domingo, 31 de julho de 2016

ELEIÇÕES 2016: PCB realiza sua convenção e Paulo Camelo é homologado como candidato a prefeito de Garanhuns

Átila Rocha e Paulo Camelo são oficializados candidatos 

O PCB Garanhuns realizou no dia de ontem, 30 de julho, na sua sede situada na Rua Dantas Barreto, sua convenção municipal e homologou os nomes do engenheiro Paulo Camelo e do servidor municipal Átila Rocha como candidatos a prefeito e vice-prefeito de Garanhuns, respectivamente. O mote da campanha, que começa próximo dia 16, será: "Construindo um Governo Popular". 

O ato contou com a presença de Antônio Alves que representou a direção estadual do PCB. Para as eleições de 02 de outubro, o partido optou por não fazer coligação com outras legendas, nem na majoritária e nem na proporcional, e lançou uma chapa puro sangue.  O agora candidato a vice, Átila Rocha, é agente de endemias, professor e artista plástico. Ele é filho de Armando Rocha  (in memorian) autor e executor do trabalho em alto relevo contando a história de Garanhuns. O trabalho está localizado no Espaço Cultural Luiz Jardim, no centro da cidade.

De acordo com Camelo, a chapa será uma união da engenharia com a arte e da experiência com a juventude.  Os nomes de 13 candidatos a vereador, dentre estes quatro mulheres, também foram homologados na convenção do PCB.

"Vamos inovar com a adoção de políticas públicas ora adotadas com sucesso pelo governo de esquerda de Marinaleda, cidade do interior do Sul da Espanha. Além, é claro, do nosso Programa de Governo, hoje mais moderno, eficiente e eficaz. Vamos construir um governo popular. Vai completar 40 anos que somos dominados pela Legião Estrangeira. São membros da Legião Estrangeira, independente da cidade em que nasceram, todos aqueles que trabalham contra a cidade, a exemplo do cancelamento do Festival de Jazz, versão 2016, como também aqueles conterrâneos que se aliam com os políticos de outras cidades que querem nos dominar", afirmou Paulo Camelo em nota endereçada à imprensa local. Ainda de acordo com o candidato a prefeito, sua campanha deve contar com o apoio da escritora e professora da UFRJ Anita Leocádia Prestes, .filha da militante comunista alemã Olga Benário Prestes e do militante comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.
Convenção do PCB em Garanhuns


OS CANDIDATOS A VEREADOR PELO PCB SÃO:


ANDYRÁ, serviço de som;
CECÍLIO GOMES, pedreiro;
CHRIS, ex-assessora parlamentar e da TV Globo;
DIVA LEITE, designer de festas caseiras;
EDILSON SANTOS, mototaxista;
LUIZ ROLDÃO, aposentado;
TARCÍSIO, estudante secundarista.
GERALDO, GUARDA
IALE, desenhista;
JANNE LUCYENNE, comerciária;
TENA, autônomo.
RUDY BARROS, cantor e compositor;
BIRA, pedreiro.

Com presença de ministro, convenção municipal do DEM oficializa advogada Claudomira Andrade como candidata a prefeita de Garanhuns.


Contando com  a presença do ministro da Educação Mendonça Filho, presidente estadual da legenda, o DEM oficializou na tarde deste domingo, 31 de julho, durante a convenção municipal do partido na AGA, os nomes da advogada Claudomira Andrade (DEM) e do médico Severino Vieira (PV) como candidatos a prefeito e vice-prefeito de Garanhuns.



No ato estiveram presentes vários candidatos a vereadores, mas os nomes ainda não foram homologados porque o comando da coligação, que ainda conta com o PV e Solidariedade, negocia com outro partido que, se acrescido à chapa, pode vir a engrossar a composição. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os partidos têm até 15 de agosto entregar os nomes de candidatos a prefeito, vice e vereador.  "Precisamos transformar Garanhuns. Nosso povo merece dignidade. Queremos educação e saúde de qualidade. Juntos, agora somos o 25 e vamos mudar a realidade de Garanhuns," disse Claudomira durante discurso no evento. A campanha propriamente dita começa dia 16 de agosto, e as eleições serão realizadas no dia 02 de outubro. A convenção do PCB, que homologou o nome do engenheiro Paulo Camelo como candidato à majoritária, foi realizada ontem, 30 de julho. Já o PTB, partido do atual prefeito Izaías Régis, realiza sua convenção municipal próximo dia 05 de agosto.


TRAJETÓRIA
A advogada Claudomira Andrade disputou as eleições de 2014 concorrendo a uma vaga na Câmara Federal pelo PRP e obtendo 7.616 votos. Após o pleito, migrou para o PSDB onde entrou em atrito com a cúpula tucana que havia lhe garantido um espaço maior na agremiação e consequentemente sua indicação como pré-candidata. Com a entrada do empresário Ivan Júnior no ninho tucano, anunciando que também seria pré-candidato a prefeito, a advogada deixou o PSDB e ingressou em outubro de 2015 no DEM encontrando boa receptividade e apoio incondicional do presidente estadual da legenda e atual ministro da Educação, Mendonça Filho. Ao longo de sua trajetória para se viabilizar como candidata, Claudomira dialogou com vários partidos na busca por uma composição política forte que fosse capaz de contrapor o atual favoritismo do prefeito Izaías Régis (PTB). Em recente pesquisa eleitoral, apareceu em segundo lugar com 9% das intenções de voto ficando atrás de Régis que lidera com 67%. A advogada tem 38 anos, é casada e mãe de três filhos

MORTE NA PE-218: Acidente na rodovia que liga Terezinha a Bom Conselho deixa um morto e três feridos


Um homem morreu e mais três pessoas ficaram feridas em um grave acidente registrado por volta das 13 horas deste domingo, 31 de julho, na PE-218, em um local conhecido como curva da Catarina, entre os municípios de Terezinha e Bom Conselho. 

De acordo com as informações, o acidente envolveu uma Strada e um Gol que colidiram frontalmente. O condutor do Fiat Strada ficou ferido sendo socorrido até a cidade de Bom Conselho. Com relação ao Gol, no momento da colisão ele estava sendo conduzido por Darlan Douglas Batista Bispo, de 37 anos, morador de Igaçí, Alagoas. O motorista faleceu no local devido a gravidade dos ferimentos. 

Também trafegavam no Gol: Alan Douglas Marques Bispo, 16 anos, e Ana Paula Crispim, de 28, todos residentes em Igací. Os dois ficaram com ferimentos pelo corpo e foram socorridos ao setor de emergência do Hospital Regional Dom Moura,aqui em Garanhuns. 

Alan Douglas Marques sofreu fratura na clavícula direita, foi medicado e permanece sob cuidados médicos. Já Ana Paula, sofreu fratura na perna esquerda e ferimentos na cabeça. Após receber os primeiros cuidados médicos, foi removida ao Hospital de Restauração em Recife.O corpo da vitima fatal, foi encaminhado ao IML em Caruaru.

Com informações de Arlete Santos

TRÊS FORAM DETIDOS:Assalto a loja de celulares em São João termina com dois assaltantes mortos pela PM



Um assalto a uma loja de celulares na Avenida Coronel João Fernandes, no centro de São João, terminou com dois suspeitos mortos. O caso ocorreu na manhã deste sábado 30 de julho. Os marginais chegaram em uma pick-up Strada, entraram no estabelecimento comercial e levaram 25 celulares. Após a prática delituosa, fugiram com direção a Calçado. No sítio Miné, próximo ao Povoado Volta do Rio, Polícia e assaltantes se cruzaram após o carro em que eles estavam colidir com uma das diversas viaturas que participaram do cerco à quadrilha.

 Após serem interceptados, os suspeitos saíram do carro atirando contra a PM, que revidou atingindo mortalmente dois dos assaltantes. João Eder Mendes da Silva, 18 anos, morreu na hora. Outro integrante da quadrilha, identificado como José Roni da Silva, 19 anos, também foi alvejado e faleceu durante o socorro dentro de uma ambulância do SAMU.

Os outros três envolvidos, Nikson Francisco Caldas, 19 anos, e mais dois adolescentes, de 16 e 17 anos, se renderam e foram detidos no local. Com a quadrilha a PM recuperou os celulares roubados, além de diversas armas e uma quantia em dinheiro. Ainda de acordo com informações, o bando é suspeito de ter praticado outros assaltos na região. O carro usado na fuga havia sido roubado em Capoeiras na última quinta, 28/10. Os corpos dos indivíduos mortos foram levados para o IML.
Fotos: Arlete Santos

Biquíni Cavadão e Fulô de Mandacaru lotam Praça Mestre Dominguinhos na última noite de shows do FIG 2016

Biquíni Cavadão durante show em Garanhuns
Foto/ instagram/facebook

O recorde de público do Festival de Inverno de Garanhuns, edição de 2016, foi registrado na noite deste sábado, 30 de julho, última noite de apresentações. E a honraria de encerrar um dos maiores eventos multiculturais do país coube a Kiara Ribeiro, Siba, Fulô de Mandacaru e Biquíni Cavadão. O acesso à Praça Mestre Dominguinhos foi fechado pela PM ( a primeira e única vez nesta edição), por questões de segurança. A estimativa de público foi de mais de 50 mil pessoas.
Kiara Ribeiro abriu a última noite de apresentações 

A primeira a pisar no palco foi a garanhuense Kiara Ribeiro, seguida por Siba. Com uma noite fria e chuvosa, a banda caruaruense Fulô de Mandacaru foi a penúltima a entrar no Palco Mestre Dominguinhos. Apesar de se tornar conhecido após ganharem o Super Star, programa da Rede Globo, o trio de forrozeiros formados por Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Bruno Mattos, já conta com 15 anos de carreira. Além de levar o tradicional forró pé-de-serra ao Festival de Inverno a Fulô  surpreendeu ao emplacar uma mistura de ritmos tocando tocando frevos carnavalescos durante sua ótima apresentação. 
Siba

Tédio na apresentação do Biquíni Cavadão, só na letra de uma das músicas de maior sucesso da banda carioca. O show foi energia pura e contagiou tanto a multidão como o próprio grupo que expressou sua gratidão horas depois através de uma rede social."Chuva, suor e lágrimas. Que emoção indescritível tocar no FIG diante de uma praça lotada que não arredou o pé debaixo do maior toró!" #melevesemdestino #gratidão," escreveu a banda em seus perfis oficiais no instagram, twitter e facebook.  Com mais de 30 anos de carreira, o Biquíni trouxe a turnê Me Leve Sem Destino, e cantou e encantou seus maiores sucessos consagrados nos anos 80. "Foi um show perfeito digno do encerramento deste evento mágico. Já estou contando os dias para o FIG 2017", revelou um dos mais de 50 mil espectadores presentes na noite deste já histórico 30 de julho de 2016. De acordo com a Secretaria de Cultura do Estado, 350 mil pessoas circularam nos vários polos do festival durante os 10 dias do evento. CONFIRA BALANÇO AQUI
Fulô de Mandacaru
(Fotos: Edson Fernandes - Secom/PMG | FH Stúdios)

sábado, 30 de julho de 2016

Convenção do PSOL/Garanhuns acontece nesta terça, 02 de agosto


O PSOL Garanhuns vai realizar sua convenção municipal na próxima terça, 02 de agosto. A informação é de Jaílton de Melo Elias, pré-candidato a vereador e presidente da Comissão Provisória do PSOL aqui em Garanhuns. O convite é extensivo a todos.  A convenção, será realizada  às 19:30h, na Escola Jerônimo Gueiros (Estadual). Na ocasião, o partido oficializará suas pré-candidaturas para o cargo de vereador, tendo a melhoria na educação como bandeira fundamental para uma cidade diferente e melhor. O partido não lançará nenhum nome para concorrer à eleição majoritária em Garanhuns.

Penúltima noite de shows do 26° FIG foi dedicada ao forró

por AQUILLES SOARES
fotos de EDSON FERNANDES
A penúltima noite de shows do Palco Mestre Dominguinhos, na 26ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, aconteceu nessa sexta-feira (29). O forró foi o ritmo responsável por atrair o grande público para conferir as atrações. Os shows foram marcados por várias homenagens ao cantor e compositor garanhuense Dominguinhos e ao homenageado desta edição, o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos.


O cantor Nando Azevêdo subiu ao palco às 21h, com um repertório fiel às origens do forró tradicional; além de várias músicas autorais. O garanhuense já possui mais de dez anos de carreira, tendo se apresentando em grandes eventos, como o Viva Dominguinhos. "Levar o nome de Garanhuns para todo o Nordeste é uma responsabilidade muito grande, e fazer isso aqui neste palco principal me deixa muito alegre", declarou o artista. 

Logo em seguida foi a vez da apresentação da cantora pernambucana Cristina Amaral, cantando músicas do seu segundo DVD chamado "Minha voz, minha vida", que celebra os 30 anos da cantora e foi lançado este ano em Recife. A canção "Swing Naná", de 1999, gravada em parceria com o percussionista Naná Vasconcelos também fez parte do show.

A terceira atração da noite foi o também pernambucano Maciel Melo. O compositor de canções como "Caboclo Sonhador" já se apresentou em outras edições do FIG e na "noite do forró" fez o público dançar ao ritmo dos grandes sucessos de sua carreira. Antes de subir ao palco o cantor reforçou a parceria entre os cantores para manter viva a tradição do forró tradicional; evidenciando Pernambuco como um dos estados que mais preserva a cultura nordestina.

Encerrado a programação da oitava noite de shows, Santanna – conhecido como "O Cantador", promoveu em sua apresentação uma homenagem aos mestres pernambucanos Dominguinhos e Luiz Gonzaga. No repertório também estavam presentes músicas do seu último álbum "O forró nosso de cada poesia"; além de se seus sucessos de longa data como a canção "Ana Maria", que o público fez questão de entoar o refrão em alta voz. 

Santanna aproveitou também para falar sobre a oportunidade de tocar novamente na Suíça Pernambucana. "Garanhuns me arrebata, ela é uma cidade diferente que produz frutos maravilhosos. Ela produziu um fruto chamado Dominguinhos que é considerado o maior instrumentista do mundo com o acordeão", finalizou o cantor.

Governo do Estado divulga balanço do 26º Festival de Inverno de Garanhuns



O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult) se antecipou e divulgou na tarde deste sábado o balanço do 26º Festival de Inverno de Garanhuns, o FIG 2016. De acordo com o levantamento 350 mil pessoas circularam pelo evento ao longo dos 10 dias de programação. Na Praça Mestre Dominguinhos, principal polo do FIG, a média de público foi entre 30 e 40 mil pessoas  por noite, de acordo com a Fundarpe. 

CONFIRA ABAIXO ÍNTEGRA DO BALANÇO DO GOVERNO DO ESTADO SOBRE O FIG 2016

Depois de intensos dez dias de atividades artísticas, culturais e de formação, pela 26ª vez, o Festival de Inverno de Garanhuns se consagra como um dos maiores do país, pela qualidade, diversidade e público visitante. Homenageando o músico Naná Vasconcelos, pela sua brilhante contribuição à arte e a cultura do país, o 26º FIG foi um sucesso e atraiu visitantes e turistas de todo agreste e outras partes do país.

Tendo como grande vitrine o palco da Praça Mestre Dominguinhos – onde se apresentaram grandes nomes da música nacional, a exemplo este ano de Gal Costa, Elza Soares, Elba Ramalho, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Otto, Margareth Menezes e Biquini Cavadão – o FIG é cada vez mais, também, das artes visuais, do teatro, do circo, da dança, da literatura, do audiovisual, do artesanato, dos patrimônios culturais, dos pontos de cultura e também da educação. 

Foram 500 ações artísticas de todos os segmentos, em mais de vinte polos de programação, e um público circulante que girou em torno de 350 mil pessoas. O orçamento reduzido não impactou na qualidade das ações e no incremento do formato. Este ano, algumas novidades foram apresentadas: o projeto Som na Rural, que durante oito dias apresentou uma mostra de músicos e bandas da cena contemporânea mais autoral e experimental de Pernambuco.

Destaque também para a 1ª Mostra de Teatro Alternativo, na Casa Galeria Galpão, bem como a realização de 15 Intervenções Teatrais de Rua, ação que pretende atingir novos públicos para o teatro. Feito em parceria com o Movimento de Teatro Popular de Pernambuco, aconteceu nas ruas, feiras e praças, com diversos grupos de teatro de rua com uma proposta dramatúrgica de discutir temas e questões comuns que fazem parte da realidade de muitos, como o racismo, a política, a violência contra a mulher, etc. Estima-se que até 7 mil pessoas tenham sido atingidas com esta ação.
Novidade também foi a volta do circo para o Parque Euclides Dourado, a mudança de endereço do Palco Pop Forró e a ampliação do projeto Outras Palavras, um programa da Fundarpe e Secult de estímulo a ações articuladas entre Cultura e Educação.

Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundarpe, o FIG este ano contou com recursos públicos da ordem de R$ 6.5 milhões. Este ano, o Governo celebrou parcerias importantes. Além da Prefeitura de Garanhuns, o FIG contou com a CEPE e o Sesc, que custearam ações na Praça da Palavra, além de no teatro e dança; e o Sebrae, que foi parceiro na execução do Armazém da Arte e Negócios, que levou mestres artesãos pernambucanos para expor e vender seus produtos no Pavilhão. Com público recorde, o Armazém promoveu negócios na ordem de R$ 100 mil reais.

A integração entre as instituições foram decisivas para manter o FIG no mesmo padrão de qualidade e diversificação. Após dez dias intensos de arte e cultura, vamos construindo também um modelo mais viável para que possamos manter esse evento, que é um patrimônio do povo pernambucano”, coloca o secretário de Cultura de Pernambuco Marcelino Granja.

Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, mesmo com um orçamento menor, o FIG está consolidado como um festival de qualidade, uma mostra artística que atrai a atenção da mídia de todo país. “A repercussão positiva deste evento é uma prova de que seu formato está consolidado. Ou seja, de ser um festival democrático, construído a partir de convocatórias públicas e comissões de análise formadas por profissionais de cada setor, o que atesta a qualidade do que está sendo levado para os shows, as mostras, palestras, debates, oficinas, e apresentações de um modo geral”, diz Márcia.  Márcia também destaca debates políticos importantes que aconteceram no FIG, que discutiu questões de gênero, e da diversidade cultural, do patrimônio e educação.

A secretária executiva Silvana Meireles, confirma a importância das parcerias, este ano, no FIG. “A parceria com a CEPE vem sendo ampliada nesses dois últimos anos em várias ações da Secult e da Fundarpe. A Praça da Palavra e a co-realização do ‘A gente da Palavra’ são provas da consolidação dessa parceria, um esforço do governo em prol da leitura e da cidadania. O Sesc abrigar a expo de Daniel Santiago foi um dos acontecimentos mais importantes, artista singular para o segmento no país”, pontuou.

Assim como no ano passado, o FIG 2016 mais uma vez promoveu e aproximou o diálogo entre Cultura e Educação, tendo a ação do Outras Palavras como principal vetor deste enlace. O objetivo do projeto – que reuniu cerca de 300 pessoas, entre gestores da Secretaria de Cultura, de Educação, professores e estudantes - é garantir que o público das escolas públicas tenha acesso a toda diversidade cultural do estado, para além do que estabelece o currículo escolar. “Por isso o nome Outras Palavras, para sair do tradicional que há nas escolas, fazer com que os jovens conheçam novos escritores, além de todas as expressões da arte, além de estimular estudantes que já se destacam em expressões artísticas”, diz a vice-presidente da Fundarpe Antonieta Trindade.

Além do Outras Palavras, a Educação no FIG promoveu o desenvolvimento do aplicativo FIG 2016, por alunos do curso de Manutenção e Suporte em Informática da Escola Técnica Estadual de Bezerros. Contou ainda com 30 estudantes pós-intercambistas do programa Ganhe o Mundo, que foram envolvidos em diversas atividades do FIG, tais como as oficinas de formação, e produção da Praça da Palavra e dos palcos Dominguinhos, Cultura Popular, Pop e Forró.

Foram em torno de 240 apresentações musicais, espalhadas pelos palcos Dominguinhos, Pop Forró, Cultura Popular, Instrumental, Pontos de Cultura e Mamulengos, além das ações dePreservação do Patrimônio, Música na Catedral, Programa do Conservatório de Música e Som na Rural. O projeto foi a novidade musical do FIG este ano, reunindo um público de 800 a mil pessoas, por noite, nos intervalos do Palco Pop.

A cada ano cresce no FIG o interesse das pessoas pelas artes visuais, fotografia, design e moda. Essas linguagens tem endereço certo no FIG, que é a Casa Galeria Galpão. O sucesso do lugar é tanto que este ano ele ganhou uma mostra de Teatro Alternativo. O espaço recebeu, até o último dia do FIG, um público em torno de 4.500 pessoas.  Entre as ações que se destacaram este ano, e mais despertaram o interesse do público, está o AcervoBoutique, das figurinistas, especialistas em garimpar peças de vestuário pelo Brasil e mundo afora, Carol Monteiro e Maria Rosa.

O artista plástico Cavani Rosas expôs desenhos, cenários e storyboards na exposição Cavani vai do Cinema. O fotógrafo Ricardo Labá deixou hipnotizada a plateia de sua intervenção Labá + O som das Imagens, na qual cria, ao vivo, uma trilha sonora percussiva para suas fotografias.

Através de inovações propostas ao formato da Casa Galeria Galpão, o espaço se tornou ainda mais interativo, e tal interação causou maior entendimento, participação e empoderamento dos visitantes em relação as obras/ações. A participação do Clandestino Café – um café instalado num ônibus, que ficou estacionado em frente ao equipamento, proporcionou um ambiente onde artistas e visitantes puderam interagir, conversar e promover uma troca de percepções. Outro fato a ser mencionado é a criação do “Espaço Multilinguagem” que trouxe diversas performances, intervenções, recitais, bate-papo e a Mostra de Teatro Alternativo.

Sucesso de público, o circo teve novidade este ano, voltando a ser instalado no Parque Euclides Dourado, onde funcionou nos primeiros anos do FIG. O Parque tem um perfil mais acolhedor, voltado para acolher famílias com jovens e crianças, terminou sendo um motivador da grande audiência que teve o circo este ano, que atingiu o número de 13 mil visitantes durante os oito dias de programação.

As ações de artesanato também tiveram novidade este ano, com a entrada do Sebrae como parceiro. O espaço foi o Armazém da Arte e Negócios que recebeu um público em torno de 20 mil pessoas e uma movimentação de vendas de produtos de mais de R$ 120 mil. A parceria com o Sebrae, em 2016, abriu a perspectiva de integração de duas ações institucionais consolidadas no FIG, fortalecendo tanto a dimensão simbólica quanto o escoamento da produção artesanal, o que proporciona renda aos artesãos e artesãs, bem como a valorização do artesanato dentro do espectro diversificado de linguagens que participam do FIG.
 
 
NÚMEROS DO FIG 2016
Público circulante calculado em 350 mil pessoas ao longo dos 10 dias de programação
- Palco Mestre Dominguinhos: Média de público variando entre 30 e 40 mil pessoas por noite no maior palco do festival (Mestre Dominguinhos)
Som na Rural: Projeto este ano absorveu bandas da Convocatória do FIG, recebeu um público de mais de 7 mil pessoas, nos oito dias de programação.
Palco da Cultura Popular: público médio de 1000 pessoas por dia
Circo: 13 mil pessoas assistiram aos oito espetáculos de Circo
TeatroPúblico em torno de 3 mil pessoas
Dança: uma média de mil pessoas assistiu às apresentações no Teatro Luiz Souto Dourado e nas ações descentralizadas.
Casa Galeria Galpão: Polo das artes visuais, fotografia, design e moda recebeu 4.500 pessoas.
Sesc: Público visitante na exposição À Deriva, de Daniel Santiago em torno de 1.800 pessoas.
Praça da Palavra: Mais de 10 mil pessoas visitaram o polo de literatura do festival. Volume de negócios em torno de R$ 12 mil. O projeto ‘A Gente da Palavra’ atingiu mais de 600 pessoas.
Audiovisual: 3 mil pessoas assistiram às sessões no Cine Eldorado e cerca de 150 pessoas acompanharam as edições do projeto Cinema na Estrada, nas comunidades rurais de Jupi, Canhotinho, Saloá e São Pedro.
Pavilhão do Artesanato teve mais de vinte mil pessoas circulando pelos estandes, que gerou, da sexta até a quarta-feira, um volume de negócios de R$ 100.830.
Patrimônios Imateriais: Mais de mil pessoas circularam pela exposição: Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil em Pernambuco e Patrimônios Culturais Materiais de Pernambuco em Garanhuns.
- Palco Instrumental: público médio de 1 mil pessoas por noite de shows
- Música Erudita: público médio de 400 pessoas por dia de apresentação
- Formação Cultural: 660 pessoas participaram de oficinas promovidas pelo festival, que aconteceram em diversos espaços da cidade: AESGA, Casarão dos Pontos, Quilombo Castainho, Armazém da Arte e Negócios, CAIC, Caiquinho, CDL, Abrigo São Vicente de Paulo e Praça da Palavra
- Pontos de Cultura: 19 pontos de cultura participaram no FIG, nas atividades formativas e também nas apresentações culturais.
- Ações de Cultura & Educação: Nos três dias da ação Outras Palavras mais de 300 professores e estudantes participaram da ação. O FIG 2016 recebeu a quarta edição do projeto Outras Palavras, que até hoje já realizou a distribuição de 2380 mil livros entre escolas públicas do estado.
- Povos Tradicionais600 pessoas de 6 comunidades quilombolas da região foram envolvidas nas ações de difusão e formação cultural do Polo Castainho
 
 

LATROCÍNIO: Assaltantes invadem residência para roubar dinheiro de venda de gado e ainda matam agricultor em Lajedo


Um agricultor foi assassinado por volta das 18h30min desta sexta, 29 de julho, no Sítio Queimada do José próximo ao povoado Santa Luzia, zona rural do município de Lajedo. Ele teria reagido a um assalto.  

De acordo com a PM, a vítima fatal, identificada como sendo João Batista Correia de Melo, 42 anos, residente no Sítio Queimada do José, teve sua casa invadida por dois elementos encapuzados e armados. João Batista havia vendido alguns animais e levou a quantia pra casa. Para a polícia, a dupla de assassinos matou o agricultor para levar o dinheiro.

A INVASÃO:
Familiares disseram em seus depoimentos que ouviram um barulho vindo da cozinha. Era uma pedra jogada pelos acusados. Em seguida, a janela foi arrombada e os marginais entraram na casa levando pânico e terror aos moradores. Todos foram rendidos e os dois homens passaram a pedir o dinheiro adquirido por João Batista com a venda do gado. 

OS TIROS FATAIS
O agricultor entrou em discussão com os os marginais e selou seu destino tendo um dos assaltantes efetuado dois disparos de arma de fogo que atingiram a nuca e o lado esquerdo do  tórax de João. Foi fatal. Ele veio a óbito no local. Pouco se importando em terem ceifado a vida de um pai de família por um motivo tão banal, os homens, após matarem a vítima, encontraram o dinheiro da venda dos animais, cerca de 3.800 reais, embaixo do colchão da mãe do agricultor morto. Após o latrocínio consumado, fugiram e não foram localizados. O corpo de João Batista foi removido para o IML. 

sexta-feira, 29 de julho de 2016

PÓS-FIG: Armazém da Arte e Negócios terá mais um dia de ação em Garanhuns


O espaço Armazém da Arte e Negócios, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae/PE), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Garanhuns, dedicado à exposição e comercialização do artesanato e outros produtos de municípios do Agreste Meridional ganha mais um dia para consumo. Com a ampliação da programação, será aberto no domingo (31), das 10h às 15h, após encerramento do FIG.

​MAIS SEGURANÇA:Câmeras de monitoramento serão instaladas em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns irá instalar 10 câmeras, no município, com o intuito de contribuir com a segurança pública.  A instalação será realizada pelo Consórcio Integra Garanhuns, responsável pela elaboração do projeto Conecta Garanhuns. O projeto está na fase de implantação e as câmeras devem ser instaladas até o final de agosto deste ano.

O sistema de câmeras contara com duas centrais de monitoramento, uma delas ficará no 9º Batalhão de Polícia Militar, que utilizará os equipamentos com o objetivo de garantir a segurança pública. Enquanto, a outra central será instalada na Guarda Municipal, que irá dispor das câmeras para o monitoramento do trânsito de Garanhuns.

O projeto contempla a instalação de 24 câmeras. De imediato as 10 câmeras serão instaladas nas seguintes localidades: Rua das Tabocas, Dom José, Avenida Santo Antônio com a Rua Melo Peixoto (esquina da Caixa Econômica), Avenida Santo Antônio (próximo a catedral de Santo Antônio), Av. Júlio Brasileiro com Rua Pedro Rocha, Rua da Liberdade, Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA), Praça Tavares Correia, Avenida Duque de Caxias e Avenida Caruaru

Secom PMG

HÁ VAGAS PARA GARANHUNS: Sesc Pernambuco abre seleção simplificada para Jovens Aprendizes


O Sesc Pernambuco abre seleção simplificada para jovens aprendizes no Recife, Região Metropolitana e no interior do Estado. A Seleção ocorre por meio de edital público simplificado, considerando os aspectos legais e outros requisitos como a situação socioeconômica, educacional e de vulnerabilidade social dos candidatos. As inscrições, que devem ser realizadas unicamente por meio do endereço eletrônico (http://jovemaprendiz.sescpe.com.br), têm início no dia 1º de agosto e seguem até o dia 7.

As 66 vagas disponibilizadas são destinadas às atividades administrativas e distribuídas nas unidades do Sesc no Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Surubim e Triunfo. As oportunidades são para os turnos da manhã e tarde, sendo quatro horas diárias.

Para concorrer, os interessados precisam, dentre outros requisitos: ter entre 14 e 24 anos incompletos (o requisito de idade máxima não se aplica à pessoa com deficiência), no ato da contratação e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou no máximo serem formados no Ensino Médio, sem ingresso no Ensino Superior. Não serão validadas inscrições de participantes com experiência registrada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou anteriormente vinculados ao Sesc PE, por meio do programa Jovem Aprendiz ou contrato empregatício.

O programa Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal criado a partir da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00), que visa à capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.

Calendário

De 01 Até 07/08/2016 – Período de Inscrições (Classificatório)
A partir de 09/08/2016 – Publicação do resultado parcial após análise ficha de inscrição
A partir de 09/08/2016 – Publicação de lista com as datas, locais e horários para entrega de documentos (Comprovação de requisitos)
11/08 e 12/08/2016 – Comprovação de requisitos (eliminatório)
A partir de 16/08/2016 – Publicação do resultado após analise da documentação (Capital)
A partir de 18/08/2016 – Publicação do resultado após analise da documentação (interior)
A partir de 22/08/2016 – Publicação dos candidatos classificados com as datas, locais e horários para realização da Etapa Comportamental
22/08 a 24/08/2016 – Realização da Etapa Comportamental (Capital)
29/08 a 02/09/2016 – Realização da Etapa Comportamental (Interior)
A partir de 08/09/2016 – Publicação do Resultado final

EMPREGO FORMAL: Garanhuns registra mais demissões que contratações em junho, aponta Caged


Garanhuns demitiu mais do que contratou no mês de junho. A constatação é do CAGED (cadastro geral de empregados e desempregados), uma ferramenta do Governo Federal que monitora o nível de desemprego no Brasil. Mês passado foram contratados 290 pessoas com carteira assinada no município enquanto foram demitidas 338. O déficit entre os admitidos e contratados foi de 49 postos de trabalho, um péssimo resultado se comparado a junho de 2015 quando 363 pessoas foram demitidas, mas 393 foram contratadas (saldo de 30 vagas).  Ainda no que se refere aos dados de junho de 2016, o setor que mais demitiu foi o Comercio onde 169 funcionários perderam seus empregos.

26º FIG chega a sua antepenúltima noite com Margareth Menezes homenageando Caetano e Gil

Margareth Menezes

QUINTA-FEIRA, 28 E JULHO- E o FIG 2016 chegou à sua oitava noite de apresentações na Praça Mestre Dominguinhos. Segundo cálculos da Polícia Militar, 18 mil pessoas estiveram presentes no local para contemplar ótimas performances de Belinha Lisboa, Paulo Perdigão, Jorge Riba e Margareth Menezes. O público desta quinta foi de 18 mil pessoas, segundo dados da PM. 

A garanhuense Belinha Lisboa foi a primeira atração. Com 16 anos e carreira, já é conhecida por cantar músicas no estilo forró eletrônico, A neófita de FIGs trouxe para o palco um projeto com músicas inspiradas em ritmos dançantes. Cantou sucessos de Alceu Valença, Mamonas e fez um dueto incrível com o não menos talentoso ator Marcelo Francisco. Sobre a emoção de pisar no palco do FIG pela primeira vez falou: "Antes de subir aqui eu estava uma pilha de nervos. Nunca havia sentido uma emoção assim. É incrível"
Belinha Lisboa


Depois de Belinha Lisboa, subiu ao palco  o carioca de nascença e pernambucano de coração, Paulo Perdigão. Ele apresentou o show do seu CD “Sonoras Batucadas”. Perdigão já havia se apresentado no Festival de Inverno anteriormente, em 2011, quando gravou inclusive o CD de um antigo projeto no Palco Pop. O cantor que leva samba, folia de reis e samba de coco em suas composições, confirmou sua paixão pelo estado que o adotou há 22 anos. “Recife foi o lugar que me deu o reconhecimento, porque toda a minha vida no Rio de Janeiro, eu nunca tive esse reconhecimento, então ele veio aqui. É aqui que eu defendo esta terra, pra onde eu vou, eu defendo Pernambuco. Não posso fazer outra coisa a não ser isso, é uma gratidão pela terra e pelo povo”, ainda fazendo jus ao samba de gafieira.
Jorge Riba

O pernambucano Jorge Riba foi o terceiro a se apresentar e levou com ele a Orquestra do Sucesso, um projeto de Parrô, Claudio Negrão, Zé Cafofinho e Marco Axé. Jorge e seus parceiros musicais deram ao público um show inspirado nos terreiros de samba, candomblé e salões de gafieira do Recife e Olinda.
Paulo Perdigão

A principal atração a noite foi  Margareth Menezes. A baiana fez uma belíssima homenagem a Gilberto Gil e Caetano Veloso com um show intitulado "Para Gil e  Caetano".  As pessoas cantaram, vibraram e dançaram com os maiores sucessos de dois monstros sagrados da MPB. No final, a artista cantou Dandalunda para lembrar as antigas micaretas, em especial a nossa saudosa Garanheta. “A homenagem que eu presto a eles (Gil e Caetano) é pelo reconhecimento de tanta coisa bacana que eles trouxeram para a música popular brasileira, assim como os outros artistas da época. A geração de Gil e Caetano trouxe um legado que a gente nunca vai conseguir ter a dimensão disso, que até hoje continua influenciando as novas gerações”, enfatizou.

Além de apresentar os clássicos dos cantores baianos Margareth ainda performou algumas músicas de Alexandre Leão, violonista, compositor e membro de sua banda. A cantora contou que para 2017, está com o projeto “Rebeldia Nordestina”, que cantará músicas de compositores que formaram sua personalidade musical e que pertencem à região, como Belchior, Fagner e Zé Ramalho, dentre tantos outros, para comemorar os 30 anos de sua carreira.

V&C e Secom PMG


Homem furta portas, pias e botijão de residência na Boa Vista, em Garanhuns


Um homem foi preso suspeito de ter furtado 02 portas, um botijão de gás e uma pia de uma residência na rua Pero Vaz de Caminha, na Boa Vista. O delito ocorreu na tarde desta quinta-feira, 28 de julho. A dona do imóvel chegou em casa e percebeu a porta e janela arrombadas. Ela acionou a PM e contou que ainda chegou a visualizar um homem com as duas portas na cabeça como se fosse o dono, entretanto, teve medo de abordar o suspeito. A Polícia ouviu a vizinhança e, de posse de valiosas informações, caiu em campo na busca pelo ladrão. Ao chegar na casa informada como sendo o endereço do acusado, os policiais não o encontraram. Familiares, porém, disseram que ele saiu há sete meses da prisão e encontra-se em liberdade condicional. Ainda foram feitas diligências na região, mas Jaílson Lopes dos Santos, 29 anos, residente na Boa Vista, o acusado, não foi localizado.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

É LEI: Depois da Fundarpe, Prefeitura de Garanhuns expõe em público placa com cachês pagos a artistas no FIG 2016


O Governo  Municipal de Garanhuns, tal como fez a Fundarpe, expôs, próximo ao Palco Mestre Dominguinhos uma grande placa contendo os valores dos cachês pagos pela prefeitura a artistas contratados para o FIG. Lembrando que o evento é do Governo do Estado, cabendo à prefeitura a contratação de algumas atrações, sobretudo locais.  Uma lei estadual ( Lei 15,818) tornou obrigatória a exposição de valores pagos a artistas, além gastos com eventos que demandem recursos públicos.

OS VALORES SÃO OS SEGUINTES:
Kiara Ribeiro, Andrea Amorim e Romero Ferro - 6 mil reais
Amanda Back - 3 mil reais
Nando Azevedo  - 2.500 reais
Loucos Nordestinos  - 1.500 reais
Neander - 2.000 reais
Belinha Lisboa - 3.500 reais
Biquini Cavadão - 112 mil reais

TOTAL GASTO 142 MIL REAIS

ELEIÇÕES EM GARANHUNS: advogada Claudomira Andrade oficializa médico irmão de Batata como seu candidato a vice-prefeito

Claudomira e seu vice durante reunião nesta quarta-feira
Foto: crédito/Ricardo Lima
Em uma reunião na noite de ontem, 27 de julho, no Colégio Sagrada Família, foi oficializado pela advogada Claudomira Andrade, (DEM), pré-candidata a prefeita de Garanhuns, o nome do médico Severino Vieira (PV) como seu pré-candidato a vice-prefeito. A informação já havia vazado para a imprensa há alguns dias, mas apenas nesta quarta o DEM fez o anúncio oficial.  Vieira é de família tradicional de Capoeiras e irmão do ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito daquele município, Carlos Batata. Vice escolhido, Claudomira agora se prepara para a convenção do DEM próximo dia 31 de agosto que será realizada no Colégio Sagrada Família.  O ato deve formalizar seu nome e o de Severino Vieira como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. A campanha eleitoral começa dia 16 de agosto e as eleições que escolherão o próximo prefeito e vereadores de Garanhuns acontece no dia 02 de outubro. Cerca de 25 pré-candidatos a vereador também devem ter seus nomes oficializados durante a convenção. 


TRAJETÓRIA
A advogada Claudomira Andrade disputou as eleições de 2014 concorrendo a uma vaga na Câmara Federal pelo PRB e obtendo 7.616 votos. Após o pleito, migrou para o PSDB onde entrou em atrito com a cúpula tucana que havia lhe garantido um espaço maior na agremiação e consequentemente sua indicação como pré-candidata. Com a entrada do empresário Ivan Júnior no ninho tucano, anunciando que também seria pré-candidato a prefeito, a advogada deixou o PSDB e ingressou em outubro de 2015 no DEM encontrando boa receptividade e apoio incondicional do presidente estadual da legenda e atual ministro da Educação, Mendonça Filho. Ao longo de sua trajetória para se viabilizar como candidata, Claudomira dialogou com vários partidos na busca por uma composição política forte que fosse capaz de contrapor o atual favoritismo do prefeito Izaías Régis (PTB). Em recente pesquisa eleitoral, apareceu em segundo lugar com 9% das intenções de voto ficando atrás de Régis que lidera com 67%.  A advogada tem 38 anos, é casada e mãe de três filhos

JÁ NÃO ERA SEM TEMPO: Detran finalmente instala lombada eletrônica na Ponte da Morte, em Canhotinho


Foi preciso muitas pessoas perderem a vida de maneira trágica deixando filhos órfãos, mães e pais desolados para que o Governo do Estado finalmente instalasse uma lombada eletrônica nas proximidades da Ponte da Morte, situada na saída de Canhotinho para Angelim, na perigosíssima PE-177.  É bem verdade que parte dos acidentes que ocorreram ao longo dos últimos anos no local foram causados pela imprudência de alguns motoristas, mas é inegável que uma lombada vai diminuir a carnificina em que se transformou a falta de cuidado e omissão do poder público na referida ponte.  Só em junho passado, seis pessoas de uma mesma família morreram após o veículo em que elas trafegavam sobrar na curva e despencar de uma altura de mais de 8 metros. A lombada, que foi uma solicitação do deputado Álvaro Porto, começou a ser instalada ontem, 27 de julho, e deve entrar em funcionamento já na próxima semana.  Com o problema da lombada resolvido, cabe agora aos órgãos competentes melhorar a sinalização e reconstruir as muretas de proteção lateral que praticamente não existem mais. JÁ NÃO ERA SEM TEMPO

FIG 2016: Shows de Azulão, Juliano Holanda, Roberta Sá e Alceu Valença levam 38 mil pessoas à Praça Mestre Dominguinhos

Alceu Valença fez show memorável na sétima noite do FIG 2016

Na sétima noite do 26º Festival de Inverno de Garanhuns coube ao cantor caruaruense Azulão abrir os trabalhos.  Na fria noite da Suiça Pernambucana, o músico esquentou o público cantando clássicos do autêntico forró. Depois dele, o cantor e compositor pernambucano Juliano Holanda se apresentou no palco Mestre Dominguinhos, e contou com participação da atriz e cantora baiana Laila Garin. O show foi uma síntese da pura valorização da música nordestina e também teve  a participação de Isadora Melo


Pisando pela terceira vez em um palco do FIG, a potiguar Roberta Sá foi a terceira atração da noite. Era a vez do show Delírio. "É a terceira vez que ela vem a cidade e é a terceira vez que eu estou aqui no pé do palco para apreciar extasiado a beleza, a voz e o repertório desta ótima cantora que é uma das revelações da MPB", falou animado um fã durante o show da artista nordestina. Misturando o samba à MPB, Roberta agradou a todos tendo feito uma apresentação marcante. 
Azulão no FIG 2016

Ao abrir as cortinas, o setentão Alceu Valença encontrou uma multidão de 38 mil pessoas, segundo dados da PM, ávidas por ouvir seus grandes sucessos, e ele não decepcionou proporcionando um show contagiante, que surpreendeu o público. "Eu tava pensando que o show seria mais intimista, mas desde que ele ( Alceu) entrou no palco, da primeira até a última música, foi energia total, nem parece que já tem 70 anos," comentou Paulo Tenório que foi à Praça Mestre Dominguinhos conferir o espetáculo Alceu Valença. "O artista tem que ir onde o povo está. Alceu, do início ao fim do show, cantou seus grandes sucessos, passando também por músicas de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, entre outros.  Os frevos que fizeram parte dos carnavais de Olinda e Recife também foram revisitados contribuindo para enriquecer essa apresentação apoteótica desse gênio da nossa música," analisou Ana Paula de Freitas, repórter do V&C.

Show de Juliano Holanda
Roberta Sá

Os shows da noite desta quinta-feira (28/07) serão de: Margareth Menezes, Belinha Lisboa, Paulo Perdigão e Sonoras Batucadas, Jorge Riba e Orquestra do Sucesso.

Fotos:  Edson Fernandes

EM SÃO PEDRO: Adolescente morre e irmão fica ferido após serem atingidos por tiros na zona rural de Garanhuns


Enquanto o 26º Festival chega ao seu oitavo dia sem o registro, em qualquer dos polos, de ocorrências policiais de grande vulto, fora do epicentro do evento assaltos, violência doméstica, furto, agressões, lesões corporais continuam dando trabalho à polícia. Em São Pedro, distrito de Garanhuns, um homicídio foi registrado por volta das 19 horas de ontem, 27/07. Dois irmãos retornavam de moto para o sítio Matínhas, próximo ao povoado de São Pedro quando foram surpreendidos por tiros. Um adolescente de 16 anos, que a polícia identificou como sendo José Bonifácio Silva dos Santos, foi ferido mortalmente e veio a óbito no local. Já seu irmão foi alvejado por disparos no braço e, após ser socorrido para o Hospital Dom Moura, não corre risco de morte. A PM esteve no local, bem como a Polícia Civil, mas até o momento as motivações e o autor do assassinato são desconhecidos. Um inquérito deve ser aberto já nesta quinta-feira com o intuito de apurar o crime. 

quarta-feira, 27 de julho de 2016

QUEREM MAIS FISCALIZAÇÃO: 230 mototaxistas realizam protesto em frente à Prefeitura de Garanhuns contra prestação de serviço clandestino


Cerca de 230 mototaxistas participaram de um grande protesto na manhã desta quarta, 27 de julho, em Garanhuns. Os profissionais se concentraram na Praça Tavares Correia, onde está localizado o Relógio das Flores, e seguiram juntos em suas motos até o Palácio Celso Galvão, sede do poder municipal. O objetivo é pressionar a AMSTT para que aumente a fiscalização sobre os mototáxis clandestinos, hoje cerca de 900 na cidade, segundo a categoria. "Nosso protesto é pra exigir mais blitz e mais fiscalização contra o serviço clandestino que o coronel Emanuel ( diretor da AMSTT) prometeu. Ele prometeu a nós que quando comprássemos os coletes a fiscalização seria intensificada, mas nada aconteceu. Nós pagamos nossos impostos em dia e andamos corretamente, por isso temos direito de exigir essa fiscalização", desabafou um mototaxista.

Ainda segundo representantes da categoria de mototáxis, se o pleito não for atendido deverá ser marcado um outro protesto, desta vez muito mais vultuoso, dia cinco de agosto, por ocasião da convenção que vai oficializar o nome do atual prefeito Izaías Régis como candidato à reeleição.  "Paramos com nossas 230 motos na frente da Prefeitura de Garanhuns na esperança de que o prefeito ou algum secretário nos recebesse para dialogar, mas ninguém apareceu e ainda disseram que Izaías Regis havia viajado", comentou outro profissional participante do buzinaço.

NOTA
A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informa que, dando continuidade às fiscalizações de trânsito de combate ao trabalho clandestino de mototaxistas, será montada, em conjunto com o nono Batalhão de Polícia Militar, uma operação blitz nos dias 30 e 31 de julho, e 1º de agosto. Os horários serão definidos; e os locais escolhidos estrategicamente. A ação busca, cada vez mais, organizar a categoria, valorizando os mototaxistas cadastrados, como também garantir à população um transporte com maior segurança.


CONFIRA VÍDEO COM FLAGRANTE DO PROTESTO

Começam os shows do 26º FIG no Palco do Forró


A primeira noite de shows do Palco Forró, no 26° Festival de Inverno de Garanhuns, teve início nesta terça-feira (26). O polo, localizado na avenida Júlio Brasileiro, em frente ao Parque Euclides Dourado, receberá diversas apresentações até o próximo sábado (30). Grandes nomes do forró, como Petrúcio Amorim, Gennaro, Liv Moraes e Irah Caldeira devem subir ao palco apresentando o melhor do ritmo.

As atividades do palco tiveram início às 22h, com show de Messias Sanfoneiro e a Morena Forrozeira. Pela primeira vez no palco Festival de Inverno, a dupla, que já se apresentou na Roda de Sanfona e no Viva Dominguinhos, logo tratou de recepcionar o público com clássicos regionais.


Em seguida foi a vez do músico Ari de Arimateia subir ao palco com um repertório repleto de homenagens ao cantor e compositor garanhuense Dominguinhos. O artista também faz parte do elenco do filme "A Luneta do Tempo", dirigido por Alceu Valença, que o apadrinhou com o nome artístico.

Finalizando a noite de shows o cantor Derico Alves preparou um show especial, que trouxe elementos do forró tradicional para uma linguagem mais popular. "Quando a gente chegou aqui na frente do palco a avenida tá superlotada. As pessoas vieram realmente para ouvir o forró, curtir e dançar", finalizou o músico garanhuense.


Margarida de Carvalho, de 49 anos de idade, estava disposta a sair de casa para aproveitar os shows de hoje, mesmo com a baixa temperatura. "Tô achando muito boa a programação daqui e pretendo voltar outras noites. Dá pra dançar a noite toda sem ficar cansada", disse.


Nesta quarta-feira (27) as apresentações no Palco Forró continuam a partir das 22h. O primeiro show da noite será do Forró Total. Logo após, às 22h50, é a vez de Liv Moraes e convidados. E encerrando a programação, às 23h50 que se apresenta é Bia Marinho. A programação completa pode ser acessada através do portal: htpp://www.garanhuns.pe.gov.br

Menor com mais de 15 passagens pela delegacia é preso após furtar objetos de residência em Garanhuns


Um adolescente com mais de 15 passagens pela polícia foi apreendido pela PM quando tentou furtar objetos de uma residência na Rua Jânio Quadros, Bairro Jardim Petrópolis, Garanhuns. O caso ocorreu na tarde de ontem, 26 de julho. Ele arrombou uma janela da casa e entrou conseguindo levar duas máquinas fotográficas. O menor ainda encheu um saco com vários outros pertences, mas vizinhos notaram a movimentação estranha e ele fugiu sem conseguir levar. A PM foi acionada e mais uma vez, como vem ocorrendo nos últimos dias, conseguiu apreender o infrator. Ele tem 17 anos, mas, como foi dito no início da reportagem, já tem mais de 15 passagens pela polícia. Foi encaminhado à delegacia, e, como é menor, deve ter saído do local antes dos próprios PMs que efetuaram a apreensão. Brasil.

PRF monta bloqueio e prende em Garanhuns dupla de assaltantes com arma, peruca e nove celulares roubados


Um homem foi preso e um adolescente foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta quarta-feira (27), com celulares furtados e uma arma municiada, na BR 423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. 

Os equipamentos haviam sido roubados em Cachoeirinha e Jucati, próximos ao local. Um motorista entrou em contato com o posto da PRF de Garanhuns e informou que havia visto um passageiro de uma motocicleta atirando documentos na rodovia, a poucos quilômetros dali. De posse da informação, os agentes montaram um bloqueio em frente à Unidade Operacional e abordaram a dupla, que não ofereceu resistência. Após uma revista pessoal, foram encontrados nove celulares e um revólver calibre .38 com cinco munições, além de uma peruca. 

Os agentes também verificaram que a placa da motocicleta estava adulterada com fita adesiva, provavelmente para não ser identificada durante uma fiscalização. O condutor da motocicleta, de 46 , identificado como Edilson Alves Pereira, 46 anos, e o passageiro, de 16, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns, junto com o material apreendido, para os procedimentos cabíveis.

FIG DA 3ª IDADE: AP Produções realiza workshop sociocultural para idosas do Abrigo São Vicente de Paulo


Foi ministrado nesta terça-feira, 26 de julho, no Abrigo São Vicente de Paulo, dentro da programação sociocultural do 26º Festival de Inverno de Garanhuns, um workshop intitulado A flor da idade – eu canto a vida! Eu danço e Bailo!  O momento contou com a presença de 34 animadas idosas e teve como facilitadores o talentoso músico Kleyton Danata e a diretora da AP Produções Ana Paula Ferreira. "Foi um momento muito descontraído onde levantamos também a questão da acessibilidade para cadeirante e aquelas idosas que não podem se mover. Mesmo com todas as limitações advindas da idade,  todos conseguiram cantar e mover-se, alguns através das maos e braços por conta algumas limitações. foi muito emocionante", disse Ana Paula. Ainda segundo a facilitadora, foi trabalhado seresta, ciranda e uma musica de Gilberto Gil e João Donato, " A Paz".  Não foi trabalhado com as idosas músicas muito pesadas com o intuito de preservar os limites até porque algumas delas têm problemas de audição e visão. A oficina continua nesta quarta-feira e tem seu encerramento previsto para a quinta, 28 de julho.


SERVIÇO
 A flor da idade – eu canto a vida! Eu danço e Bailo! Facilitador: Ana Paula Ferreiro Freitas Release: oficina de canto coral e dança circular para idosos com garantia de atendimento a público com acessibilidade reduzida. Público alvo: terceira idade. Data e horário: 26 a 28, das 14h as 18h. Local: SESC. Carga horária: 12h 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
RSS Feedrss

 
Powered by Blogger