo, Joaquim Neto (PSDB) e João Batista (PR), respectivamente, devem investir, já a partir de 2017 nesse tipo de chamativo turístico para impulsionar a economia de seus municípios.

Governo do Estado abre seleção com 92 vagas pra profissionais de saúde


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abre inscrição para seleção pública simplificada para a contratação temporária de 92 profissionais de saúde. Há vagas para médicos (neonatologista, tocoginecologista, pediatra), biomédicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2017, via sedex ou de forma presencial, na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi - Recife. Mais informações podem ser obtidas no edital, publicado na sexta-feira (23.12) no Diário Oficial do Estado e disponibilizado também no portal.saude.pe.gov.br.

A seleção será feita por meio de avaliação curricular de caráter classificatório e eliminatório. Os candidatos aprovados terão contrato por um período de 24 meses. Para os médicos, a carga horária é de um plantão de 24 horas ou dois plantões de 12 horas. Para as funções de enfermeiros obstetra plantonista e técnico de enfermagem plantonista, a jornada de trabalho será em regime de plantão de 12X60 horas de trabalho. Já o biomédico terá jornada diária de 6 horas, totalizando 30 horas semanais.

Os profissionais serão lotados em hospitais e sedes de Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Goiana. O resultado preliminar da seleção será divulgado em 10 de fevereiro. Os recursos poderão ser feitos entre 13 e 15 de fevereiro e o resultado final será publicado em 24 de fevereiro. 

DISTRIBUIÇÃO - Ao todo, há 12 vagas de médicos neonatologista plantonista, 27 de médicos tocoginecologista plantonista, 12 de médicos pediatra plantonista, 24 de biomédicos diarista, 10 de enfermeiros obstetra plantonista e 07 de técnicos de enfermagem plantonista.

Edital

NA BR-423: Acidente na Vila de Neves mata homem de 32 anos

Um grave acidente ocorrido na noite deste domingo, 25 de dezembro, na BR-423, nas imediações da Vila do Neves, deixou um homem de 32 anos morto.

Ele foi identificado como Thiago da Silva Andrade, que residia no Sítio Sussuarana, zona rural de São João.

A vítima conduzia sua moto, uma Honda CG 150, quando veio a colidir com um caminhão tendo morte instantânea.

A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil compareceram ao local e, após os procedimentos legais o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru, através de serviço funerário.


 Fonte: Arlete Santos

VIOLÊNCIA NO AGRESTE:Homicídio é registrado neste domingo na zona rural de Lajedo


A cidade de Lajedo, distante 34 Km de Garanhuns, voltou a registrar um homicídio. Desta vez o crime ocorreu no domingo, 25 de dezembro, na comunidade Olho D'água dos Pombos, zona rural do município.

A vítima foi um desempregado de apenas 23 anos. De acordo com a PM, dois indivíduos em uma moto teriam cometido o crime se utilizando de uma arma de fogo. Junior Celestino da Silva foi morto com seis tiros na cabeça.

A Polícia procura os assassinos e investiga a possível motivação para o homicídio. Uma viatura do IML compareceu ao local e encaminhou o corpo à sua sede, em Caruaru

Homem de 31 anos é preso após apedrejar fórum municipal e ônibus da Prefeitura em Correntes


Um homem de 31, provavelmente com problemas mentais ou alcoolizado, ( a PM não informou ) foi detido na madrugada deste domingo, 25 de dezembro, danificando o patrimônio público na aprazível e vizinha Correntes. De acordo com as informações, Francisco Américo da Silva, que reside no Povoado Pau Amarelo, foi flagrado quebrando os vidros de um ônibus da prefeitura de Correntes, na Praça Agamenon, centro da cidade. Ao seguir para o local e deter o rapaz, a PM descobriu que ele também já havia quebrado vidros da porta do Fórum Municipal.  Ele foi autuado em flagrante e ficou à disposição da Justiça. 

domingo, 25 de dezembro de 2016

ÍDOLO DOS ANOS 80 E 90: Cantor George Michael morre os 53 anos

Morte de George Michael
George Michael morreu neste dia 25 de dezembro


O cantor britânico George Michael, que ficou famoso nos anos 1980 como integrante do grupo Wham! e, mais tarde, manteve o sucesso na carreira solo, morreu aos 53 anos, informou um representante do artista citado pela imprensa internacional.

Em um comunicado divulgado pela BBC, o representante do artista disse: "É com grande tristeza que podemos confirmar que o nosso astro, irmão e amigo George faleceu pacificamente em casa durante o período de Natal".

"A família gostaria de pedir que a sua privacidade seja respeitada neste momento difícil e emocional", diz o texto.

Nascido Georgios Kyriacos Panayiotou em 1963, Michael permaneceu no Wham! até 1986. Dono de hits como "Careless whisper", "Freedom 90" e "Last Christmas", ele vendeu mais de 100 milhões de álbuns ao longo de uma carreira de quase quatro décadas.

A popularidade de Michael nos 80 e 90 se traduziu em vários prêmios, entre eles três Brit, um MTV e oito indicações ao Grammy, ganhando duas vezes. O cantor é considerado o artista britânico mais reproduzido nas rádios entre 1894 e 2004.


Michael já estampou várias capas por escândalos com drogas. O músico foi condenado a oito semanas de prisão em setembro de 2010 após ter protagonizado um incidente em julho do mesmo ano ao chocar seu veículo contra uma loja de Londres.

Antes, já havia sido proibido de dirigir por cinco anos após ter conduzido um veículo sob efeito de drogas, e por portar maconha.

Em maio de 2014, o cantor passou por uma internação de uma semana por causas não reveladas à época. Ele foi atendido na quinta-feira da semana passada por duas ambulâncias em sua mansão do norte de Londres depois que um amigo acionou os serviços de emergência.

Em maio de 2013 precisou receber tratamento hospitalar após sofrer um acidente de trânsito pelo qual teve que ser levado de helicóptero ao hospital quando seu carro colidiu e ele bateu a cabeça.

No final de 2011, o astro pop teve pneumonia, que o manteve várias semanas internado em Viena, e quase morreu.


Em abril de 1998, Michael foi preso por "ato obsceno" num banheiro de Los Angeles, enquanto estava acompanhado de um homem. Depois do episódio, ele acabou com anos de especulação sobre sua sexualidade e anunciou ser gay.

Antes disso, contudo, Michael teve namoros com mulheres. Uma delas foi a atriz Brooke Shields ("A lagoa azul"). Em sua autobiografia, ela dá detalhes do relacionamento, segundo o site Huffington Post. Brooke teria cogitado, inclusive, perder a virgindade com o cantor. "Minhas roupas estavam praticamente caindo de meu corpo", comentou ela em entrevista ao programa "The Talk", em julho do ano passado. Michael, no entanto, terminou o namoro, sob o argumento de que precisava se concentrar na própria carreira. 

G1

Cadáver é encontrado na zona rural de Caetés

Um cadáver sem identificação, do sexo masculino foi encontrado neste sábado (24/12), em uma estrada carroçável do Sítio Pau Ferro, as margens da rodovia BR-424, em Caetés, cidade próxima a Garanhuns. 

De acordo com a PM, que foi acionada para comparecer ao local, o corpo apresentava lesões, possivelmente causada por objeto perfurocortante. Ainda de acordo com os policiais, a vítima, que pelas características aparentava ter entre 18 e 25 anos, estava com as mãos amarradas, sendo possivelmente assassinada na madrugada do sábado.  O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

VIOLÊNCIA EM GARANHUNS: Mulher esfaqueia companheiro no bairro da Massaranduba


Uma doméstica de 56 anos foi detida por uma guarnição da PM quando tentava se evadir do bairro Massaranduba, em Garanhuns. De acordo com a PM, a fuga da suspeita ocorreu após ela esfaquear o companheiro com o qual é amasiado.  A mulher foi identificada como Maria Dilma do Santos Alves, e a vítima é o aposentado Antônio Barbosa da Silva, 69 anos. Os dois residem na Rua Cantora Marinez, na Massaranduba.

A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 20 horas de ontem, véspera de Natal, na residência do casal. Quando a PM chegou ao local, encontrou o aposentado caído no chão da cozinha de sua residência com uma faca “tipo peixeira” cravada na barriga. 

Uma testemunha informou que o fato ocorreu por causa de uma discussão que teria acontecido entre o casal. O ferido foi socorrido pelo Samu até o Hospital Dom Moura. Já a agressora foi presa pela PM e conduzida à Delegacia Regional. Ela foi autuada em flagrante e encaminhada a audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.

HOMICÍDIO EM CANHOTINHO: vigilante morre ao ser alvejado por disparos de arma de fogo; dois ficaram feridos


Um vigilante noturno, residente no Distrito de Vila Nova em Quipapá, morreu após ser alvejado por disparos de arma de fogo por volta das 20h30min deste dia 24/12 quando fazia rondas no distrito de Paquevira, em Canhotinho. A vítima fatal é Paulo André Claudino André Claudino, de 21 anos. Mais dois vigilantes que estavam com Paulo André também foram atingidos por tiros e socorridos para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns. Os dois também residem em Quipapá.

Os sobreviventes foram identificados como Danilo Timóteo da Silva, de 20 anos e Wedson José Araújo de Lima, de 29. Eles foram alvejados nos braços, mãos e pernas e informaram que faziam rondas de rotina no Distrito de Paquevira quando foram surpreendidos por vários disparos de arma de fogo. Ainda de acordo com Danilo e Wedson, não foi possível saber de onde partiram, nem quem efetuou os disparos que mataram o vigilante Paulo André.

 O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao IML em Caruaru. A Polícia Civil, que esteve no local, investigará o homicídio. Não há informações sobre o paradeiro dos assassinos.

sábado, 24 de dezembro de 2016

LEVARAM 300 REAIS: Salão de cabeleireiro é assaltado por marginais armados em Garanhuns


Um salão de cabeleireiro foi alvo da ação de uma dupla de assaltantes na noite de ontem, 23 de dezembro, aqui em Garanhuns. O estabelecimento comercial fica na Avenida José Leitão, no bairro da Boa Vista. A vítima disse que estava no salão quando foi surpreendida por dois indivíduos armados. Eles anunciaram o assalto e roubaram a importância  de 300 reais, fugindo em seguida em uma moto  Biz vermelha de placas não anotadas.  A PM fez diligências para tentar localizar os marginais, mas não obteve sucesso. 

AMEAÇOU VÍTIMA COM FAÇÃO: Homem enciumado é preso no Manoel Xéu após quebrar todos os vidros do carro de namorado da ex-companheira


Um surto de ciúme levou um homem de 31 anos residente no bairro Manoel Cheu para a cadeia na madrugada desta sexta, 23 de dezembro. 

De acordo com a PM, neste mesmo horário, ele se armou com um facão e se dirigiu a casa da ex-companheira no referido bairro e a ameaçou de morte. Não ficou por aí a ira do homem. Ainda utilizando o facão, ele quebrou todos os vidros do carro do atual namorado da ex-companheira, evidenciando que a motivação para o cometimento da ação criminosa foi o ciúme. 

A doméstica fez o certo. Denunciou a agressão à polícia, que conseguiu prender o suspeito na casa da vítima. As partes foram conduzidas à 18ª DESEC, Garanhuns, onde o acusado foi autuado em flagrante e apresentado em Audiência de Custódia ( momento onde um juiz decide se relaxa ou mantém a prisão do suspeito)

DENUNCIAR É O MELHOR CAMINHO :Número de ocorrências de violência contra a mulher cai 3,5% em 2016 em Garanhuns


Os dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) divulgou o número de boletins de ocorrência registrados entre os meses de janeiro a novembro de 2016. 

Foram verificadas 470 ocorrências, tendo uma baixa de 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior – quando foram efetuados 488 boletins. Os números foram distribuídos em 10 categorias, que se dividiram entre ameaça, dano, difamação, estupro, extravio, invasão de domicílio, injúria, lesão corporal, vias de fato e outros. 

A categoria que mais apresentou ocorrências foi a de ameaça, com 220 casos. No ano de 2015, os casos da mesma categoria somavam 267.A Secretaria da Mulher (Secmul), que atua em parceria direta com a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, registrou, nesse mesmo período de tempo, 888 atendimentos. Pela Secmul, são oferecidos acompanhamentos social, psicológico e jurídico às mulheres vítima de algum tipo de violência.

A titular da pasta, Eliane Simões Vilar, falou sobre a parceria que a Secmul faz com a Deam. “Verificamos um número muito maior de atendimentos até meados de dezembro. Significa que as mulheres se sentem mais à vontade para denunciar e buscar ajuda, pois confiam no serviço de acolhimento oferecido pela Prefeitura Municipal e na rede composta pelos representantes da Câmara Técnica. No tocante à Delegacia da Mulher, nossa parceria é intensa, com diálogo constante dos casos que se apresentam. A delegada titular está sempre muito atenta aos casos mais graves, que precisam de acompanhamento técnico da Secmul ou de abrigamento imediato, para que possamos evitar o feminicídio desta assistida”, explica.

A delegada Débora Bandeira, responsável pela Deam, falou sobre a diminuição do número de boletins de ocorrência. “A gente percebe que aumentou o número de requerimentos das medidas protetivas. Nós orientamos às mulheres a fazerem essas medidas, e elas podem perceber que são cumpridas e eficazes. Essas medidas impedem o agressor de cometer novas infrações. Além disso, a parceria com Ministério Público, a Secmul e o Poder Judiciário favorecem um bom resultado para o trabalho da polícia”, afirmou.

Com informações da Secom

Professores da Rede Municipal de Ensino receberão terço das férias, diz prefeitura de Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns vai efetuar, na próxima quarta-feira (28), o pagamento de um terço das férias dos professores, e outros servidores da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), da Rede Municipal de Ensino. O valor será pago aos 886 profissionais da educação. De acordo com a Secretaria de Administração (SAD), o montante bruto gerado é de 714.633,46 – setecentos e quatorze mil, seiscentos e trinta e três reais e quarenta e seis centavos.

A gestão municipal mantém, ao longo de todo o ano letivo, diversos compromissos com a categoria, incluindo o pagamento do piso salarial nacional e a participação dos servidores na construção do planejamento educacional. “É nossa preocupação a manutenção e valorização dos servidores, em todas as áreas, então também esperamos que esse pagamento tenha reflexo, inclusive, nas vendas de Natal e final de ano, movimentando a economia local”, enfatiza o prefeito Izaías Régis. 

 Com informações da assessoria de imprensa do Governo Municipal

BINÁRIO NA BOA VISTA: Apertada e congestionada,tradicional Rua São Miguel terá sentido único a partir de janeiro, assegura prefeitura


A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) deu início, nesta sexta-feira (23), à implantação da sinalização que irá demarcar o sistema binário do bairro Boa Vista. A iniciativa é promover maior fluidez e segurança nas vias de Garanhuns – previsão é que o projeto comece a funcionar em janeiro de 2017.

A etapa inicial consiste implantação da sinalização vertical das vias, através da instalação de placas, que permanecem cobertas até que o binário comece a funcionar. O projeto irá transformar ruas com sentido duplo em mão única, abrangendo o perímetro da rua São Miguel, avenida Sul e José Leitão.Como é padrão na instalação dos binários, haverá inicialmente um período de orientação com blitz educativas até que a população se adapte. 

Com as mudanças, a rua São Miguel (popularmente conhecida como rua de Correntes) funcionará da Cohab II com sentido ao Centro, apenas. Já a avenida Sul passa a ter sentido único do Centro para Cohab II/Boa Vista e a avenida José Leitão terá do sentido Centro para Boa Vista.

O presidente da AMSTT, coronel Emmanuel Leite, reforçou o compromisso de buscar uma sintonia com o interesse público, sempre contando com as sugestões para a construção de um trânsito melhor. “Esse binário era muito esperado pela população, sendo mais uma das ações que estamos realizando para atender com excelência os condutores do nosso município, melhorando o fluxo dos veículos nestas vias que receberão as mudanças”, finalizou.

Com informações da Secom PMG (Cloves Teodorico e Aquiles Soares)

TRAGÉDIA NO NATAL: Mulher cai em cisterna no quintal de casa e morre afogada em Garanhuns


Uma mulher de 54 anos morreu afogada após cair em uma cisterna no quintal de sua casa, situada na Rua Conselheiro João Alfredo, no bairro da Brasília. Os Bombeiros chegaram a ser acionados mais já encontraram Luzinete Gonçalves de Azevedo, a Nete, morta. De acordo com parentes, Nete tinha o hábito de fumar próximo a borda da cisterna e se queixava de tonturas, o que pode, ainda segundo os familiares, ter sido a causa do afogamento. A Policia civil foi acionada para proceder com a liberação do corpo, que foi encaminhado ao IML em Caruaru.

Fonte: Arlete Santos

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

VIOLÊNCIA NO AGRESTE: Duplo homicídio é registrado na tarde desta sexta-feira, em Águas Belas

Foto: Arlete Santos

Dois homens foram mortos por volta das 14 horas desta sexta-feira, 23/12, em Águas Belas. 

O crime ocorreu às margens da BR-423, que liga aquele município a Garanhuns, mais precisamente nas imediações do Povoado Espingarda. 

De acordo com a PM, as duas vítimas trafegavam em um Pálio quando o condutor foi atingido por disparos de arma de fogo feito por dois homens em uma moto. Os tiros foram dados quando o carro reduziu de velocidade para passar por uma lombada. Alvejado, o motorista perdeu o controle e bateu em um barraco às margens da BR. 

 Além do condutor, o passageiro do veículo também foi atingido e morreu. As vítimas são: Adelmaro Barbosa da Silva, o Dedé, 69 anos e Everaldo Pereira da Silva, o Melado. Os corpos foram encaminhados para o IML, em Caruaru. Os assassinos fugiram após a ação criminosa e não foram localizados. A Polícia Militar vai investigar o duplo homicídio.

CONSOLIDADO: Blog de Arlete Santos completa um ano com a expressiva marca de 3,5 milhões de visualizações

Arlete Santos. Foto/Arquivo pessoal

A produtora  Arlete Santos terá um Natal com três milhões e quinhentos mil motivos a mais para comemorar. É que o blog criado por ela em dezembro de 2015 está completando um ano neste dia 23 de dezembro com a expressiva marca de 3,5 milhões de visualizações, um número e tanto para os padrões do Agreste Meridional. 

Tendo como carro chefe as notícias policiais, seara que Arlete Santos domina como poucos haja vista sua experiência de mais de 20 anos de Ronda Policial, o blog se destacou ao longo deste ano por levar informação de maneira didática, célere e em tempo real aos internautas. O resultado deste trabalho sério foi reconhecido e, um ano após criado, o Blog de Arlete Santos virou referência na cena policial do Agreste como um dos melhores veículos de informação de Garanhuns e região.

"Quero aqui agradecer à todos por cada acesso, por acreditarem e confiarem no meu trabalho e aqui mais uma vez reafirmar o compromisso de procurar sempre trabalhar com humildade, honestidade, respeito e seriedade.Aos parceiros , informantes, leitores, anunciantes, amigos e familiares, o meu mais sincero obrigada, pois sem a valiosa colaboração de vocês a realização desse trabalho seria impossível", escreveu Arlete Santos em uma postagem comemorativa da expressiva marca. 

CLIQUE AQUI E ACESSE O BLOG DE ARLETE SANTOS

NATAL SANFONADO: Confira a programação do Natal Luz para o final de semana



A partir desta sexta-feira (23), Garanhuns volta a receber milhares de turistas para prestigiar a programação cultural do Natal Luz 2016. 

Em seu sétimo final de semana, o evento contará com shows no Palco Prefeitura, desfile de Papai Noel e espetáculo com fantoches. As apresentações seguem até o domingo (25) – voltando apenas na Noite da Virada, dia 31.

Na sexta-feira (23), os garanhuenses e turistas que estiverem na cidade poderão prestigiar uma extensa programação no Palco Prefeitura. O Reisado Os Três Reis do Oriente será a primeira atração da noite, iniciando a partir das 20h. Logo em seguida, subirá ao palco a cantora garanhuense Amanda Back, com o “Show Acústico”.Para finalizar a programação da noite, será a vez da apresentação do projeto de regionalização do Natal, o Natal Sanfonado. O grupo é formado pelos artistas Petrúcio Amorim, Rogério Rangel, Nádia Maia, Iráh Caldeira, Roberto Cruz, Andrezza Formiga, Dudu do Acordeon, André Macambira, Pecinho Amorim, Almir Rouche, Cesar Amaral e Benil.

Na véspera de Natal, sábado (24), a programação será do Polo Infantil, instalado na Praça Souto Filho, conhecida popularmente como Praça da Fonte Luminosa, que foi umas das novidades desta edição do evento. A partir das 18h, será apresentado no local “O Natal Feliz de Joãozinho e Mariazinha”, da Animatrilha Fantoches.

Para encerrar o final de semana, no domingo (25) será realizado o último Desfile do Papai Noel, na Avenida Santo Antônio, a partir das 18h. Às 19h, a Casa do Papai Noel será aberta para visitação. Logo em seguida, será iniciada a programação no Palco Prefeitura. Nesta noite, o público poderá conferir à encenação teatral da Animatrilha Fantoches, a Orquestra Manoel Rabelo e um show da cantora Andréia Amorim.

Com informações da assessoria de imprensa

QUINTA SANGRENTA:Estudante e ajudante geral são vítimas de tentativa de homicídio no Indiano


A quinta-feira, 22 de dezembro, no perímetro urbano de Garanhuns foi violenta. Não bastasse o registro de dois homicídios e algumas queixas de assaltos à mão armada, mais uma ocorrência, desta vez no Indiano contribuiu para aumentar esta triste estatística. 

De acordo com a PM, o referido bairro foi palco para uma dupla tentativa de homicídio. O crime ocorreu por volta das 21 horas na rua Leão 13. As vítimas disseram que estavam conversando nas proximidades da residência de uma delas quando, de repente surgiram três indivíduos  de naturalidade alagoana, que se mudaram recentemente para o bairro. Ainda segundo o relato das vítimas, os suspeitos são conhecidos pelos apelidos de: Bigode, Minho e Clebson.   

Minho, de revólver em punho, atirou em Carlos Pinheiro de Santana Filho, atingindo-o no olho direito. Outro jovem que estava com Carlos, identificado como sendo Carlos Wellington da Silva Santos reagiu tentando tomar a arma do atirador, mas foi atingido por um tiro na altura da virilha. Os suspeitos fugiram e os feridos foram removidos para o hospital. A Polícia Civil vai investigar o caso. As vítimas residem no Indiano.

ERA HOMICIDA E TRAFICANTE: Foragido da Justiça paraibana é preso pela PRF em Garanhuns


Homem estava em um ônibus interestadual que vinha do Rio de Janeiro em direção ao município paraibano de Guarabira 

 Um foragido da justiça paraibana foi detido pela Polícia Rodoviária Federal na noite da última quinta-feira (22), na BR 423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O homem, de 30 anos, era procurado pelos crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas e formação de quadrilha, a partir de um mandado expedido em outubro deste ano pela Vara Única da Comarca de Alagoa Grande, na Paraíba. Agentes da PRF realizavam uma fiscalização próximo ao posto de Garanhuns, quando deram ordem de parada a um ônibus que havia saído da capital do Rio de Janeiro com direção ao município paraibano de Guarabira. Durante a consulta, foi descoberto o mandado em aberto contra um dos passageiros, que não ofereceu resistência. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia Regional da Polícia Civil de Garanhuns, para a continuidade dos procedimentos legais.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

POPULAÇÃO PEDE PROVIDÊNCIAS:Dupla de assaltantes agindo em uma moto amedronta moradores do Magano


Moradores do Magano estão preocupados com a onda de assaltos à mão armada no bairro. Em contato com o V&C, alguns deles fizeram um apelo ao Comando do 9º BPM para intensificar as rondas em uma das comunidades mais tradicionais e antigas do município. 

"Todos os dias aqui no Magano tem assalto. Dois caras em uma moto, e armados, estão parando e roubando as pessoas que estão nas portas (de casa). O garupa desce da moto, aponta a arma pra vítima e anuncia o assalto.  Queria que a imprensa publicasse essas informações para que as autoridades tomem alguma providência", disse um morador do magano em contato com o blog.

Ainda segundo ele, houve um assalto no último dia 20, e outro ontem, geralmente à noite. Os homens atuam com uma moto 150 que, segundo uma das vítimas, é preta. Os assaltos mencionados nesta publicação aconteceram na Rua Julião Cavalcante  e adjacências 

 " Estamos apelando para as pessoas que foram assaltadas para elas irem na delegacia e fazer um B.O. para que a polícia fique ciente que está acontecendo isso no Magano", finalizou o internauta.

O SEGUNDO EM MENOS DE 24 HORAS: Garanhuns registra mais um homicídio nesta quinta, 22 de dezembro



Garanhuns no Agreste de Pernambuco, registrou na tarde desta quinta-feira (22), o 49º homicídio do ano de 2016, sendo o 2º em menos de 24 horas.

A vítima desta vez foi, Diego Viana Dias, vulgo “Burra” de 25 anos, as primeiras informações dão conta que ele estava em um bar, quando três elementos desceram de um veículo de cor escura e efetuaram vários disparos de arma de arma de fogo, ainda segundo informações um irmão da vítima também foi alvejado a bala mais não corre risco de morrer. Ele foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura, o crime aconteceu na Rua Santa Quitéria, no bairro de Heliópolis.

Com informações do Agreste Violento

NÃO SERÃO RECONTRATADOS: Em entrevista, Izaías detona governador e confirma que vai diminuir número de contratados e comissionados na Prefeitura de Garanhuns a partir de janeiro


Apesar de enfatizar que está com as finanças do município em dia, o prefeito reeleito de Garanhuns, Izaías Régis, (PTB), voltou a confirmar que vai diminuir o número de contratados e comissionados lotados na Prefeitura de Garanhuns, já a partir de janeiro. A afirmação foi feita ao radialista Ciro Bezerra, da Rádio Jornal. "Já estamos com a equipe montada e quero que o segundo mandato seja melhor que o primeiro. Evidente que temos que tomar algumas medidas de ajuste. Por exemplo, já em janeiro vamos diminuir o número de contratados e comissionados, o que vai acarretar uma economia na folha de pagamento de mais de um milhão de reais", frisou o prefeito, que não revelou quantos servidores não serão recontratados.  

Régis também  disse na entrevista que se esforçou durante todo o primeiro mandato para fazer uma gestão fiscal que possibilitou, não apenas manter a folha de pagamento em dia, como também antecipar os salários de dezembro, inclusive o décimo terceiro. O repasse aos fornecedores do município também está em dia, segundo o prefeito. 

Izaías também aproveitou os microfones da Jornal para detonar o Governo do Estado que, na visão do gestor, abandonou Garanhuns. "A relação do Governo do Estado com a nossa cidade é muito complicada. O governador hoje só atende aos prefeitos do PSB e aliados, isso quando atende. Ele abandonou Garanhuns, não fez nada pela cidade nestes dois anos, a não ser os repasses do FEM, "alfinetou.





Bandidos explodem cofre da Caixa Econômica Federal em Buíque


Um grupo criminoso explodiu na madrugada desta quinta-feira (22) o cofre da agência da Caixa Econômica Federal, no Centro de Buíque, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 15 homens entraram na unidade por volta das 2h, explodiram o cofre e levaram quatro malotes de dinheiro.

Ainda de acordo com a PM, testemunhas informaram que os suspeitos fugiram em quatro veículos diferentes. Grupo fugiu e até o momento não foi identificado. A quantia levada pelos criminosos não foi divulgada. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Federal.

Do G1

Homem de 27 anos é assassinado em Garanhuns


Um homem foi assassinado na madrugada desta quinta-feira (22) na Rua Governador Mario Covas, no bairro da Cohab II, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a polícia, o ex-presidiário Ariston Antônio da Silva, de 27 anos, foi alvejado por cerca de três disparos de arma de fogo, o tiros foram disparados por um traficante que teria se desentendido com a vítima, após o crime o autor fugiu tomando destino ignorado, a Polícia Civil compareceu ao local, realizou o levantamento do local do crime e liberou o corpo para ser levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Com esse sobe para 48 o número de homicídios este ano em Garanhuns, o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.

Com informações do Agreste Violento

Atualização: o autor do homicídio é  Leandro Gonzaga, de 22 anos, residente  na Rua Governador Mário Covas, Cohab 2, que encontra-se foragido.

Compesa flagra furto de água em 12 propriedades de Lagoa do Ouro


Com o objetivo de preservar o único manancial que abastece o município de Lagoa do Ouro, situado no Agreste do estado, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou mais uma ação de fiscalização para identificar furtos de água e contou com o apoio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), do Ministério Público do Estado (MPE) e da Polícia Militar. A operação ocorreu, ontem (21), e percorreu um trecho de 20 quilômetros ao longo do Riacho da Palha, manancial de onde é captada água para a barragem que atende a população de Lagoa do Ouro, em torno de seis mil pessoas.

Durante a fiscalização, a Apac notificou 12 propriedades da região que estavam retirando água do riacho sem autorização, por meio de pequenas barragens, para ser utilizada na irrigação de plantações de batata-doce. Também foram recolhidas duas bombas. "A cidade está vivendo uma crise hídrica, a estiagem prolongada levou a reduzir significativamente o nível da Barragem do Riacho da Palha, que está agora com 3% da sua capacidade total, que é de 25 mil metros cúbicos. Por isso, as retiradas de água ao longo do riacho estavam agravando a situação. Vamos monitorar os resultados da operação", informa o gerente da Unidade de Negócios, Igor Galindo.

Nesta semana, devido à queda no nível da barragem, a Compesa precisou adotar o calendário de abastecimento no município - que antes recebia água todos os dias - com o rodízio de um dia com água para 12 dias sem. A cidade, conta com 2,2 mil ligações, foi dividida em três setores que são atendidos com uma vazão de 9,3 litros por segundo, sendo necessário a Compesa dar um intervalo de oito dias para voltar a retirar água da barargem. Os imóveis localizados nas áreas mais críticas da rede que não forem abastecidos, receberão reforço com carros-pipa ao final de cada ciclo do calendário.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

EM 4º, JUCATI SURPREENDE: Prefeitura de Garanhuns cai 19 posições no ranking dos municípios mais transparentes do estado em 2016



De 4º em 2015 para 23º em 2016. Foi essa a colocação da Prefeitura de Garanhuns no Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco 2016 divulgado nesta quarta, 21 de dezembro pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). 

Tal como ano passado, o ranking foi liderado por Recife, a única que alcançou o índice considerado como desejado. Garanhuns obteve um índice de 596. Apesar da queda de 19 posições, o município manteve-se no universo classificado como "moderado". 

A boa surpresa foi a pequena Jucati, no Agreste Meridional que, com 670,5 pontos, apareceu na quarta posição entre os 184 municípios pernambucanos no ranking da transparência. Cachoeirinha (7º), Iati (11º), Bom Conselho (12º), Lagoa do Ouro (16º), Calçado (17º) também se destacaram na região que tem Garanhuns como cidade polo. 

Mesmo despencando 19 posições, podemos considerar o resultado da Prefeitura de Garanhuns dentro do aceitável haja vista o estado possuir 184 municípios e a Cidade das Flores aparecer na 23ª colocação em 2016. Entretanto, a queda deve servir de estímulo para que o Governo Municipal trace um objetivo de ascensão no ranking para 2017, já que, quanto mais transparente é o município, mais os cidadãos têm controle e conhecimento das ações de governo, podendo fiscalizar melhor seus gestores.  

METODOLOGIA
O estudo foi feito a partir de um diagnóstico dos portais da transparência das prefeituras, entre os meses de julho e setembro deste ano. Para cada portal avaliado foi calculado o ITMpe - Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco, que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De acordo com o valor obtido, os portais foram classificados em cinco níveis de transparência, Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.

Segundo o levantamento,  30% das prefeituras ampliaram o seu nível de transparência, 61% permaneceram na mesma situação de 2015 e 9% apresentaram uma diminuição na pontuação do índice, de acordo com a metodologia adotada pelo TCE.

O percentual de prefeituras que encontram-se nos níveis Moderado e Desejado aumentou de 27% em 2015 para 43% em 2016. A taxa de municípios enquadrados nos níveis Inexistente, Crítico ou Insuficiente que era de 73% em 2015, passou para 57% este ano.

"O estudo mostra que os municípios com menor índice de transparência são os que apresentam os maiores problemas de gestão, o que comprova que a transparência pode ser uma grande aliada do controle social e do Tribunal de Contas em suas ações de fiscalização", afirmou Fausto Stepple, chefe do Núcleo de Auditorias Especializadas.

O trabalho de aferição do ITMpe foi iniciado pelo Tribunal de Contas em 2015, com o intuito de estimular a melhoria da transparência pública, facilitando consequentemente, o controle social. Na ocasião foram enviados Alertas de Responsabilização  aos gestores para que envidassem esforços no sentido de implantar melhorias em suas administrações, bem como formalizados 05 processos de gestão fiscal que resultaram em aplicação de multas por descumprimento da legislação. Este ano o TCE pretende intensificar as ações com vistas a aprimorar a qualidade das informações disponibilizadas aos cidadãos.


PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI


As informações detalhadas sobre o ITMpe 2016 estão disponíveis no site do TCE. Clique aqui e acesse.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger