quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Desembargador derruba liminar da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns e Líder World Park permanecerá na Praça Mestre Dominguinhos


O Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio da Primeira Câmara Regional de Caruaru, pelo seu desembargador relator Márcio Fernando de Aguiar Silva, decidiu suspender os efeitos de uma liminar da Justiça que ameaçava a permanência do parque de diversões Líder World Park na Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns. 

É que o juiz da vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns, Glacidelson Antônio, ao julgar um pleito do Parque de Diversões União, havia determinado que o município concedesse a permissão de uso do espaço da referida praça para a instalação deste parque. O problema é que a prefeitura havia cancelado a cessão para o União e concedido para o Líder Worl Park, o que motivou o acionamento da Justiça. 

ENTENDA
Na sua exposição de motivos, o Parque União alegou que contratou com o Município de Garanhuns sua instalação  no período de 01 de dezembro de 2016 a 02/01/2017 pagando a taxa correspondente. Porém, faltando menos de um mês para a instalação do mesmo, a prefeitura comunicou o cancelamento da cessão, segundo o União sem nenhuma justificativa, optando pelo Líder World Park. O juiz havia determinado, sob pena de multa, que o município determinasse a retirada do Líder Park da Praça Mestre Dominguinhos e concedesse a cessão ao Parque União. Mas, com a nova decisão judicial de segunda instância, o Líder Park deve permanecer na cidade até o dia 02 de janeiro. 

PARA  SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO CLIQUE AQUI

Acusado de homicídio é preso em flagrante por ameaçar companheira em Garanhuns

Do Diário de Pernambuco

Um homem acusado de homicídio foi preso, na tarde desta terça-feira, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, por violência doméstica. Cícero Silva dos Santos, de 42 anos, foi detido em flagrante na casa em que morava, no bairro Cohab III. Ele foi preso por ameaçar a companheira Joseilma Venceslau de Araújo, 42.

 O caso estava sendo investigado pela delegada Débora Tenório, da Delegacia da Mulher de Garanhuns. O crime é afiançável, mas o suspeito não conseguiu pagar a fiança e foi encaminhado para uma audiência de custódia. Segundo a polícia, ele já tem antecedentes criminais por um homicídio em Joaquim Nabuco, em 1997, e estava em liberdade condicional.


Aborto até o terceiro mês não é crime, decide turma do Supremo


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (29) descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo nesta terça-feira.

A decisão da Turma foi tomada com base no voto do ministro Luís Roberto Barroso. Para o ministro, a criminalização do aborto nos três primeiros meses da gestação viola os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, o direito à autonomia de fazer suas escolhas e o direito à integridade física e psíquica.


A decisão da Primeira Turma do STF foi tomada com base no voto do ministro Luís Roberto BarrosoJosé Cruz/Agência Brasil

No voto, Barroso também ressaltou que a criminalização do aborto não é aplicada em países democráticos e desenvolvidos, como os Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido e Holanda, entre outros.

“Em verdade, a criminalização confere uma proteção deficiente aos direitos sexuais e reprodutivos, à autonomia, à integridade psíquica e física, e à saúde da mulher, com reflexos sobre a igualdade de gênero e impacto desproporcional sobre as mulheres mais pobres. Além disso, criminalizar a mulher que deseja abortar gera custos sociais e para o sistema de saúde, que decorrem da necessidade de a mulher se submeter a procedimentos inseguros, com aumento da morbidade e da letalidade”, decidiu Barroso.

Apesar de admitir a descriminalização do aborto nos três primeiros meses, Barroso entendeu que a criminalização do procedimento pode ser aplicada a partir dos meses seguintes.

“A interrupção voluntária da gestação não deve ser criminalizada, pelo menos, durante o primeiro trimestre da gestação. Durante esse período, o córtex cerebral – que permite que o feto desenvolva sentimentos e racionalidade – ainda não foi formado, nem há qualquer potencialidade de vida fora do útero materno. Por tudo isso, é preciso conferir interpretação conforme a Constituição aos Artigos 124 e 126 do Código Penal, para excluir do seu âmbito de incidência a interrupção voluntária da gestação efetivada no primeiro trimestre”, disse Barroso.

Prisões

O caso julgado pelo colegiado tratava da revogação de prisão de cinco pessoas detidas em uma operação da polícia do Rio de Janeiro em uma clínica clandestina, entre elas médicos e outros funcionários. Os cinco ministros da Primeira Turma votaram pela manutenção da liberdade dos envolvidos. Rosa Weber, Edson Fachin acompanharam o voto de Barroso. No entanto, Marco Aurélio e Luiz Fux não votaram sobre a questão do aborto e deliberaram apenas sobre a legalidade da prisão.

PM prende traficantes e apreende 70 kg de maconha em São João

Suspeitos - crédito - Arlete Santos

A PM tirou de circulação cinco traficantes e apreendeu 70 Kg de maconha na cidade vizinha de São João.

A ação policial ocorreu por volta das 23 horas de ontem, 20 de novembro, na Rua Higino da Costa, centro daquele município. Foram presos: José Lui da Silva, 49 anos, residente na Rua Higino da Costa, São João; Lincoly da Silva Miranda, 20 anos, residente no Parque Fênix;Tiago Bernadino da Silva, o Araruta, 20 anos, residente em São João; Edson Fernando dos Santos, o Manteiga, 24 anos, residente na zona rural de Caetés e Anselmo Silva Campos 28 anos, também residente na zona rural de Caetés. 

Todos os acusados têm passagem pela Polícia.  Ainda de acordo com  a PM, a droga foi encontrada em um veículo e estava dividida em cinco sacos. O suspeito Thiago Bernadido admitiu ser sua a grande quantidade de maconha apreendida. Segundo ele, o entorpecente custou 20 mil reais e seria vendido no Recife. José Luiz seria o encarregado de realizar a entrega na capital. Em um segundo veículo conduzido por Manteiga, a PM encontrou a quantia de 11 mil reais em espécie e um cheque no valor de 2.800 reais.

 Foram apreendidos ainda, 07 (sete) aparelhos celulares que estavam com os suspeitos. Todos foram , e autuados em flagrante  pelo crime de tráfico de entorpecente e foram recolhidos a uma unidade prisional do Agreste Meridional

Assalto na zona rural de Lagoa do Ouro

Outro assalto também foi registrado na zona rural de Lagoa do Ouro por volta das 22h30min desta terça, 29 de novembro. De acordo com a PM, as vítimas desciam do ônibus que transporta  estudantes quando foram surpreendidas por dois indivíduos armados, não identificados em uma motocicleta. A dupla anunciou o assalto e subtraiu  aparelhos celulares de de marca Samsung. As vítimas não souberam informar características dos imputados e foram orientadas a registrar ocorrência na DP. Ninguém foi preso. 

Carro a serviço da Prefeitura de Capoeiras é roubado na zona rural do município


Um motorista de 33 anos teve seu Fiat Uno roubado na manhã de ontem, na zona rural de  Capoeiras. O assalto ocorreu no Sítio Mimoso. A vítima informou que trafegava pelo local quando foi interceptada por 02 (dois) elementos utilizando uma motocicleta de dados não anotados e anunciaram o assalto subtraindo o automóvel, que é locado pela prefeitura de Capoeiras/PE. A PM fez diligência na área, porém,sem êxito. Os dados foram confeccionados e apresentados à 142ª Seccional de  Capoeiras que vai investigar o caso.

DADOS DO CARRO
FIAT/UNO MILLE WAY ECON PLACA KHY3168 COR PRATA ANO 2010

terça-feira, 29 de novembro de 2016

DESINSTITUCIONALIZAÇÃO: Hospital da Providência de Garanhuns é descredenciado do SUS


Após 18 meses trabalhando no processo de desinstitucionalização em saúde mental, Pernambuco descredencia mais um hospital psiquiátrico privado de longa permanência. Nesta quarta-feira (30.11), a Secretaria de Saúde de Garanhuns e demais municípios da V Região de Saúde, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), da Gerência Regional de Saúde (Geres) e Gerência Estadual de Atenção a Saúde Mental (Gasam), promovem o retorno dos últimos pacientes do Hospital da Providência ao seu município de origem. Ao todo, serão 120 leitos descredenciados que vinham sendo paulatinamente desativados. Os usuários foram reintegrados ao convívio familiar e aproximadamente 16 pessoas foram acolhidos em duas residências terapêuticas no município de Garanhuns. Todos passarão a ser atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Residências Terapêuticas da região e, quando necessário, no Hospital Regional Dom Moura.
“Todo o processo de descredenciamento do Hospital da Providência foi realizado em sintonia com a direção da unidade, com o município e o Estado, respeitando a singularidade de cada usuário e de suas necessidades. Fizemos contato com os familiares dos pacientes, para reintegrá-los a esse convívio social e comunitário. A rede de saúde, que vai desde os componentes da atenção básica, unidades especializadas e unidades de urgência e emergência, também vem sendo qualificada e ampliada para realizar o atendimento desses pacientes dentro do novo modelo de atenção psicossocial”, afirma o gerente de Saúde Mental da SES, João Marcelo Ferreira.

O fechamento do Hospital da Providência faz parte da implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado, que tem o objetivo de avançar com a proposta da Reforma Psiquiátrica regulamentada pela Lei 10.216/01 e Portaria n. 3.088, de 23 de Dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. Desde outubro, a unidade já não recebia novos pacientes.

Atualmente, a rede de atenção psicossocial da V Geres, que engloba 21 municípios, é formado por 10 CAPs, sendo 01 CAPS III (funcionamento 24hs) e um CAPs AD em Garanhuns, 01 CAPS Infantil em Angelim e os demais, do Tipo CAPS I, nos municípios de Capoeiras, Canhotinho, Águas Belas, São João e Jucati, além de 06 leitos de enfermaria psiquiátrica no Hospital Dom Moura.

Além do referido processo de desinstitucionalização do Hospital da Providencia, a Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com os municípios, vem induzindo outros três processos de descredenciamento de hospitais Psiquiátricos e de fortalecimento de rede local (Rede de Atenção Psicossocial - RAPS), como por exemplo, a Comunidade Terapêutica de Olinda (CTO).

HISTÓRICO – Nos últimos sete anos, o Estado descredenciou 1.982 leitos psiquiátricos, os quais distribuídos em oito instituições. Ainda estão em funcionamento em torno de 715 leitos agudos em 06 hospitais, sendo 490 de agudos (para situações de crise) e 240 de longa permanência.

Com informações da Assessoria

TEVANO BRILHOU MAIS UMA VEZ: ​​Garanhuns segue bem representado no Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô


O atleta e professor Carlos Tevano e o judoca Júlio César Vilela, de 15 anos representaram o município de Garanhuns no XVI Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô na cidade de Santa Maria (RS), realizada pela Liga Nacional de Judô Brasil e Liga Riograndense de Judô. O campeonato aconteceu de 25 a 27 de novembro e contou com mais de 800 judocas, representando 15 estados brasileiros

Tevano obteve o título de campeão e assim conquistou pela décima terceira vez essa titulação. Já Júlio César foi vice campeão. Durante o evento foi concedido ao professor e judoca Carlos Ubirajara à promoção de 6º Dan tornando-se um Kodansha.

Com informações da Prefeitura de Garanhuns

Avião com equipe da Chapecoense cai na Colômbia e deixa mais de 70 mortos

Com informações, links, texto e foto do G1

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, caiu na madrugada desta terça-feira (29). Segundo autoridades colombianas, há mais de 70 mortos e seis sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino a Medellín.
Segundo as autoridades colombianas, a aeronave levaria 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. No entanto a lista inclui quatro que não embarcaram e estão vivas. Não há confirmação se outras pessoas embarcaram no lugar delas.
Segundo comunicado da Aeronáutica Civil Colombiana, os seis sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo Ximena Suarez.
O goleiro Danilo também tinha sido resgatado com vida, mas morreu no hospital.
O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil.
Os jogadores da equipe de Santa Catarina são:
- Goleiros: Danilo e Follmann;
- Laterais: Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo;
- Zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto;
- Volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; 
- Meias: Cleber Santana e Arthur Maia;
- Atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

O acidente
O voo que tranportava a equipe da Chapecoense partiu na noite de segunda-feira de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín. Segundo a imprensa local, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (1h15 na hora de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

Ferido em queda de avião da Chapecoense, jogador Alan Luciano Ruschel é atendido em hospital na Colômbia (Foto: Guillermo Ossa/Reuters)Ferido em queda de avião da Chapecoense, jogador Alan Luciano Ruschel é atendido em hospital na Colômbia (Foto: Guillermo Ossa/Reuters)
Avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (Foto: Luis Benavides/AP)Avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (Foto: Luis Benavides/AP)
O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión.
O diretor da Aeronáutica Civil, Alfredo Bocanegra, explicou à Rádio Nacional da Colômbia que, embora chovesse e houvesse neblina na região, o aeroporto Rionegro estava operando normalmente. Segundo ele, aparentemente foram falhas elétricas que causaram o acidente. O piloto relatou problemas à torre de controle do aeroporto de Santa Cruz, na Bolívia.
Mais cedo, a imprensa colombiana chegou a cogitar como causa a falta de combustível, mas também informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.
Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu a visibilidade.
Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.
Narrador Rafael Henzel foi resgatado com vida do acidente (Foto: Reprodução/Twitter/Rafael Henzel )Narrador Rafael Henzel foi resgatado com vida do acidente (Foto: Reprodução/Twitter/Rafael Henzel )
Final de campeonato

O time da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite de segunda (28), para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta (30).

Inicialmente, o voo iria diretamente de Guarulhos (SP) para Medellín, mas o voo foi vetado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em razão do veto, a equipe tomou um voo comercial até a Bolívia e, de lá, o grupo pegou o voo da LaMia (veja imagens do embarque da Chapecoense em Guarulhos).
O avião da LaMia prefixo CP-2933 que caiu com a delegação da Chapecoense, modelo Avro RJ85, é visto em foto de arquivo de setembro de 2015 em Norwich, na Inglaterra (Foto: Matt Varley/Reuters)O avião da LaMia prefixo CP-2933 que caiu com a delegação da Chapecoense, modelo Avro RJ85, é visto em foto de arquivo de setembro de 2015 em Norwich, na Inglaterra (Foto: Matt Varley/Reuters)
Em comunicado, o clube de Santa Catarina informou que espera pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana sobre o acidente.
Em seu perfil no Twitter, o Atlético Nacional lamentou o acidente e prestou solidariedade à Chapecoense: "Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informação das autoridades".
O primeiro jogo da decisão, marcado para esta quarta-feira, foi cancelado, segundo a  Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A CBF adiou a final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, que também estava prevista para quarta-feira.
Comentarista da Fox, o ex-jogador Mário Sérgio, está entre as vítimas do acidente  (Foto: Reprodução/Fox)Comentarista da Fox, o ex-jogador Mário Sérgio, está entre as vítimas do acidente (Foto: Reprodução/Fox)
O Itamaraty, pelo telefone, informou que a embaixada do Brasil em Bogotá está em contato com as autoridades colombianas para obter informações sobre o acidente. A assessoria informou que as notícias ainda chegam desencontradas.
O Ministério das Relações Exteriores vai esperar um posicionamento oficial sobre vítimas e circunstâncias do acidente para se pronunciar. Está previsto que divulguem uma nota oficial ainda agora de manhã. O embaixador em Bogotá se chama Julio Bitelli.
A companhia

A LaMia (Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación) é uma companhia de aviação que foi inicialmente constituída na Venezuela no ano de 2009 e depois mudou sua sede para a Bolívia (Santa Cruz de la Sierra).

A empresa vem sendo desenvolvida para voos não regulares (charter), com o objetivo de permitir o desenvolvimento de atividades no país e no exterior, com aeronaves de grande porte – de passageiros e de carga.
Com informações, links, texto e foto do G1

Prefeitura vai inaugurar nova Unidade Básica de Saúde no bairro da Brahma


Será inaugurada na próxima quinta-feira, 01 de dezembro, a nova unidade básica do município, localizada no bairro José Maria Dourado, conhecido como Brahma.  A solenidade se inicia às 9h e contará com a presença do prefeito Izaías Régis, além do secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis. 

Desde o dia 18 deste mês, os serviços de saúde vêm sendo realizados nessa nova unidade, que funciona na rua Deputado Plínio de Arruda, nº 12, no bairro José Maria Dourado. A unidade é composta por uma equipe de saúde completa, que conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionista e serviços gerais. De acordo com a coordenação da Atenção Básica, cerca de quatro mil pessoas são atendidas pela unidade.

Da assessoria

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

HOMICÍDIO: Mulher morre e outras duas ficam feridas em Caetés

Uma mulher foi assassinada por volta das 19 horas desta segunda, 28 de novembro, em Caetés.

De acordo com as primeiras informações, 02 homens desconhecidos, até o momento, invadiram uma residência na Rua Nova, centro do município, e efetuaram vários disparos contra uma mulher de nome Quitéria Barbosa, de 30 anos, conhecida por NEGA DE XÔXA, a qual faleceu dentro do quarto da casa.

Ainda segundo relato, os elementos ainda balearam duas sobrinhas da vítima, indentificadas como Jucileide Maria da Silva, 14 anos  e Jamile Vitória da Silva, de 10 anos. Ambas foram socorridas ao Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, onde encontram-se sob cuidados médicos. O quadro das vítimas e estável, segundo a equipe médica.

A Polícia Militar, ao tomar conhecimento do fato, compareceu ao local e acionou a Polícia Civi para realização do levantamento cadavérico. Após os trâmites legais o corpo deverá ser encaminhado ao IML em Recife. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas.

Fonte: Arlete Santos

Projeto Glaucoma deve atender 1.500 pessoas em Garanhuns



Mais 150 garanhuenses foram atendidos pelo Projeto Glaucoma na manhã desta segunda-feira (28) – iniciativa aberta, oficialmente, com a realização dos serviços na Unidade Básica de Saúde (UBS) Boa Vista, às 9h. O projeto é pioneiro entre os 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (V Geres) e beneficiará, inicialmente, mais de 1.500 pessoas. As atividades vêm sendo desenvolvidas desde o início deste mês e a proposta é que as atividades aconteçam em todas as 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns e no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PAC’s).

A execução do projeto é da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a empresa Oftalmo PE. “Nós já iniciamos essa busca ativa com os nossos agentes comunitários de saúde de cada área. Eles localizaram as pessoas que precisam desse atendimento. A partir dos procedimentos que eles fazem aqui, com equipamentos de última geração, eles são diagnosticados e saem do posto com a medicação necessária. Isso tudo gratuitamente. Ficamos felizes com isso e sei que todos os que estão sendo atendidos também estão”, comenta o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis.

Ao serem identificados, os pacientes que se enquadraram nos grupos de risco foram convidados à UBS da sua área de abrangência para fazer todos os exames e receberem os medicamentos necessários, como foi o caso de dona Josefa Costa, de 57 anos de idade. “Eu fiquei sabendo do projeto porque a agente de saúde foi lá em casa e me chamou. Foi ótimo mesmo, porque é uma chance que a gente tem. Porque eu sei que tenho glaucoma, já há uns três anos. No início eu fiz o tratamento, mas o colírio é caríssimo, por isso só usei por um tempo. Mas agora não tenho mais condições de comprar os remédios. Então esse projeto não poderia ser melhor”, afirma a dona de casa.

Com informações da Secom

OPORTUNIDADE: Armazém Dourado oferece uma vaga para caixa em sua loja em Garanhuns


Jovem de 23 anos morre em acidente neste domingo em Garanhuns

Mais um jovem perdeu a vida em um acidente de moto aqui em Garanhuns.  A vítima foi Eduardo Antônio da Silva (imagem abaixo), de 23 anos. A informação é do Blog Arlete Santos.


De acordo com a blogueira, o acidente ocorreu na tarde desse domingo, dia 27/11. Eduardo trafegava pela rua AtauLfo Alves, na Cohab 1, aqui em Garanhuns, quando caiu da motocicleta (de dados não informados) que pilotava. Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros ao setor de emergência do Hospital Regional Dom Moura, porém, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Eduardo Antônio era agricultor e residia na rua Maria de Nazaré, bairro Radialista Aluízio Alves de Melo (Massaranduba), aqui em Garanhuns. (Com informações e imagem de http://www.arletesantos.com.br/

ARTISTAS DA TERRA BRILHAM NO NATAL LUZ: Cantor garanhuense Klayton Danata faz show temático cantando Lenine no Palco Prefeitura


O cantor Garanhuense Klayton Danata trouxe para o Palco Prefeitura na noite deste domingo, 27 de novembro, uma grande homenagem ao pernambucano Lenine. É o Natal Luz que segue encantando a todos e dando oportunidade ímpar aos cantores da terra de mostrar para seus conterrâneos, e também para os visitantes, seu enorme talento. Sim, Garanhuns tem artistas de qualidade e um dos grandes méritos do Natal Luz é justamente dar espaço para que eles brilhem. Diferentemente do FIG, onde, quer queira quer não, os artistas locais se apresentam muitas vezes (injustamente) como coadjuvantes, no Natal Luz, eles são os atores principais do espetáculo. E ontem, o ator principal foi Klayton Danata. O artista permeou a Avenida Santo Antônio com acordes híbridos de Lenine, formando um delicioso caldeirão rítmico com antigos e novos sucessos de um dos artistas pernambucanos mais consagrados do país. 


 A produção teve mais uma vez a marca da qualidade da AP Produções, capitaneada pela diretora Artística Ana Paula Ferreira. Ela, que nesta edição do Natal Luz já dirigiu as apresentações de Andrea Amorim e de Kiara Ribeiro, escalou um time de peso para o palco: Marcos Cabral( Guitarra), Joãozinho Souza (Baixo), Jhonkelmy Drummer ( bateria) e o Klayton Danata (violão acústico e voz). Falando em Kiara, a belíssima cantora fez uma participação especial no show de Klayton Danata formando um dueto com DNA de cepa puramente garanhuense. Os dois cantaram a musica  "Nem o Sol, Nem a Lua, Nem Eu". O resultado foi um som contagiante onde todo o público presente aplaudiu com muita alegria. "E a cidade se acendeu Adorei velejar nessa canção praieira Klayton Danata Eternizou em mim. Gratidão", escreveu Kiara em uma rede social, após o show. Tanto a artista quanto Klayton fizeram questão também de agradecer a produção primorosa e o profissionalismo da AP Produções. 



Quem também esteve ontem assistindo a apresentação no Palco Prefeitura foi a atuante Ana Oliveira. "Ver e ouvir todos esses talentos de Garanhuns e essa união que esta se revelando o Natal Luz é pra mim motivo de orgulho e alegria. Estar  presente a cada show com estrelas brilhando mais ainda, astro nascendo é como mergulhar em diversos talentos", escreveu em seu perfil no Face.

Por traz de grandes talentos existe uma refinada produção. Isso sintetiza o trabalho da AP Produções neste e em outros shows do Natal Luz. Na apresentação de Klayton, por exemplo, foi inserida pela AP a participação dos grupos de Ciranda e Caboclinhos da EREM João Fernandes do município de São João. A coreografia ficou por conta do  professor Pedro Nogueira com total apoio das gestoras Yara da Glória e Adelma Elias. O resultado dessa mistura e salada cultural foi visto na plateia, que aplaudiu euforicamente cada passo exibido pelos excepcionais dançarinos do município vizinho.  

O show foi finalizado com a música leão do Norte e todos entoaram  o internacionalmente conhecido refrão: "Eu sou mameluco, sou de Casa Forte, Sou de Pernambuco, Eu Sou o Leão do Norte. "Só temos a aplaudir Klayton Danata. Ele mostrou em seu show que seu coração é do folclore nordestino.  Espetacular", disse Ana Paula Ferreira após o memorável show.

Fotos: Camila Queiroz


DEMOROU A SER ATENDIDO: Pedreiro quebra janelas do setor de emergência do Dom Moura e é detido


Se toda vez que um cidadão pagador de impostos, ao demorar a ser atendido em um hospital público, resolvesse quebrar janelas do local, não haveria mais janelas nos hospitais do país. Isso porque esse problema (a demora no atendimento) ocorre em quase todas, senão todas as unidades de saúde pública do Brasil. Não é, portanto, deteriorando o já carcomido patrimônio público que chegaremos a uma solução e a um atendimento mais célere neste delicado setor. 

Ontem, por volta das 19h30min, o pedreiro Alexandro Santana, de 26 anos, residente no Magano, perdeu a paciência e a cabeça, ao ir a ala de emergência do Hospital Dom Moura. Segundo a PM, o homem começou a se alterar a medida que o atendimento demorava. Exaltado ao extremo e inconformado, quebrou algumas janelas de vidro da unidade.  Ele foi contido pelos seguranças do hospital, que chamaram a polícia. O homem foi detido e autuado por dano ao patrimônio público. Foi liberado após pagar fiança de 300 reais. Além de demorar, o atendimento, ou a falta dele, custou caro.

Carga roubada é apreendida pela PM neste domingo em Bom Conselho


A PM apreendeu no final da tarde deste domingo, 27 de novembro, uma carga de produtos supostamente roubados. O flagrante se deu no Sítio Lagoa Grande, zona rural de Bom Conselho. A PM chegou ao local após receber denuncias de que, na última quinta feira (24/11), um caminhão baú, de cor branca, teria descarregado uma carga de produtos diversos na residência de Fábio Araújo Basto, no Sitio Lagoa Grande, Zona Rural de Bom Conselho. 

Ainda segundo os denunciantes (anônimos), o caminhão havia sido escoltado por uma Saveiro de cor vermelha e uma pick-up Strada, com aproximadamente seis indivíduos armados e que um deles atendia pelo nome de "Leo".  Esse Leo teria, inclusive, ameaçado a mãe de Fábio, caso ela denunciasse à polícia sobre a referida carga. 

De posse das informações,  a PM entrou em ação. Primeiro investigou roubos de cargas na região e tomou conhecimento  de que no dia 24 teria ocorrido um assalto ao motorista de um caminhão pertencente a  DCL DISTRIBUIDORA CARDEAL LTDA, carregado com produtos similares aos descritos na denúncia. 

Munidos com as novas informações e com o apoio do GATI, os militares deslocaram-se a casa do denunciado onde conseguiram localizar no interior da residência, os produtos possivelmente subtraídos, porém, o suspeito provavelmente avistou a aproximação das viaturas e empreendeu fuga

Todo o material de origem suspeita que encontrava-se dentro do imóvel, foi apreendido e colocado em três viaturas do tipo Amarok e em um caminhão caçamba e conduzidos  até à 18° DESEC, onde foi entregue para às providências cabíveis.

Fotos: Arlete Santos

Jovem de 26 anos é assassinado na zona rural de Caetés

Um homem de 26 anos foi assassinado a tiros por volta das 22 horas deste domingo, 27 de novembro, no Sítio Barriguda, zona rural de Caetes. Geovando de Souza Texeira foi surpreendido e assassinado com vários disparos de arma de fogo por elementos não identificados quando estava em um bar. Ele residia no Sítio Varzea dos Bois, também em Caetés.

O agricultor Rodrigo Tavares, 27 anos, residente no Sitio barriguda, encontrava-se no estabelecimento e  também foi alvejado com 01 tiro na perna. Ele socorrido ao Hospital Municipal de caetés e não corre risco de morte.

Testemunhas não souberam relatar nada sobre a vitima, nem sobre os criminosos. A Policia Civil, esteve no local e após realizar levantamento cadavérico encaminhou o corpo ao IML em Recife.

sábado, 26 de novembro de 2016

Confira a programação do Natal Luz para este sábado, 26 de novembro

O Natal Luz de Garanhuns chega ao seu terceiro final de semana, e já podemos dizer que a edição deste ano é um sucesso. A cidade está linda, com uma bela decoração natalina que encanta visitantes e munícipes. A repercussão do evento há muito já ultrapassou a circunferência das Sete Colinas. 

De acordo com a Prefeitura de Garanhuns, os contatos de turistas em busca de informações sobre o Natal Luz são constantes.  E não fica só no contato não. Os visitantes estão vindo mesmo. A prova disso é que excursões partindo de vários estados do Nordeste têm desembarcado por aqui toda a semana. 

Com a cidade linda e movimentada, a taxa de ocupação da rede hoteleira cresce consideravelmente. O segmento de bares e restaurantes é outro que é impulsionado durante o Natal Luz.  Isso sem falar no comércio que tem suas vendas aquecidas.   

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO.




Prefeitura de Garanhuns vai recorrer da decisão da Justiça que pode afastar parque de diversões da Praça Mestre Dominguinhos


A assessoria de comunicação do Governo Municipal de Garanhuns remeteu ao blog V&C uma pequena nota de esclarecimento sobre a decisão judicial que pode obrigar o Líder World Park a sair da Praça Mestre Dominguinhos para dar lugar ao Parque União. Entenda clicando  AQUI  De acordo com a Secom, a Procuradoria do Município foi notificada ontem da sentença da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns e vai recorrer à instância superior. 

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

EVOLUÇÃO DO EMPREGO: Garanhuns registra mais contratações que demissões em outubro, aponta Caged


Garanhuns registrou mais contratações que demissões em outubro. Essa é a constatação do CAGED ( Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que teve os dados divulgados nesta sexta-feira, 25 de novembro. 

No mês passado,  318 pessoas foram contratadas com carteira assinada, ao passo que 287 perderam o emprego. No mesmo período do ano passado, 323 pessoas foram admitidas enquanto 318 foram demitidas. Se levarmos em consideração todo o Agreste Meridional, que tem Garanhuns como cidade polo, 399 pessoas foram contratadas em outubro e 400 foram demitidas.

O ponto positivo foi o fato de o Comercio Varejista de Garanhuns ter registrado menos demissões e mais contratações em outubro, contrariando o que vinha ocorrendo nos meses anteriores onde a situação era inversa.  Já no comércio atacadista 38 postos de trabalho foram gerados. 

Na Construção Civil o resultado foi negativo. Apenas 17 foram contratados enquanto 34 foram demitidos. No setor de Serviços, 115 foram contratados e 108 foram demitidos em outubro. Lembrando que o Caged mede apenas as variações do emprego formal, aquele com carteira assinada. 

ABACAXI NAS MÃOS DA PREFEITURA: Parque de Diversões Líder World Park pode ter que deixar Praça Mestre Dominguinhos


Diz a lei da física que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. É esse o abacaxi que a Prefeitura de Garanhuns vai ter que descascar com relação a dois parques que pleitearam a permissão de uso da Praça Mestre Dominguinhos para se instalarem no período de 01 de dezembro de 2016 a 02 de janeiro de 2017.

A questão é a seguinte. O Parque União alega que contratou com o Município de Garanhuns sua instalação  no período de 01 de dezembro de 2016 a 02/01/2017 pagando a taxa correspondente. Porém, faltando menos de um mês para a instalação do mesmo, a prefeitura comunicou o cancelamento da cessão, sem nenhuma justificativa, optando pelo renomado Líder World Park, que já se encontra na Praça Mestre Dominguinhos. O problema é que o Parque União acionou a Justiça para garantir o que ele alega ser um justo direito de se instalar na referida praça pois teve diversas despesas de planejamento e logística visando trazer  o parque para Garanhuns, além de ter entrado antes com o pedido junto ao Poder Executivo Municipal 

O caso foi parar nas mãos do competente juiz Glacidelson Antônio, titular da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns, que reconheceu o direito do Parque União e concedeu liminar aos seus proprietários, garantindo que o equipamento de diversões se instale na Praça Mestre Dominguinhos, onde já está o Lider World Park.  


"No caso, o autor comprova que contratou a permissão para instalação de um parque de diversões na Praça Mestre Dominguinhos para o período de 01 de dezembro de 2016 a 02 de janeiro de 2017 (fls. 15/16). O distrato foi feito sem nenhuma justificativa (cancelamento do DAM) conforme documento de fls. 19. Apesar de se tratar de um contrato de permissão de uso de bem público, que é precário, para que haja revogação é necessário o interesse público. No caso, não houve nenhuma justificativa para a revogação da permissão de uso, citada como cancelamento do DAM - Documento de Arrecadação Municipal. Os fatos narrados e documentos juntados aos autos denotam que a revogação da permissão de uso foi para instalação de outro parque de diversões, não se verificando, em princípio, a presença do interesse público (fls. 24/26). Presente, portanto, a probabilidade do direito do autor. Já o perigo de dano encontra-se presente uma vez que o prazo do contrato se inicia em 01 de dezembro de 2016, e tem que haver a instalação dos equipamentos do parque da parte autora", diz parte da sentença do magistrado.

Ainda de acordo com a decisão, o Município de Garanhuns deve conceder a permissão de uso da Praça Mestre Dominguinhos para o Parque União no período de 01 de dezembro de 2016 a 02 de janeiro de 2017, sob pena de pagar multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), nos termos do art. 497 do CPC.

Em recente entrevista a uma rádio da cidade, Izaias não poupou elogios ao Lider World Park mostrando-se muito entusiasmado com a vinda do equipamento de diversões para Garanhuns. Agora ele pode se ver obrigado a mandar desarmar o parque no referido local por determinação da Justiça. Da decisão cabe recurso. 

LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Garanhuns vai recorrer da decisão da Justiça que pode afastar parque de diversões da Praça Mestre Dominguinhos


Secretário Municipal de Agricultura de Garanhuns deixa o cargo

Epaminondas Luiz Borges Filho

O professor Epaminondas Luiz Borges Filho não é mais o secretário de Agricultura de Garanhuns. Ele foi destituído do cargo através da Portaria 1253/2016, publicada no dia 24 de novembro pelo Governo Municipal.

A assessoria do prefeito Izaías Régis confirmou a exoneração e argumentou que encerrou-se o prazo da cessão de Epaminondas por parte da UFRPE ao município. Como ele é docente naquela instituição de ensino, o agora ex-secretário deve retornar ainda hoje à sua antiga função na Universidade.

Ainda de acordo com a Secom, um substituto interino será nomeado para ocupar o lugar de Epaminondas até o final de dezembro, data em que deve ser fechada a reforma do secretariado do Governo Izaías Régis. 

 PERFIL
Dr. Epaminondas Filho é engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, e Doutor em Economia Aplicada Unicamp, Dr. Epaminondas é professor da UFRPE – Unidade Acadêmica de Garanhuns desde 2006.

PÂNICO NO AGRESTE: Grupo fortemente armado explode posto do Bradesco em Lagoa do Ouro



De seis a oitos bandidos fortemente armados voltaram a explodir uma agência bancária no Agreste Meridional e levar pânico e medo a população.

O alvo desta vez foi um posto de atendimento do Bradesco localizado no centro de Lagoa do Ouro. De acordo com algumas testemunhas, a quadrilha, ao chegar na cidade, por volta de 1h45min de hoje, 25 de novembro, soltou alguns fogos de artifício com o objetivo de amedrontar populares e atordoar a própria polícia.  Após isso se dirigiram ao posto bancário, quebraram a porta de vidro e dinamitaram o caixa eletrônico. O equipamento ficou completamente destruído. O poder destrutivo do explosivo foi tamanho que a estrutura do prédio ficou comprometida.

Ainda de acordo com testemunhas o bando utilizou uma Amarok de cor preta e outro veículo de dados não anotados para praticar o assalto. Na fuga, os homens efetuaram vários disparos de arma de fogo para o alto, mas não chegou a haver troca de tiro entre assaltantes e policiais. O 9º BPM deslocou várias viaturas para Lagoa do Ouro, mas os bandidos conseguiram fugir através de uma estrada que faz divisa entre PE e AL. 

O posto de atendimento do Bradesco em Lagoa do Ouro fica localizado na Praça da Conceição, ao lado da Igreja Matriz. Ainda segundo informação de um morador, a agência bancária é a única no município. 




Fotos: Arlete Santos

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

HAVIA SIDO ROUBADO: Caminhão carregado de peixe é recuperado em Paranatama


Um caminhão carregado com serragem para peixes foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no final da manhã desta quinta-feira (24), na BR 423, em Paranatama, no Agreste de Pernambuco. 

O veículo havia sido roubado um pouco antes da abordagem e o motorista fugiu do local. Os agentes da PRF realizavam uma ação de policiamento no quilômetro 120 da rodovia, quando avistaram um dos suspeitos do assalto saindo do caminhão e correndo para o matagal. 

Foram realizadas buscas na região, mas ele não foi localizado. Pouco depois, o motorista do caminhão foi encontrado e informou que um grupo atirou contra o veículo, forçando ele a parar na rodovia. Em seguida, ele saiu rapidamente da cabine e correu para não ser levado pelos assaltantes. 

 O caminhão foi conduzido até o posto da PRF em Garanhuns e devolvido junto com a carga ao motorista.

Apresentações de Natal vão da zona urbana à área rural em Garanhuns


Em seu terceiro fim de semana de programação, o Natal Luz de Garanhuns deve continuar atraindo grande público para todos os polos e atrações do evento. Nesta sexta-feira (25), o Palco Prefeitura recebe shows a partir das 19h30min, quando se apresentam o Reisado Santíssimo Redentor, Coral Cantares, Coral do Sesc Garanhuns e o cantor Otávio Matias. 

No sábado (26), a avenida Santo Antônio, centro da cidade, torna-se o ponto de encontro, onde acontece o Desfile de Papai Noel, a partir das 18h. Depois, a Casa de Papai Noel é aberta para quem quiser registrar um momento ao lado do “bom velhinho”. Os shows em frente ao Palácio Celso Galvão iniciam às 20h – vão se apresentar Celino Melo e Klayton Danata, interpretando Lenine.

Às 17h30min do domingo (27) será a vez do distrito de Iratama receber a caravana itinerante do Natal Luz 2016. Os moradores da localidade poderão conferir Valdir Marino, com o espetáculo “Um encanto de estórias”; Reisado Virgem do Socorro; Auto de Natal “Messias Nordestino”, da Escola Elisa Coelho; e a Orquestra Manoel Rabelo. 

Ainda no domingo, quem estiver na área urbana de Garanhuns vai prestigiar, às 18h, o desfile natalino; a partir das 19h o funcionamento da Casa de Papai Noel, e os shows da noite, às 19h30min, no Palco Prefeitura – que contará com o Grupo de Violões do Cras Heliópolis e Coral da Várzea, ballet Primeiros Passos e o coral do Colégio Santa Joana D’arc. 

Da assessoria

IFPE divulga concorrência do Vestibular 2017.1


Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a concorrência do Vestibular 2017.1 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O curso mais procurado na modalidade Integrado com Ensino Médio é o Técnico em Segurança do Trabalho, que registrou 39,38 candidatos por vaga.

Na sequência, estão os cursos Técnicos em Química (37,92) e Eletrônica (33,61). Todos são ofertados pelo Campus Recife no turno da manhã. Na modalidade Subsequente, que exige o Ensino Médio completo, o curso de maior concorrência também foi o de Segurança do Trabalho – turno tarde (21,48).

A segunda posição ficou com Eletrotécnica - noite (20,19) e Mecânica – noite (19,45), os três do Campus Recife. Já em relação aos superiores, o posto de mais concorrido ficou com uma das novidades desse Vestibular. O curso Engenharia Mecânica, que será oferecido pela primeira vez no Campus Recife, obteve 36,57 candidatos por vaga. Em seguida, estão Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também do Recife (31,79) e Engenharia Elétrica, do Campus Garanhuns (16,18).

Vagas - No total, 34.755 pessoas se inscreveram no Vestibular 2017.1 do IFPE que, este ano, oferece 4.746 vagas para a primeira entrada em 16 campi do Instituto (Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão) e sete polos da Educação a Distância (Limoeiro, Águas Belas, Surubim, Palmares, Sertânia, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira).

No site da Comissão do Vestibular (cvest.ifpe.edu.br) encontra-se disponível a lista de todos os cursos com suas respectivas concorrências, incluindo dados sobre a relação candidato/vaga para os que irão disputar o certame na condição de cotista. Na página da CVEST também é possível acessar e imprimir o cartão de inscrição, além de conferir o local de prova. Os candidatos devem verificar previamente se as informações pessoais (nome, data de nascimento, RG, CPF, filiação, endereço e telefone) estão corretas. A retificação pode ser feita online caso seja necessária.

Provas - As provas estão marcadas para o próximo domingo (27) e o listão dos aprovados está previsto para ser publicado dia 19 de dezembro. Para mais informações, os candidatos devem contatar a Comissão do Vestibular pelo telefone: (81) 2125.1724.

Da Folha de Pernambuco

MP entra com ação de improbidade contra ex-prefeito de Garanhuns

Do G1 e com informações do MPPE

Contratações irregulares são alvo de ação de improbidade administrativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contra o ex-prefeito de Garanhuns, no Agreste. O inquérito civil foi aberto para para apurar contratos de profissionais de saúde durante a gestão de Luiz Carlos de Oliveira, que ocupou o cargo de 2005 a 2012.A decisão cabe recurso. 

De acordo com o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira, entre os anos de 1995 e 2008, Garanhuns adotou a prática de admitir ilegalmente trabalhadores temporários, configurando ato de improbidade administrativa por parte do prefeito.

Ainda segundo o promotor, constam 386 contratos temporários, para diversos cargos e em diversos setores, a exemplo dos Caps, Unidades de Saúde da Família e até na própria Secretaria de Saúde. Conforme explica o promotor, os cargos, funções e serviços mencionados na ação têm natureza duradoura, dada sua essencialidade e continuidade.

Para o representante do MPPE, não é justificável ignorar a regra do concurso público para admitir tais profissionais ou servidores por meio de contratos temporários. Caso o ex-prefeito seja condenado, o Ministério Público de Pernambuco requer o ressarcimento integral do dano.

O ex-gestor pode ainda pagar multa cível no valor de até 100 vezes a remuneração percebida pelo agente e a proibição de contratar com o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos, entre outros.

Agência do Trabalho oferece oportunidades de emprego em Garanhuns


A Agência do Trabalho de Garanhuns está oferecendo seis oportunidades de Empregos aqui em Garanhuns. São oportunidades para Eletricista da Rede (10) e Vendedor Pracista. As Vagas constam no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco e estão disponíveis até amanhã, dia 24.


De acordo com o Órgão Estadual, os interessados nos cargos devem ter 6 meses de Experiência comprovados na Carteira de Trabalho. Os salários ofertados para o cargo de Eletricista é de R$ 1.211,61. Para a Vaga de Vendedor a informação referente ao salário não consta na divulgação. Os postulantes as vagas devem ter o Ensino Médio Completo e no caso dos eletricistas, ter curso na área.

Ainda segundo a Central de Vagas, três vagas de Eletricista de Rede têm que atender aos seguintes requisitos: Possuir habilitação B; morar em Águas Belas ou cidade próxima. Já para as outras três vagas é necessário: Possuir habilitação B e morar em Lajedo ou cidade próxima. Os interessados nessas vagas devem comparecer nesta quinta-feira, dia 24, até às 8h, com currículo, na Agência do Trabalho de Garanhuns (Sede), que fica localizada na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas, clique  AQUI


VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU REABILITADOS DO INSS – E a JCASTRO Consultoria está assessorando uma das maiores empresas de Pernambuco na busca por pessoas com deficiência ou reabilitados do INSS em Garanhuns para exercer as seguintes funções:

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - Profissional com ensino médio completo para auxiliar a equipe administrativa nas tarefas a serem realizadas; e


ANALISTA ADMINISTRATIVO – Cursando ensino superior para executar atividades administrativas.

Interessados enviar currículo e Xérox do laudo médico ou documento de reabilitação fornecido pelo INSS com o assunto “Garanhuns” para o e-mail: pcd@jcastroconsultoria.com.br.

Com informações do Blog de Carlos Eugênio

Conselheiro Tutelar é ameaçado no exercício da função em Garanhuns

Conselheiro Ricardo

A PM registrou em suas ocorrências que o conselheiro tutelar de Garanhuns, Ricardo de Souza Moura, foi ameaçado enquanto exercia sua função constitucional na tarde do dia 23 de novembro na zona urbana do município.

De acordo com o relato policial, o Conselho Tutelar foi acionado para verificar uma denúncia onde crianças estariam pedindo esmolas nas imediações do Supermercado Bonanza da Rua 15 de novembro. 

O conselheiro Ricardo foi designado para averiguar a situação, mas, ao chegar ao local e quando tentava retirar a criança da situação de risco social na qual se encontrava, Melquizedeq Pereira Santiago, de 23 anos, tentou intervir no trabalho do conselheiro chegando, segundo a PM, a ameaçá-lo. 


A PM foi solicitada para dar apoio a ocorrência e encaminhou os envolvidos para a delegacia. Um TCO (termo circunstanciado de ocorrência) foi aberto contra o autor das ameaças.

Agricultor é morto a tiros em Iati

Vítima: crédito da foto - Arlete Santos

A cidade de Iati registrou, por volta das 21 horas de ontem, 23 de novembro, um homicídio. O crime ocorreu na Rua Sebastião Alves Tenório, centro e vitimou o agricultor  Marcelino Bezerra Texeira, de 34 anos. 

Segundo relatos de populares, a vítima estava bebendo em um bar com amigo e, em dado momento da bebedeira, o amigo saiu do estabelecimento. Quando a vítima foi chamá-lo para dividirem  a conta,  dois indivíduos em uma motocicleta de dados não informado, dispararam contra o mesmo lesionando na área da cabeça.  Marcelino veio a óbito no local. A PM fez diligências no intuito de localizar os meliantes, mas não obtiveram êxito. 

Foi feito o isolamento do local de crime até a chegada da policia civil.  O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru. A Polícia Civil vai abrir um inquérito para investigar o caso.

Operador de máquinas é assassinado no Parque Fênix, em Garanhuns


Um operador de máquinas foi morto na tarde desta quarta-feira, 23 de novembro, no Parque Fênix, em Garanhuns. O crime ocorreu na Rua José Cardoso. 

De acordo com informações da PM, a vítima é João Luiz Ribeiro Lima, 50 anos, que residia na Rua Tomaz Antônio Gonzaga. bairro Aluízio Pinto. Ele foi seguido por dois desconhecidos em uma moto XRE, branca. Quando o operador manobrava o veículo para estacionar, um dos elementos, que estava armado, efetuou 4 disparos de arma de fogo, que atingiram mortalmente a vítima na região da barriga e braço.

João Ribeiro morreu no local.  Os assassinos fugiram com destino ignorado. A PM fez buscas para prender a dupla, mas, pelo menos desta vez, não obteve êxito. A Polícia Civil está encarregada de investigar o caso.
Cena do crime: Crédito - Agreste Violento

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

VINHA PARA GARANHUNS; Produtos odontológicos avaliados em R$22 mil são apreendidos em São Caetano

Mercadoria sem nota fiscal havia saído de Jaboatão dos Guararapes com destino a Garanhuns

 Uma carga de produtos odontológicos sem documentação fiscal foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde da última terça-feira (22), em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. As caixas eram transportadas em um veículo sedan e o valor estimado das mercadorias é de R$22 mil reais.  Agentes do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF realizavam uma fiscalização na BR 423, quando deram ordem de parada ao veículo repleto de caixas no porta-malas e no banco traseiro. Entre os produtos transportados, estavam anestésicos, agulhas e materiais para procedimentos odontológicos, sem nota fiscal.  O motorista, de 33 anos, informou que estava transportando a mercadoria de Jaboatão dos Guararapes para Garanhuns. Ele foi encaminhado junto com a mercadoria para a Secretaria da Fazenda de São Caetano, por sonegação fiscal.

NATAL LUZ: Celino Melo canta no Palco Prefeitura próximo dia 26 de novembro


O cantor e compositor garanhuense Celino Melo, canta no Palco Prefeitura no próximo sábado dia 26 de novembro, às 20h, fazendo parte da programação oficial do Natal Luz Garanhuns 2016. Celino Melo tem participações em Festival de Inverno de Garanhuns e outros festivais universitários e nacionais, com destaques e premiações. O show terá canções de sua autoria como “Amigos de Garanhuns”, “Beija-flores por perto” e outras canções da MPB nacional, como dos compositores; Milton Nascimento, Dominguinhos, Gilberto Gil, Djavan, Alceu Valença, Legião Urbana e Zé Ramalho. Acompanhado pela banda, que é formada também por alguns garanhuenses, será um show inesquecível trazendo uma apresentação dançante e também intimista, saudando um Natal e um ano novo de muita esperança. “Será uma noite de muita alegria e regozijo à paz entre os homens. Aguardo a todos, valerá a pena se deliciar com estes momentos”, comemora Celino Melo, que tem a produção da Pane Produções de Pacheco Neto.

Da Assessoria

Tonho de Belo do Cal pode ser Candidato a Presidência da Câmara

A nova formação do Legislativo de Garanhuns, que a partir do ano que vem contará como percentual de 30% de renovação, ainda não foi diplomada; algo que ocorrerá no próximo dia 14 de dezembro. Esses mesmos vereadores assumem o seu mandato parlamentar a partir do dia 1º de janeiro, mesmo dia em que ocorre a eleição direta para a composição da mesa diretora da casa Raimundo de Moraes, onde estarão em disputa os postos de presidente, vice e 1º secretário.

Até pouco, a posição adotada pelo vereador eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Tonho de Belo do cal, era a de não participar do pleito, no que se refere a disputa por qualquer que fosse o posto. Contudo, e após inúmeras conversas internas entre os tucanos de garanhuns e até mesmo de membros do partido, situados na capital pernambucana, Recife, Tonho já admite a possibilidade de vir a oferecer seu nome à mesa diretora do Poder Legislativo de Garanhuns.

A ideia inicial é concorrer a uma das vagas, porém, sem detrimento, ao posto principal, o de Presidente. De acordo com informações vindas da legenda tucana em Garanhuns, há certa indecisão por parte do chamado G8, grupo dos oito vereadores que já articulam a próxima eleição da casa, em definir a chapa que será oferecida a escolha. Com isso, Tonho vê nessa indefinição a possibilidade de exercer liderança, já que seu nome se mostra com importante aceitação já em diversos setores do Governo Izaías e da própria Câmara. “Todos os nomes tem plena condição de exercer a Presidência, desde que, claro, a visão do próximo presidente seja no sentido de um gestor. Ainda não definimos nossa posição, mas claro, já estamos em constantes conversas para aproximarmos a possibilidade de sermos candidato a presidência, há algo concreto; real”, defende Tonho.

Secretário de Governo se posiciona – Em contrapartida a posição defendida por Tonho, além de outros vereadores que articulam sua candidatura, o Secretário de Governo de Garanhuns Mewton Araújo, defende que qualquer um dos 13 vereadores eleitos ou reeleitos tem plenas chances de se tornarem o presidente para o biênio 2017/2018. Mewton defende que o Governo de Garanhuns, e aí entenda-se, o Prefeito Izaías, por ter os treze vereadores de sua base de Governo não interferirá nesta eleição. “Todos são governo, então, evidente que os 13 tem chance e podem ser o próximo presidente. O Governo não vai defender um nome específico. Queremos que as articulações se desdobrem por si só”, assegura Mewton.

Ascom - PSDB/Garanhuns
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger